Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Alinhamento de antenas usando SOM

    Estou com 2 mk na bancada. Estive fuçando na opção Align da interface wireless e achei essa opção de usar o som do altofalante do micro, achei muito bom, conforme o sinal fica mais forte os bips ficam mais rápidos. E o interessante é que vc estabelece os limites, tipo entre -20 e -80 db, o que faz variar os bipes.

    Alguém já usou na prática esse método para alinhar as antenas? Pq com 1 técnico em cada lado, mas um notebook em um dos lados, fica teoricamente fácil de fechar enlaces longos. Vou testar sábado, tenho um link de 22 km pra montar, vou usar airaya (por causa da homologação), mas enquanto eles não chegam, vou tentar fechar o enlace com 2 zirok de 90 cm e 2 atheros CM9 em cada lado...

  2. #2

    Padrão

    Rapaz, louvável essa experiência...
    Por favor, dando certo ae, poste aqui pra nós sua experiência, com detalhes, isso será de grande utilidade pra nóis...hehehehe

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Estou com 2 mk na bancada. Estive fuçando na opção Align da interface wireless e achei essa opção de usar o som do altofalante do micro, achei muito bom, conforme o sinal fica mais forte os bips ficam mais rápidos. E o interessante é que vc estabelece os limites, tipo entre -20 e -80 db, o que faz variar os bipes.

    Alguém já usou na prática esse método para alinhar as antenas? Pq com 1 técnico em cada lado, mas um notebook em um dos lados, fica teoricamente fácil de fechar enlaces longos. Vou testar sábado, tenho um link de 22 km pra montar, vou usar airaya (por causa da homologação), mas enquanto eles não chegam, vou tentar fechar o enlace com 2 zirok de 90 cm e 2 atheros CM9 em cada lado...
    Sim!!!!

    Este procedimento funciona perfeitamente!!! Quando instalaram meu link a primeira véz, o próprio rádio tinha incorporado este módulo de som... Os bipes realmente aumentam de acordo com o sinal, facilitando muito o fechamento do enlace.... Em breve estarei apresentando um equipamento que fecha enlaces com laser.... Este equipamento é de um amigo/cliente engenheiro da Embratel. Pelas informações, fecha-se o enlace com equipamento utilizando feixe de laser e custa em torno de 600 dolares... Novidades, apresento a todos!!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Estou com 2 mk na bancada. Estive fuçando na opção Align da interface wireless e achei essa opção de usar o som do altofalante do micro, achei muito bom, conforme o sinal fica mais forte os bips ficam mais rápidos. E o interessante é que vc estabelece os limites, tipo entre -20 e -80 db, o que faz variar os bipes.

    Alguém já usou na prática esse método para alinhar as antenas? Pq com 1 técnico em cada lado, mas um notebook em um dos lados, fica teoricamente fácil de fechar enlaces longos. Vou testar sábado, tenho um link de 22 km pra montar, vou usar airaya (por causa da homologação), mas enquanto eles não chegam, vou tentar fechar o enlace com 2 zirok de 90 cm e 2 atheros CM9 em cada lado...
    Amigão qdo vc testar posta ia o resultado também vou fazer algumas experiencias.

    Abraços

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gilmar Ver Post
    Amigão qdo vc testar posta ia o resultado também vou fazer algumas experiencias.

    Abraços
    Eu ia fazer o link este sábado, mas por puro azar rompi ontem meu "tendão de aquiles", jogando futebol. Como não vou poder subir no prédio enquanto o meu colega sobe na torre na outra ponta, vou ter q estudar uma solução, pois preciso montar esse link "pra ontem"... Mas assim q tiver fechado, posto as impressões aqui, vou ver se consigo umas fotos também.

  6. #6

    Padrão Alinhamento de antenas

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Sim!!!!

    Este procedimento funciona perfeitamente!!! Quando instalaram meu link a primeira véz, o próprio rádio tinha incorporado este módulo de som... Os bipes realmente aumentam de acordo com o sinal, facilitando muito o fechamento do enlace.... Em breve estarei apresentando um equipamento que fecha enlaces com laser.... Este equipamento é de um amigo/cliente engenheiro da Embratel. Pelas informações, fecha-se o enlace com equipamento utilizando feixe de laser e custa em torno de 600 dolares... Novidades, apresento a todos!!!
    Genial esta solução via som para alinhamento das antenas. Alguém conhece algum equipamento específico para alcançar o melhor alinhamento ? Este equipamento a lazer já está operacional ? Acho ótimo postarem suas experiências.

  7. #7

    Padrão Script

    Ola Galera. vai ai um script.. bem melhor que pelo aling
    Audible signal test - MikroTik Wiki

    {}'s

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jgSpeed Ver Post
    Genial esta solução via som para alinhamento das antenas. Alguém conhece algum equipamento específico para alcançar o melhor alinhamento ? Este equipamento a lazer já está operacional ? Acho ótimo postarem suas experiências.
    Opa... Este equipamento é vendido nos EUA e custa em torno de 600 dólares... Vou fotagrafar um de um amigo engenheiro de saquarema e posto aqui no forum,,,, Os equipamentos utilizados por ele mesmo (que é eng da Embratel), para links de longas distancias, de acordo com ele mesmo, é:

    GPS, com altímetro e búlsula
    Luneta (50x já tá de bom tamanho)
    e o tal LASER (que é acoplada em ambas as antenas)....

    De acordo com informações consegue-se fechar enlaces facilmente utilizando este conjunto...

    Em breve novidades...

  9. #9

    Padrão

    hmmmmm....
    Bacana esse aparelho de laser...
    mt interressante mesmo...
    aguardo fotos ae tb rs...

  10. #10

    Padrão

    Se funcionar realmente 100% pelo align já tá bom demais. Não tive com testar ainda, mas vou fazer o possivel pra testar nesse fim de semana, dando certo posto aqui os resultados.

  11. #11

    Padrão

    Pessoal eu gostaria de postar aqui minha experiencia de pobre, como eu nao tenho 600 dolares para comprar equipamento com laser eu comprei duas canetas do paraguay, aquela mesmo q tem laser e o professor usa na faculdade, amarrei em cada antena e coloquei um candango trepado em cada ponto pq tb nao tenho dindim pra binoculo e cada um usando um celular e eureka enlace pronto, cada um enxergou o ponto do laser em cada antena e ligou pro outro confirmando e ta ai um enlace de 12 km prontinho, se alguem quiser testar com distancias maiores por favor poste aqui, tai minha contribuicao da solucao para provedores pobres....

  12. #12

    Padrão

    Só lembrando que a distância alcançada por qualquer laser depende de sua potência em mW.

    A maioria dos Laser vermelho de baixo custo (tipo "chaveiro" de camelô), possui potência denominada como [ >1 mW ] ou [ >5 mW ] ou seja, menor que 1 ou 5 "mili-watts".

    Com essas potências, não é possível passar de alguns poucos quilômetros, na melhor das hipóteses... Para distâncias maiores, somente com laser mais potente, acima de 10 mW.

    Um detalhe: o laser verde, mesmo de potência baixa, tem um alcance muito maior que o vermelho (e preço maior, também...)

    Procurem no "Mercado Livre" que encontrarão de todas potências à venda.

  13. #13

    Padrão

    Maxmelo!! ahhahaha Gostei da idéia!!! Muio criativa! Show de bola!!!

    Ass. Dono de provedor pobre!

    hahahahahhahahahha

  14. #14

    Padrão

    maxmelo , com um chaveiro desse laser vermelhinho foi 12 km? isso mesmo? to impressionado, os chaveiros que compramos aqui nos camelos, mal alcança 300mts.

    ou será que to confunfindo de chaveiro.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    maxmelo , com um chaveiro desse laser vermelhinho foi 12 km? isso mesmo? to impressionado, os chaveiros que compramos aqui nos camelos, mal alcança 300mts.

    ou será que to confunfindo de chaveiro.
    encontrei alguns de 250mW, vou ver se consigo comprar por uns R$ 300,00

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Só lembrando que a distância alcançada por qualquer laser depende de sua potência em mW.

    A maioria dos Laser vermelho de baixo custo (tipo "chaveiro" de camelô), possui potência denominada como [ >1 mW ] ou [ >5 mW ] ou seja, menor que 1 ou 5 "mili-watts".

    Com essas potências, não é possível passar de alguns poucos quilômetros, na melhor das hipóteses... Para distâncias maiores, somente com laser mais potente, acima de 10 mW.

    Um detalhe: o laser verde, mesmo de potência baixa, tem um alcance muito maior que o vermelho (e preço maior, também...)

    Procurem no "Mercado Livre" que encontrarão de todas potências à venda.
    ahsahashashashsahsahas..... Este laser seria a principio um equipamento que emite de um lado o feixe e "encherga" do outro lado com outro equipamento... Será que este tipo funciona?? rsssssss

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    ahsahashashashsahsahas..... Este laser seria a principio um equipamento que emite de um lado o feixe e "encherga" do outro lado com outro equipamento... Será que este tipo funciona?? rsssssss
    Não entendí o motivo do riso...

    Eu respondí baseando-me na afirmação no nosso amigo " maxmelo ", que disse:

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Pessoal eu gostaria de postar aqui minha experiencia de pobre, como eu nao tenho 600 dolares para comprar equipamento com laser eu comprei duas canetas do paraguay, aquela mesmo q tem laser e o professor usa na faculdade, amarrei em cada antena e coloquei um candango trepado em cada ponto pq tb nao tenho dindim pra binoculo e cada um usando um celular e eureka enlace pronto, cada um enxergou o ponto do laser em cada antena e ligou pro outro confirmando e ta ai um enlace de 12 km prontinho, se alguem quiser testar com distancias maiores por favor poste aqui, tai minha contribuicao da solucao para provedores pobres....
    Minha intenção foi apenas instruir a outros usuários de que para alcançar tal distância, é necessário uma potência razoável de Laser; jamais encontrada em "canetas do Paraguay" de baixo custo ! Isso sem a intenção de ofender ou criticar quem quer que seja, afinal, não sei que tipo de "caneta Laser" fora utilizada por maxmelo.

    Tal citação refere-se a esse sistema "artesanal", "tupiniquim" de apontamento laser... mas tal denominação de potência X distância se adequa também ao sistema profissional citado por você, de uns U$ 600,00; ou seja, o alcance do equipamento depende diretamente da potência do Laser utilizado.
    -

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    maxmelo , com um chaveiro desse laser vermelhinho foi 12 km? isso mesmo? to impressionado, os chaveiros que compramos aqui nos camelos, mal alcança 300mts.

    ou será que to confunfindo de chaveiro.
    Nao era chaveiro era uma caneta e era americana q ganhei de presente, eu desconhecia o fato da pontecia desses do paraguay mas as canetas de laser vermelho sao bem pontentes e me ajudaram a resolver meu problema, depois eu posto fotos aqui.

  19. #19

    Padrão

    Aqueles laser de danceteria sera q tem q alcance e potencia pois tenho varios amigos q tem esses equipamentos para festas e so usam a noite se servir posso usa-lo de dia no meu servico para distancias maiores.

  20. #20

    Padrão

    o teste que fizesse om sua caneta foi de dia ou a noite?