+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Tutorial:Configurando o roteador Wireless D-link no Debian e compartilhando a conexão

    Tutorial:Configurando o roteador Wireless D-link no Debian e compartilhar a conexão

    Agradeço minha namorada Francine,formada em redes pela Uninove,revisou o turorial e me motivou a escrever este artigo;agradeço também a minha mãe que estava me acompanhando e vendo meus pulos de emoção ao terminar o Tutorial .

    Introdução


    Neste tutorial vamos configurar um roteador Wireless para se encarregar de compartilhar a conexão por toda a rede,sendo assim, o roteador será o dispositivo central ou Accespoint.Porém a distribuição da rede também pode ser cabeada,podendo você, utilizar seus equipamentos sem fio como o Notebook ou PC sem placas Wi-Fi.
    O roteador usado é :

    D-Link dl-524 802.11g/2.4GHz 54Mbps
    Primeiramente temos que assegurar que todos os módulos das placas estão carregados e configurados,isto é fundamental, caso contrário a rede não funcionará.
    No meu caso, usarei um notebook com placa wireless e um pc com placa de rede, portanto apenas o notebook vai ter a conexão sem fio,o pc vai usar a internet via cabo, porém você pode comprar um adaptador wi-fi e usar todos equipamentos sem fio.

    Configurando a placa de rede do PC

    #lspci
    0000:00:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
    Este exemplo é o meu caso,e podemos ver que o chipset da placa é Realtek 8139.
    O módulo que habilita esta placa é o 8139too.
    Vamos ver se ele está levantado:
    #lsmod
    ...
    8139too
    Neste caso está levantado, caso contrário poderíamos fazer o seguinte:
    modprobe [nome do modulo]
    #modprobe 8139too
    Os módulos ficam na pasta:
    #cd /lib/modules/2.6.8-2-386*/kernel/drivers/net
    * versão do seu kernel
    Os módulos possuem a extenão ".ko" , por exemplo: sis900.ko (ao subir tire a extensão).
    Se você usar uma placa, na qual o driver esteja muito difícil de encontrar ou talvez só exista para o Windows,use a ferramenta:
    Ndiswrapper,que permite usar drivers do Windows no Linux. Porém hoje está mais fácil encontrar placas bem suportadas pelo Linux.
    Vamos configurar a placa Wireless do notebook
    Descobrindo a placa
    #lspci
    0000:00:00:0 Network controler Ralink :Unknown device 0302
    Veja que fica dificil identificar o chipset da placa,apenas sei que é da Ralink,mas qual driver usar?
    Tive que pesquisar com essas informações o chipset da minha placa,descobri que meu debian não possuia o módulo que precisava,que seria RT61.
    Placas Ralink usam os módulos rt2500,rt2400,rt61 e etc. A Ralink apoia o desenvolvimento de drivers para o Linux , pode ser que com a versão ou kernel que esteja usando, nem precise compilar o módulo; não foi o meu caso .

    Compilando o Módulo da placa Wireless

    O problema em compilar módulos é o Make,este comando nunca funciona rsrsrs brincadeira... rsrsrsrs,más me diga quantos aplicativos já não precisou instalar e na hora H,o make deu um erro por falta de bibliotecas?.
    Instalando as bibliotecas
    #uname -r
    2.6.8-2-386
    #apt-cache search kernel-headers
    ...
    kernel-headers-2.6.8-2-386
    ...
    #apt-get install kernel-headers-2.6.8-2-386
    Aproveitando o apt-get instale também o pacote wireless-tools,para configurar a placa wireless mais a frente.
    #apt-get install wireless-tools
    Você irá achar vários kernel-headers, porém instale o correspondente a sua arquitetura. Lembre-se: kernel-headers-2.6.8-2-386 é diferente de kernel-headers-2.6.8-3-386 ,então cuidado, se instalar errado lá na frente vai dar erro.
    Agora baixe a fonte do módulo RT61,pode ser no site oficial ou pesquisando na net.
    Vá até a sessão suporte/Linux e baixe o módulo correspondente.
    Estes são 3 exemplos do mesmo módulo rt61,porém pode ser que um ou outro não compile, no meu caso o primeiro não compilou.
    rt61-1.1.0-b1.tar.gz
    rt61-cvs-daily.tar.gz
    RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar.gz
    Descompacte
    #tar xvzf rt61-cvs-daily.tar.gz
    Entre na pasta criada e vá para Module
    #cd /rt61-cvs-***/Module
    Instale o módulo:
    $make
    #make install
    Carregando o módulo
    #modprobe rt61
    Visualizando se subiu corretamente
    #lsmod | grep rt
    Algumas placas Wireless são vistas pelo sistema como: Wlan0,ath0,ra0 e até mesmo eth0.
    Caso não esteja ligada, ligue a placa do notebook, que no meu caso é Fn+F11.
    levante a placa
    #ifconfig ra0 up
    #ifconfig
    Carregue o módulo sempre na inicialização do sistema, editando o arquivo /etc/modules.conf adicionando a linha "alias ra0 rt61" no final do arquivo com seu editor de texto preferido.
    #vi /etc/modules.conf
    ...
    alias ra0 rt61
    A segunda parte continua em outro post,devido a pouca capacidade do fórum
    Continuação https://under-linux.org/forums/debia...tml#post249356
    Última edição por cROMADO; 01-04-2007 às 12:44.

  2. #2

    Padrão Continuação: configurando o roteador wireless D-Link

    Valeu pela dica antoni,o tutorial vai continuar aqui mesmo .

    Continuação

    Segunda Parte

    Vamos para a parte física,conectar o pc,roteador wireless,modem e notebook.
    Vou fazer um esquema das portas do roteador , pois não irei utilizar fotos .
    Estas são as portas:
    Citação:
    |wan| 1 | 2 | 3 | 4 |

    Com modem e Roteador desligado faça o seguinte:

    • Conecte o cabo reto ou melhor dizendo straight, do modem na porta WAN do roteador;
    • Conecte o cabo reto da placa de rede do pc em qualquer porta do roteador,por exemplo a porta | 1 |;
    • Ligue o modem e roteador.

    Seu modem deve estar configurado como bridge

    A questão dos IP's

    Todos os periféricos devem estar na mesma rede,ou seja, mesma máscara e classe de IP's, senão as configurações não funcionarão, ou você nem sequer conseguirá entrar no setup do roteador ou modem.
    Para acessar o setup do seu modem, suponha que precise digitar:
    http://10.0.0.10, (que é o meu caso), sendo assim a máscara da rede toda ficaria: netmask 255.0.0.0.
    Tenha em mente o seguinte,minha rede precisa de uma máscara e IP's da mesma classe.
    Então se a internet do seu modem já estiver configurada o que bem provável, configure apenas o Roteador da seguinte forma:

    Configurando o roteador Dlink dl-524

    Libere o bloqueador de pop-up do navegador e digite:
    Citação:
    http://192.196.0.1
    Detalhe importante: se sua rede for diferente do Roteador,como o caso acima: 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0, seu navegador não vai abrir a tela de pop-up para logar, então configure seu pc temporariamente para acessar e entrar no setup do roteador.
    O gateway é o ip do roteador.
    Citação:
    #ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0
    #route add default 192.168.0.1

    Agora sim,acesse:
    Citação:
    http://192.196.0.1
    Você pode configurar a rede da forma que desejar, se quiser mudar a classe de IP do modem entre no setup e mude, eu vou mudar apenas a classe do roteador ,mas nada impede outras configurações.
    No campo user name digite admin
    senha não tem
    Vai na sessão LAN e mude a máscara e IP do roteador, para a mesma classe do modem.
    Roteador:
    Citação:
    ip 10.0.0.2
    mask 255.0.0.0

    Meu modem está default:
    Modem:
    Citação:
    ip 10.0.0.10
    mask 255.0.0.0

    Na sessão Home seguirá as configurações, clique em Run Wizard, neste ponto siga as configurações do manual do seu Dlink.
    Resumo:
    1. Configure uma nova senha
    2. Configure horário
    3. Se for autenticação PPPOE,configure email e senha de login.
    4. Escolha um canal,o padrão é 6.
    5. Escolha um modo de operação,o padrão é manager e satisfaz nosso caso,porém tem o modo Ad-Hoc,que seria equivalente a ligar dois PCs diretamente com um cabo straight,no entanto é entre máquinas sem fio .
    6. Configure a rede wireless,defina um essid exemplo
    essid: teste.
    7. Ative encripitação WEP de 64 ou 128 bits ,as chaves não podem ser qualquer uma,pois são em Hexadecimal ou seja:
    0~9,A~F,a~f
    Exemplo: WEP 64 bits: afe0964DFE

    Terceira Parte

    Configurando IP's,Máscaras e Gateway

    Lembrando:
    Configure o roteador pelo Setup http://10.0.0.2

    Roteador
    Citação:
    IP 10.0.0.2
    netmask 255.0.0.0

    O Modem está configurado como default mesmo,e qualquer mudança será pelo setup http:// 10.0.0.10
    Modem
    Citação:
    IP 10.0.0.1
    netmask 255.0.0.0
    Gateway 10.0.0.10

    O PC, configure pelos comandos a seguir, no caso IP, máscara e gateway, este último é o IP do roteador.
    PC
    Citação:
    #ifconfig eth0 10.0.0.3 netmask 255.0.0.0 up
    #route del default
    #route add default gw 10.0.0.2

    O NOTEBOOK será configurado com comandos também, e agora será util o pacote instalado anteriomente wireless-tools .

    NOTEBOOK
    Citação:
    #modprobe rt61
    #ifconfig ra0 10.0.0.4 netmask 255.0.0.0 up
    #route del default
    #route add default gw 10.0.0.2 dev ra0
    #ifconfig

    Como você está proximo do seu roteador , e ele está configurado para compartilhar a internet sem fio,ou seja, desempenha a função de Accespoint , faça uma varredura por sinal, e o retorno será algo assim:
    Citação:
    #iwlist ra0 scan
    ra0 Scan completed :
    Cell 01 - Address: 00:20:A6:58:59:5E
    ESSID:"teste "
    Mode:Managed
    Channel:6
    Encryption key on
    Quality:0/100 Signal level:-68 dBm Noise level:-256 dBm

    Veja o essid "teste" configurado anteriormente ,e a ecriptação WEP ativada.
    Os paramêtros da rede sem fio:
    ESSID
    Citação:
    #iwconfig ra0 essid teste

    Channel
    Citação:
    #iwconfig ra0 channel 6

    A chave você configurou no setup do roteador:

    WEP
    Citação:
    iwconfig ra0 key restricted afe0964DFE

    Endereço DNS
    Tanto no Notebook quanto no PC, configure os endereços DNS do seu provedor.
    Edite o arquivo /etc/resolv.conf

    Citação:
    #vi /etc/resolv.conf
    search lan
    nameserver 200.204.0.10
    nameserver 200.219.150.5

    É isso aí


    Notas
    Kernel 2.6.8-2-386 Debian sarge 3.1
    Debian atualizado
    Referências:
    Linux Redes e Servidores,Carlos E. Morimoto
    Páginas e Fóruns de informática.

  3. #3

    Padrão

    É isso ai amigo, vou deletar o tópico anterior, para que o seu tutorial fique sem interrupções. Vc, pode deletar o outro tópico que vc criou e deixar tudo reunido num unico post.

  4. #4

    Padrão

    Eu vou trancar este post e pedir pro Duca colocar no Wiki

    Valeu pela contribuição!