+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Galera estou querendo montar um servidor desses, mas tenha algumas dúvidas.

    Ele roda em Linux?
    Posso rodá-lo em uma VM?
    Se eu ligar três placas de redes Uma ligada ao modem, e as outras duas podem ficar como saída de rede onde eu possa ligar os AP's. Esses AP's serão ligados em bridge?

    É são várias dúvidas....

    valeu galera.

  2. #82

    Padrão

    pessoal sou novo no forum, tow com algumas dificuldades de configurar meu provedor,
    tenho um roteador gts telecom, mas naum consigo colocar pra fucionar com o mikrotik, ja estudei e testei tudo quanto foi de tutorial,

    bem minha dificuldade 'e!!
    colocar o gts para distribuir a internet nos clientes usando o mikrotik como servidor...

    se alguem poder me ajudar agradeco

    e-mail - [email protected]

  3. #83

    Padrão

    Olá amigos! sou novo por aqui! trabalho com redes de linux, mais iniciante me MK.
    quero redirecionar a porta 3389 do meu TS no Mk, mais não estou conseguindo, o meu Link é de ADSL, eu tinha funcioando num server linux dae troquei para MK e não consigo redirecionar a porta. a regra que tenho é a seguinte:

    chain=dstnat dst adress=0.0.0.0/0 in-interface=internet protocol=tcp dst-port=3389 action=dst-nat to-addresses=10.1.1.250 to-ports=3389
    Agradeço!
    Abraço a Todos</SPAN>

  4. #84

  5. #85
    ci123456
    Visitante

    Smile ai

    ljdkf
    Citação Postado originalmente por netmicro Ver Post
    irmao to vendo que vc é o cara
    to precisando de uma ajuda desesperadamente
    tenho um ponto a ponto que era em 2,4 a distancia de 9 km eu usava cartoes emp 8602 em 2,4 - agora comprei cartoes ubiquit xr5, antena mini-parabola hyperlink 24 db 5.8, em um ponto tenho uma rb 600 com 4 paineis, e um adaptador p/ mais dois cartoes que coloquei o xr5, no outro ponto tenho uma rb 532 com3 paineis e um apdator p/ 2 cartoes, que com o qual recebe o link que era em 2,4 agora mudei para 5,8. depois que coloquei os cartoes xr 5 as duas routerboards ficam reiniciando em media a cada 5 minutos. quando estava em 2,4 tava funcionando normal, ja troquei a fonte de energia coloquei uma de computador 12v 18A, e nao adiantou.... diminui a potencia para 18 db e continuam reiciniando. mudei pra 5,8 pra sair da interferencia dos outros provedores... e agora to com meus clientes todos parados, agradeço se puder me socorrer pois ja nao sei oq fazer... configurei o ponto a ponto em wds, quando esta conectado funciona q nem uma bala pingando a 1 ms, mas as placas ficam reiniciando nao sei porq... outra coisa o link ta com -65 de sinal ficaria agradecido se pudesse me dar uma ajuda

  6. #86

    Padrão ola amigo

    Citação Postado originalmente por clayson Ver Post
    Pessoal, gostaria de saber como faço para verificar o consumo do meu link, pq meu provedor está lento e meus clientes estão reclamando. Então gostaria de saber como vejo se meu link está sobrecarregado ou não.
    Meu sistema é todo em Mikrotik.

    Desde já, obrigado
    Ola tudo bem?????
    vi que vc estava como prloblema de lentidão no seu provedor!!!
    pois então eu estou aui pra te perguntar como vc resolveu seu problema
    eu estou desconfiando que meu provedor esteja assim tambem!!!!!
    se puder me ajudar agradeço

  7. #87

    Padrão

    Boa Noite, Eu configurei minha RB pelo winbox porém no fim vi que tinha feito algumas "burradas" e resolvi resetar a RB pelo comando system/reset.
    Agora consegui configurar certinho mas nao encontro o sinal das minhas antenas. Faço um teste com o celular q tem wifi do lado das antenas, antes aparecia meu sinal, depois do reset nao aparece mais.
    Trabalho com 3 antenas setorias e uma RouterBoard RB 433AH com 3 mini PCI's.
    Se alguem souber como ativar o sinal novamente , ajude.

  8. #88

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GWnetRichard Ver Post
    Boa Noite, Eu configurei minha RB pelo winbox porém no fim vi que tinha feito algumas "burradas" e resolvi resetar a RB pelo comando system/reset.
    Agora consegui configurar certinho mas nao encontro o sinal das minhas antenas. Faço um teste com o celular q tem wifi do lado das antenas, antes aparecia meu sinal, depois do reset nao aparece mais.
    Trabalho com 3 antenas setorias e uma RouterBoard RB 433AH com 3 mini PCI's.
    Se alguem souber como ativar o sinal novamente , ajude.

    Veja na opçao WIRELESS - MODO , se voce colocou como AP BRIDGE, porque se tiver como STATION voce nao verá seu sinal mesmo

    Boas Festas
    Última edição por Juniin; 31-12-2009 às 01:05. Razão: Para dizer: Feliz 2010

  9. #89

    Padrão ajuda com o "signal strength" e "p throughput"

    boa tarde! alguem poderia me ajudar?

    tenho um mini provedor, torre de 15 metros tem uma RB433 e 1 cartão engenios rodando a 2,4GHz modo somente B e no canal 10 , OMINI 15dbi aquario, um POE ligado em uma fonte de alimentação de PC 12 V por 20A, a configuração e a seguinte: modem adsl em bridge em baixo e sobe um cabo de rede com o POE e e o link do modem adsl ligado na RB pela porta ether2, a RB tá autenticando configurada como PPOE cliente e hotspot
    fiz uma bridge na rb juntando ether 1, ether2, wan e ppoe. Configurei o cartão para "data rates" e setei para 20 dBm.
    MEU problema e que todos os clientes só conectão com o signal strength -75 até -90. tenho 10 clientes todos com antena de 25dbi e placa pci só um que é bem perto daqui uns 80 metros que eu uso uma antena de 19dbi (pois ache que não havia necessidade de uma de 25dbi pois é quase embaixo da torre) os mais pertos com até 600 metros daqui conectão com -75 de signal strength o mais longe com 1km conecta com -86 e as vezes nem conecta pois fica em -90 o signal strength. OBS: todos tem boa visada, não era pra dar pelomenos uns -50 até -65 de signal strength, onde deve estar o problema??? ou é normal dar -88 de signal strength a 1 KM com visada
    ahh é o "p throughput" DE TODOS os clientes ficam entre 5600 kbps e 7500kbps é normal esse valor? ahh mando 1mega pra 4 clientes (1024k/300k) e 512kb (512k/200k) pra 6 clientes

  10. #90

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    boa noite! assim eu gostaria de saber sobre o hd! quantos gigas ou megas seria a melhor medida para o MK.

    assim ele usa apenas 64mb para ser instalado! entao tecnicamente usando um HD com mais GBs seria disperdicio! certo?

    por que estou perguntando isso! tenho uma maquina aqui com um HD de 80GBs e pelo que eu vi e MK nao usa mais do que os seu MBs de instalaçao! ou nao? o MK pode vim a usar mais MBs ou GBs por alguma configuraçao? sei lah armazenamento em cache eu algo parecido! tem alguma coisa do genero?

    ah só para constar, eu ja virei devoto do MK "eita OS perfeito" só nao faz chover mesmo! o resto...........

    vlw pela atençao! obrigado

  11. #91
    jojaa
    Visitante

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    a

  12. #92
    jojaa
    Visitante

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    oi muito obrigado te add no msn
    e todos q quiserem me add meu msn eh [email protected]

  13. #93

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    Excelente post, e meus agradecimento ao nosso amigo CATV.

  14. #94

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    qual é o melhor Sistema operacional para usar o mk, linux de qual compilação e ou FreeBSD ???

  15. #95

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    Sim, respondeu e muito bem, merecendo estrelinhas e tudo.

  16. #96

    Lightbulb Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    O que é o Mikrotik????

    Como a própria sugestão do forum diz:

    "MikroTik RouterOS™ é um software capaz de tornal um simples PC em um poderoso e versátil roteador. Com suporte a Wireless, Proxy, Roteamento estatico e dinamico entre centenas de outras funcionalidades."

    Realmente o Mikrotik é poderoso e simplesmente, se não, um dos melhores softwares para provedores do mundo!!!

    Algumas outras funcionalidades:

    Performance otimizada para redes Wireless 802.11a/b/g
    Possibilidade de utilização de Protocolo proprietário Nstreme com polling
    Ferramentas para Controle de QoS
    Filtro eficaz de aplicações P2P
    Alta disponibilidade com VRRP
    Interface de gerenciamento amigável
    Exige poucos recursos de hardware
    Firewall Statefull e túneis
    STP bridging com filtros
    Segurança WEP/WPA
    WDS e AP"s virtuais
    HotSpot para acesso público
    Protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP
    Acesso remoto por ferramenta apropriada WinBox GUI e Web
    telnet/mac-telnet/ssh/console admin
    Configuração e monitoramento em tempo real
    E muito mais....


    Tenho acompanhado a centenas de tópicos e quem sabe milhares de novos usuárias, as dúvidas mais comuns, encontradas por todos. Resolvi publicar este para esclarecer as principais dúvidas e ajudar a todos.

    Vamos lá:

    O Mikrotik como todos já sabemos é um dos melhores softs de gestão para provedor que temos, mas como o mesmo foi desenvolvi com base em um firware, não possui algumas coisas interessantes, como módulos de contabilidade e gestão de clientes.... Para isso, você pode trabalhar com softwares em conjunto (MyAuth ou Vigo). Ele é 100% compatível.

    O Mikrotik também é uma excelente ferramente desde que bem configurada. Sou a favor que iniciantes, a qual irão utilizar o Mikrotik PROFISSIONALMENTE, contratem alguém para configurar todo o servidor... Ao contrário do que muitos pensam, não basta instalar, ligar o modem e pronto!!! Há centenas de coisas, regras, parâmetros que devem ser configurados "DINÂMICAMENTE" ou seja, de acordo com as necessidades do provedor, da rede e etc...

    Como citei acima, as configurações são DINÂMICAS, ou seja, variam de acordo com o servidor... Nada de pegar backups a esmo e sair colocando em seu servidor.... É quase 100% de chances de não funcionar e se funcionar poderá ser incompleto ou problemático...

    Assim como muitos pegam backups a esmo, nada de pegar centenas de regras que acharam no site internacional, chinês ou espacial.... Como disse cada caso é um caso... As regras que servem lá, podem não servir aqui... Antes de novas regras, analize se realmente elas serão úteis no seu provedor...

    Caso não saiba pra que serve isso ou aquilo, pergunte!!! O forum está aqui pra isso...

    Vou lembrar uma coisa importante... Muito aqui se preucupam em comprar centenas de coisas, importadas ou não, top de linha, do melhor, mas na hora do software vivem querendo dicas e mais dicas... Não sou contra, prova disso, ajudo a centenas de pessoas diariamente por email, telefone e MSN, mas pelo amor de Deus!!! Valorizem os profissionais do forum... Se você irá aplicar profissionalmente o mikrotik, contrate um profissional experiente para auxiliá-lo... Tenho encontrado centenas de redes cheias de problemas, pois o pessoal mete as caras naquilo que irá usar profissionalmente, sem nenhuma experiência e acaba arranjando mais dor de cabeça do que felicidades... Como disse, o Mikrotik é uma "faca de dois gumes", bem configurado é o CÉU, mal configurado é o INFERNO....

    Para aprendizagem recomendo um servidor qualquer (funciona apartir de pentium 100mhz com 32 de ram). Nele esbalde... Tente, invente, coloque backups dos outros, reagras de tudo quanto é geito.... como não terá compromisso com este servidor, faça de tudo e aprenda... Testes todas as regras direcionadas para o seu PC (IP).... Assim você irá aprender rapidamente e não terás tanta dor de cabeça....

    Assim como citei, o mikrotik funciona perfeitamente com qualquer PC série PENTIUM 1 com 32 MB de ram... Lembre-se que estes APs (ovislink, gi-link, similares), na grande maioria trabalham com processamento abaixo de 100MHz e memória apartir de 16MB.... Para trabalhar com o mikrotik em modo bridge ou station, qualquer micro segura bem... Para web-proxy, centenas de regras e controles, algo acima de 1,5GHz de processamento com 512 de RAM segura bem....

    O mikrotik está paralelamente ligado ao desempenho da rede... Além de boas placas, cabos, switers e equipamentos gerais, o mikrotik bem configurado, quase faz milagres....

    O numero de clientes está relacionado ao HARDWARE do servidor (placas wireless, processador, memória, etc). A única restrição quanto ao mikrotik é relacionada a licença.

    Recomendo o uso de licença level 5 ou 6 (ilimitada) para servidores profissionais.

    Se for usar versões piratas do mikrotik para testes (ou não), procure por versões confiáveis, fora do FORUM. É proibido solicitar cópias piratas dentro do FORUM... Qualquer tópico relacionado a cópias piratas ou pirataria serão deletados...

    No mais, qualquer nova informação, acrecentaremos abaixo...

    É interessante a todos os "veteranos", caso tenha passado algo despercebido, estejam completando abaixo...

    Como sempre falo.... Qualquer coisa estamos ae!!!


    Me ajude nesta mestre dúvida cruel?

    Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?

    Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações?

  17. #97

    Question Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    boa noite! assim eu gostaria de saber sobre o hd! quantos gigas ou megas seria a melhor medida para o MK.

    assim ele usa apenas 64mb para ser instalado! entao tecnicamente usando um HD com mais GBs seria disperdicio! certo?

    por que estou perguntando isso! tenho uma maquina aqui com um HD de 80GBs e pelo que eu vi e MK nao usa mais do que os seu MBs de instalaçao! ou nao? o MK pode vim a usar mais MBs ou GBs por alguma configuraçao? sei lah armazenamento em cache eu algo parecido! tem alguma coisa do genero?

    ah só para constar, eu ja virei devoto do MK "eita OS perfeito" só nao faz chover mesmo! o resto...........

    vlw pela atençao! obrigado

    Me ajude mestre, nesta dúvida cruel?

    Comprei uma RB 750(sem wirelles) recentemente na porta eth03, eu estou utilizando um roteador tp-link 3420 em modo bridge para prover conexão wi-fi aos funcionários de uma pequena empresa, alguns funcionários usam somente notebooks ao invés de PCs. Sendo assim quero saber se tem como na mesma interface (eth03) gerar duas faixas de IPs uma para funcionários e outras para visitantes que as vezes recebemos e por fim precisamos disponibilizar a internet para os mesmos, por fim não gostaria que esses visitantes estivessem na mesma faixa dos funcionários. O roteador da tp-link herda esta configurações pre-definidas na interface ou tenho que trocar o firmware do roteador por outro mais inteligente?

    Não sei se minha solução é criar um hot-spot com duas faixas de rede, por favor deixe as suas considerações? Qual solução indicado p/meu uso cotidianamente.

    Precisarei utilizar algumas politicas de segurança, bloquear sites redes sociais, downloads, etccc qual recurso utilizar da MK Firewall ou WebProxy?

  18. #98

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    amigo.. aconselho a você utilizar dois roteadores...

    faça sua estrutura interna totalmente a cabo, e deixe o wireless apenas para visitantes..

    utilize dois roteadores. um a cabo (estrutura interna) e outro wireless (convidados "Clientes")

    a cabo você coloca classe de IP 192.168.1.1
    a wireless você utiliza IPs diferentes. 192.168.2.1

    Mikrotik-> Roteador cabo -> reteador wireless.
    (server) / (192.168.1.1) / (192.168.2.1)

    mas para isso o DHCP do roteador Wireless tem que estar Ativado, e o MAC do Roteador Wireles tambem tem que estar cadastrado no IP Bindings do Hotspot.

    o cabo da ethr3 sai da RB e entra no roteador a cabo, e outro cabo sai do roteador a cabo e vai para o roteador wireless.

    o MK vai liberar internet por MAC para esse roteador. e os Clientes irão navegar com outra Classe de IPs (do roteador Wireless) mas precisarão autenticar em um Login criado para visitantes, (dica, Troque esse Login de visitantes a um determinado periodo de tempo)

  19. #99

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    amigo.. aconselho a você utilizar dois roteadores...

    faça sua estrutura interna totalmente a cabo, e deixe o wireless apenas para visitantes..

    utilize dois roteadores. um a cabo (estrutura interna) e outro wireless (convidados "Clientes")

    a cabo você coloca classe de IP 192.168.1.1 (Seria Rede Lan Interna essa Faixa?)
    a wireless você utiliza IPs diferentes. 192.168.2.1 (Essa Faixa seria minha rede wirelles privado?)

    Mikrotik-> Roteador cabo -> reteador wireless.
    (server) / (192.168.1.1) / (192.168.2.1)

    mas para isso o DHCP do roteador Wireless tem que estar Ativado, e o MAC do Roteador Wireles tambem tem que estar cadastrado no IP Bindings do Hotspot. O roteador a cabo deve estar em modo bridge? E o roteador Wireless (convidados "Clientes")tem que estar Dhcp Ativado? Eu plugo o cabo na porta01 ou Wan deste roteador?

    o cabo da ethr3 sai da RB e entra no roteador a cabo, e outro cabo sai do roteador a cabo e vai para o roteador wireless.

    o MK vai liberar internet por MAC para esse roteador. e os Clientes irão navegar com outra Classe de IPs (do roteador Wireless) mas precisarão autenticar em um Login criado para visitantes, (dica, Troque esse Login de visitantes a um determinado periodo de tempo)
    Pode me repassar seu e-mail para poder sanar maiores dúvidas contigo colega

  20. #100

    Padrão Re: O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    poxa irmão.. sou contra passar e-mails para esse fim.. se quer ajudar ou ser ajudado. que seja no topico que criou.
    assim varios outros com o mesmo problema podem se beneficiar da ajuda que lhe foi dada..


    diga as Duvidas. e assim no que eu não puder lhe ajudar tenho certeza de que outros membros mais capacitados poderão sanar sua Duvida..