+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb - script HTB

    Pessoal,

    preciso controlar a banda de um cliente no mikrotik, até aí tudo bem !!
    só que dentro da banda que eu der para ele, preciso priorizar 64k somente para VoIP, quando o VoIP nao estiver em uso, esses 64k ficam disponiveis para outros serviços.

    Em HTB consigo fazer isso sem problemas, tentei fazer no mikrotik, marcando os pacotes, criando uma Queue dentro da outra, mas não funcionou !! Então pergunto à voces se é possivel executar um script HTB dentro do mikrotik !!

    Obrigado

    Everton

  2. #2

    Padrão

    fera se pode passar esse script ae em htb.

  3. #3

    Smile

    Citação Postado originalmente por LinuxKids Ver Post
    fera se pode passar esse script ae em htb.
    Opa !

    Desculpe a demora.. mas ai vai... depois voce pode otimizar em um shell !!
    no modelo vai como eth2, é so alterar por qual interface voce quer, lembrando que o "ROOT" tem que rodar em todas que voce vai utilizar ! Neste exemplo está para UPLOAD, onde a eth2 é a interface na internet e a marcacao de pacotes do VoIP é FORWARD, para o caso de Down, tem q escolher a interface interna e marcar os pacotes de destino como POSTROUTING.

    # Marcando os pacotes VoIP - Ex. para UPLOAD (FORWARD), download POSTROUTING, marcado como 13
    iptables -t mangle -A FORWARD -p udp --sport 5060 -j MARK --set-mark 13
    iptables -t mangle -A FORWARD -p udp --sport 8000 -j MARK --set-mark 13

    # Ponto ROOT das Classes
    tc qdisc add dev eth2 root handle 1: htb r2q 2 default 11

    # Classes controladoras
    tc class add dev eth2 parent 1: classid 1:1 htb rate 300kbit burst 2k
    tc class add dev eth2 parent 1:1 classid 1:12 htb rate 250kbit ceil 300kbit
    tc class add dev eth2 parent 1:1 classid 1:13 htb rate 50kbit ceil 300kbit
    # qdisc
    tc qdisc add dev eth2 parent 1:12 handle 12: sfq perturb 10
    tc qdisc add dev eth2 parent 1:13 handle 13: sfq perturb 10
    # Filtros
    tc filter add dev eth2 parent 1:0 protocol ip u32 match ip src 192.168.0.0/24 classid 1:12
    tc filter add dev eth2 parent 1:0 protocol ip prio 1 handle 13 fw classid 1:13


    Esse é o Básico que ta dizendo que a banda de 300kbit, ta dividida em 250kbit para qualquer serviço e 50kbit somente para VoIP.

    espero ter ajudado !!!

    Abraços
    Everton

  4. #4

    Padrão

    como eu aplico isso o mikrotik, nao entendi direito

  5. #5

    Smile

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    como eu aplico isso o mikrotik, nao entendi direito
    Jhonny,

    esse script HTB é para ser rodado em Linux ! Nesse topico eu perguntei se alguem ja implantou algo assim no mikrotik, porem um colega pediu o Script HTB, então postei aqui... mas ele vai rodar no Linux !! no mikrotik acreditamos que nao tenha como fazer isso rodar, pois para começar o manipulador "tc" nao existe no MikroTik !

    Abraços
    Everton