+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tem como um rádio trabalhar em modo Cliente e AP ao mesmo tempo?

    O objetivo é instalar uma omini em uma empresa de um cliente meu, mas no caso pra evitar de ter que por dois rádios e duas antenas eu gostaria de colocar apenas um rádio e uma omini.

    Teria como esse rádio trabalhar como cliente e ponto de acesso ao mesmo tempo? Ou indiscutivelmente é melhor colocar um rádio cliente com uma antena grade e outro rádio em modo ap com uma omini pra distribuir o sinal na empresa?

    Valew Galera.

  2. #2

    Lightbulb

    .

    Não sei se entendi sua explicação, mas você pode colocar seus rádios para operar em AP+WDS, assim ele recebe o sinal de outro AP como se fosse cliente e trasmite como AP.

  3. #3

    Padrão

    A solução p/ o que vc quer chama-se wds. Habilita o wds nos dois APs e em cada um deles, cadastro mac do outro que ta reslvido.

  4. #4

    Post

    é, mais dizem que o processamento do rádio cai pela metede usando WDS, no caso vc não pode colocar muitos clientes pindurados nesse cara.

  5. #5

    Padrão é wds mesmo e sua sao

    So vc configura eles pra wds q funcionara blz qualker duvida de configuracao enmtra em contato q eu te ajudo

  6. #6

    Padrão

    Realmente , vc pode usar o recurso de AP+WDS para trabahar recebendo e sinal e distribuindo, mais também há uma outra solução que é usar o modo universal repeater que repete o sinal para que haja maior propagação e ele faz isso com outro ssid diferente do rádio que está passando o link.
    Mais tem desvantagem ambos os modos , poís aumentam o processo do rádio, com isso vc estará limitando o a velocidade e quantidade de clientes simultâneos que ele aguentaria.
    A melhor solução e mais confiável , na minha opinião é usar um rádio como cliente e outro como AP interligando os dois com um cabo cross ou de rede mesmo que venha em um hub, ou interligar em vez de modo cliente usar WDS.
    Tudo isso para vc ter dois rádios independentes um do outro, trabalhando cada um com uma função para que haja maior aproveitamento de cobertura de clientes.

    E fora que se vc usar um rádio, se por ventura ele cair , ou queimar o seu cliente local e os clientes conectados neles vão cair, tem que pensar nisso tb.

    Mais de qualquer jeito tem essas 3 formas para fazer isso , eu recomendo a terceira, na minha opinião ela é a melhor.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Clayton.Foga Ver Post
    Realmente , vc pode usar o recurso de AP+WDS para trabahar recebendo e sinal e distribuindo, mais também há uma outra solução que é usar o modo universal repeater que repete o sinal para que haja maior propagação e ele faz isso com outro ssid diferente do rádio que está passando o link.
    Mais tem desvantagem ambos os modos , poís aumentam o processo do rádio, com isso vc estará limitando o a velocidade e quantidade de clientes simultâneos que ele aguentaria.
    A melhor solução e mais confiável , na minha opinião é usar um rádio como cliente e outro como AP interligando os dois com um cabo cross ou de rede mesmo que venha em um hub, ou interligar em vez de modo cliente usar WDS.
    Tudo isso para vc ter dois rádios independentes um do outro, trabalhando cada um com uma função para que haja maior aproveitamento de cobertura de clientes.

    E fora que se vc usar um rádio, se por ventura ele cair , ou queimar o seu cliente local e os clientes conectados neles vão cair, tem que pensar nisso tb.

    Mais de qualquer jeito tem essas 3 formas para fazer isso , eu recomendo a terceira, na minha opinião ela é a melhor.
    Caro MODERADOR Clayton,

    o modo AP+WDS nao necessariamente precissa estar com mesmo SSID, já que faz bridge cadastrando MAC address e nao pelo SSID. sobre o custo de processamento sim consome mais, segum a pagina de orinoco como 6 clientes para cada WDS.

    o modo repetidor sim precissa estar com o mesmo SSID, más tenho entendido que neste modo nao pode dar saida para ethernet.

    maiorias de equipos no modo cliente nao repassa todos os mac's.

    o q pode ser usado é bridge puro sem modo AP com outros equipos.

    Lee
    Última edição por LEE337; 04-04-2007 às 11:34.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    Caro MODERADOR Clayton,

    o modo AP+WDS nao necessariamente precissa estar com mesmo SSID, já que faz bridge cadastrando MAC address e nao pelo SSID. sobre o custo de processamento sim consome mais, segum a pagina de orinoco como 6 clientes para cada WDS.

    o modo repetidor sim precissa estar com o mesmo SSID, más tenho entendido que neste modo nao pode dar saida para ethernet.

    maiorias de equipos no modo cliente nao repassa todos os mac's.

    o q pode ser usado é bridge puro sem modo AP com outros equipos.

    Lee
    Olá LEE337,


    Vamos lá, realmente no modo WDS não precisa ter o mesmo ssid , pelo que falei deve ter dado a entender ao contrário, que só modo universal repeater dá pra fazer isso, perdão.
    Mais quanto ao modo universal repeater que eu falei ,na qual tenho referência em 3 rádios com esse modo (um deles edimax 7209 com o firmware original) não precisa ter o mesmo ssid não , esse rádio quando colocado no modo universal repeater , vc configura ele normal como se fosse uma ap e em seguida vai abilitar um opção de root/ssid ou extended universal repeater que vc coloca o ssid do rádio que vc vai repetir o sinal, agora se tem rádios que não fazem isso no modo universal repeater me passe o modelo que eu vou pesquisar aqui, pra ver certinho isso.
    Quanto ao modo cliente realmente nem todo rádio repassa o mac em modo cliente, por isso que eu dei duas opções ou um rádio só como cliente ou um rádio só como WDS.
    Última edição por Clayton.Foga; 09-04-2007 às 10:44.