Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Enlace do Cão

    Boa tarde amigos, gostaria de saber se tem algum macete pra mim alinhar a Zirok de disco de 31dbi, pois tenho um enlace de 15km pra fazer e estou com muitas dificuldades para alinhar com visada perfeita, do outro lado tenho um Airaya com uma antena de disco de 29db e aqui tenho uma de 31db, fiz a configuração conforme do help do rádio mas quando coloco um de frente pro outro nao consigo sinal com mais de 30, eu gostaria de saber se alguém pode me ajudar na configuração deste rádio ou postar um que ja esteja com a configuração toda feita. Mudei para um par de ovislink wla5000 que tenho aqui mas deu no mesmo,dou site survey e não acho nada, porém ao conectar uma antena de grade de 22dbi de 2.4ghz consegui achar inumeras redes, eu gostaria de saber se tem que realizar alguma configuração especial pra que este ovislink opere em 5,8ghz tb ??????

    Ficarei grato se alguém puder me ajudar.


    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    rapaz olha de a polarização das antenas estão iguais...outra coisa, é sempre recomendado usar antenas iguais nos 2 pontos para sair tudo certinho, 15 para antena disco é facinho se poder postar o modelo das antenas para ver se realmente é disco ou offset era uma boa, os radios deve está tudo ok

  3. #3

    Padrão Nao sei se eh offset

    Pois nao sei a diferenca, vou ver o modelo e digo pra vc !

    Vc tem msn tux ?

    As antenas sao de disco, tem como inverter a polarizacao ? neu fornecedor me disse que eh polarização linear tem como mudar isso ? A antena eh igual à da Sky.
    Última edição por admskill; 01-04-2007 às 10:50. Razão: Erro

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pois nao sei a diferenca, vou ver o modelo e digo pra vc !

    Vc tem msn tux ?

    As antenas sao de disco, tem como inverter a polarizacao ? neu fornecedor me disse que eh polarização linear tem como mudar isso ? A antena eh igual à da Sky.
    Desculpe me intrometer, mas enquanto tux não responde, vou adiantando...

    Antena igual da Sky = antena offset.

    Polarização = tem como mudar sim! Os alimentadores devem ser montados de forma idêntica, ou seja, o conector ou o cabo que sai do alimentador deve estar na horizontal ou na vertical igual em ambas as antenas !

    Isso é o que determina se a polarização será horizontal ou vertical.

    É possível até ver o "elemento irradiante", dentro do alimentador (aquele pequeno cone onde entra o cabo). Eu descolei a tampa plástica que protege o tal "cone", que é o alimentador, depois recolei-a novamente, só para olhar como era...

    Só um detalhe bem particular e pessoal: prefiro montar a antena de cabeça para baixo - ao contrário do recomendado pela fábrica - por eu imaginar que isso impossibilita a entrada de água no alimentador.

    Acredito que não influi em nada na irradiação ou no funcionamento, mas ficaria muito grato se alguém pudesse esclarecer algo mais a respeito com conhecimento de causa !

    -
    Última edição por w4rh4ck3r; 02-04-2007 às 18:07.

  5. #5

    Padrão ...

    bom as antenas jah vieram pre-montadas de form identicas, o suporte do alimentador veio com o alimentador encaixado pro lado esquerdo, somente conectei o alimentador com o suporte ao braco do disco nas duas antenas.

    o modelo da antena eh WLL-605 da zirok
    Última edição por admskill; 02-04-2007 às 09:38.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Desculpe me intrometer, mas enquanto tux não responde, vou adiantando...

    Antena igual da Sky = antena offset.

    Polarização = tem como mudar sim! Os alimentadores devem ser montados de forma idêntica, ou seja, o conector ou o cabo que sai do alimentador deve estar na horizontal ou na vertical igual em ambas as antenas !

    Isso é o que determina se a polarização será horizontal ou vertical.

    É possível até ver o "elemento irradiante", dentro do alimentador (aquele pequeno cone onde entra o cabo). Eu descolei a tampa plástica que protege o tal "cone", que é o alimentador, depois recolei-a novamente, só para olhar como era...

    Só um detalhe bem particular e pessoal: prefiro montar a antena de cabeça para baixo - ao contrário do recomendado pela fábrica - por em imaginar que isso impossibilita a entrada de água no alimentador.

    Acredito que não influi em nada na irradiação ou no funcionamento, mas ficaria muito grato se alguém pudesse esclarecer algo mais a respeito com conhecimento de causa !

    -
    caramba irmao
    a antena invertiva nao fic a ruim de afinar???

    Abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iceboxrj Ver Post
    caramba irmao
    a antena invertiva nao fic a ruim de afinar???

    Abraços
    Não sei se é pior, só sei que dá trabalho... mas mantem a mesma regra dos "70 graus" !

    Gostaria de saber se alguém que entenda realmente do assunto, ou possua experiência na prática, saberia se isso implica em outras características técnicas de propagação...

  8. #8

    Padrão

    Pois como ja foi dito ai em cima a sua antena é do tipo OFFSET, não sei como é a polarização delas difinada pela fabrica isso ai provavel que seja isso, confira a polarização da mesma que pode ser isso, se sua antena fosse mesmo DISCO não teria muitos problemas no alinhamento.

  9. #9

    Angry 4º Dia

    Bom hoje eu estou no quarto dia e resolvi fazer um experimento novo, afrouxei o alimentador ( cone ), e coloquei o lado do conector virado para baixo, no finalzinho do dia consegui pegar sinal de uma outra rede mas não da minha, menos mal, nos outros dias não consegui pegar nada. Uma coisa que eu reparei eh que a polarização do fabricante o lado do conector do alimentador vem do lado esquerdo ( vc olhando a antena de trás pra frente ), entao vi uma outra antena em que o lado do conector eh do lado direito. Amanhã testarei essa polarização. Quem sabe eu não beberei o tão esperado chop que está amarrado há 4 dias.


    Postem suas experiências ....

  10. #10

    Padrão

    ola sou novo no forum mas to com o mesmo problema antena zirok off-set ja vai 6 dias e nem sinal peguei radio airaya 2km de enlace e nada ..... ja mexi em polarizacao e nada queria saber e que tipo de antena e essa disco qual e o modelo .. pois ja enchi com essa zirok ... to pretim e num mostra nem 1 de sinal hehehe clw

  11. #11

    Padrão Eh amigo...

    To pretinho tb, essa antena de disco eh da Hyperlink que eu conheco, a prato dela eh parecido com a da Sky dó que ela tem dipolo ao invés de alimentador que são sustentados por três pontos de aluminio que se estendem para a borda do prato, são caras faixa de 700 e pokos reais. Mas acho que vou optar pela PLuton

    Antenas Pluton

    Falam muito bem dela eh acho que eh bem mais fácil de alinhar. Sem contar que o custo eh bem mais baixo. Quanto as Zirok um amigo de outro fórum me disse que elas em 70 graus irradiam sinal em linha reta, como fiquei sabendo disso agora, vou alinhar as duas em 70 graus e depois alinhar somente pela regulagem do ferro da base e não pela regulagem do prato.

  12. #12

    Padrão

    No airaya tem que cadastrar em cada bridge o mac da outra, fazendo o link. Faça echar na bancada e depois tem que funcionar. P/ medir o sinal, vc usa por telnet na porta 3000, assim:
    telnet ip_da_bridge 3000

    A seguir informa usuario e senha, entao vai pedir o mac e vc informa o mac da outra bridge que vc ta buscando. Eu to com um aqui e ja ta funcionando, mas o sinal ainda nao ta perfeito, amanha (se não chover), vou fazer a sintonia fina das minhas (duas zirok de 90cm, ptp de 20 km).
    P/ medir o sinal, deixe a tua maquina pingando o ip da outra, mesmo que esteja sem sinal.

  13. #13

    Angry eh ...

    No Ayraia eu fiz isso mesmo mas como eu nao sei alinhar as antenas entao pra mim deu no mesmo ! amanhã farei novos testes e postarei aqui os resultados.

  14. #14

    Padrão

    para não ficar pedendo tempo, pois tempo é dinheiro sempre uso antenas disco da visiontec de 28dbi em torno de R$250 e são exelentes antenas, offset deixa qualquer pessoa doida hehehe

  15. #15

    Unhappy 5º Dia

    Pois é hoje novamente não consegui alinhar as antenas, inverti os alimentadores, coloquei pra esquerda, direita, pra baixo e pra cima, não peguei nada. Bom estou apto à vende-las. Quem estiver interessado entrar em contato por MP. Tenho 4 de 60cm e duas de 90cm.


    Abraços !

  16. #16

    Padrão tux

    Essas visiontec são homologadas ??? Vc tem o contato de algum fornecedor ???


    Abraços !

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pois é hoje novamente não consegui alinhar as antenas, inverti os alimentadores, coloquei pra esquerda, direita, pra baixo e pra cima, não peguei nada. Bom estou apto à vende-las. Quem estiver interessado entrar em contato por MP. Tenho 4 de 60cm e duas de 90cm.


    Abraços !
    Após a dica no outro tópico de que as Zirok em 70º irradiam em linha reta, consegui fechar meu enlace de 11 km com um par de airaya e zirok de 60 cm. Segui exatamente o manual do airaya, que manda fazer telnet na porta 3000 de um lado, enquanto outra pessoa fica do outro lado mexendo na antena. Depois, repete-se o procedimento no outro lado. Segue em anexo o manual que segui. Semana que vem instalarei mais 2 airaya e 2 antenas, estas de 90 cm, num link de 22 km!

    Ah, o sinal que consegui nesse link de 11 km (medido no telnet) ficou entre 25 e 27. No manual diz que fica bom entre 18 e 40.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  18. #18

    Padrão

    tenho sim, as visiontec são homologadas, manda um e-mail para [email protected] e fala com giglio

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pois é hoje novamente não consegui alinhar as antenas, inverti os alimentadores, coloquei pra esquerda, direita, pra baixo e pra cima, não peguei nada. Bom estou apto à vende-las. Quem estiver interessado entrar em contato por MP. Tenho 4 de 60cm e duas de 90cm.


    Abraços !
    Poderia postar fotos delas montadas... talvez ajudaria a solucionar esse mistério!

    Será que o ângulo de 70 graus está correto? Você entendeu como ela funciona, não é?

    Os pratos não devem ficar "frente a frente", paralelos. Ficam inclinados 70 graus, tipo assim:

    / - - - - - - - - - - - - - - \
    antena 1 - - - - - - - antena 2



    e não assim, como as de disco:

    | - - - - - - - - - - - - - |
    antena 1 - - - - - - - antena 2


    Sei que parece ridículo essas explicações, mas já ví técnicos apanhando para entender que o sinal partindo do alimentador, é refletido de forma perpendicular à 70 graus no prato... e não em ângulo reto, como as de disco !

    -

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Poderia postar fotos delas montadas... talvez ajudaria a solucionar esse mistério!

    Será que o ângulo de 70 graus está correto? Você entendeu como ela funciona, não é?

    Os pratos não devem ficar "frente a frente", paralelos. Ficam inclinados 70 graus, tipo assim:

    / - - - - - - - - - - - - - - \
    antena 1 - - - - - - - antena 2



    e não assim, como as de disco:

    | - - - - - - - - - - - - - |
    antena 1 - - - - - - - antena 2


    Sei que parece ridículo essas explicações, mas já ví técnicos apanhando para entender que o sinal partindo do alimentador, é refletido de forma perpendicular à 70 graus no prato... e não em ângulo reto, como as de disco !

    -
    É bem assim como seu primeiro desenho mesmo... Os pratos ficam apontando pra baixo, um pouco. Uma ficou um pouco menos de 70º (a do ponto mais alto) e a outra um pouco mais... Assim que o tempo firmar, eu tiro umas fotos do ponto que está mais fácil, que é do ponto mais baixo.

    Tinham me falado antes que o braço do alimentador ficaria reto em direção ao ponto remoto.. Mas fica abaixado, não fica reto não...