+ Responder ao Tópico



  1. #1
    neltonrsouza
    Visitante

    Padrão Problema ao configurar placa wireless

    Estou tentando instalar o debian sarge 3.1 r5, tenho somente o primeiro CD, estou tentando instalar somente com esse para baixar os pacotes que nescessito pela net posteriormente, mas não estou conseguindo carregar os modulos dessa placa é uma ralink rt2561/rt61, ela funciona perfeitamente no kurumin, mas pretendo fazer funcionar no debian pois pretendo estudar mais nesse sistema, detalhe, minha net é via rádio, se alguem puder me ajudar desde já agradeço.

    Nelton R. Souza

  2. #2

  3. #3
    neltonrsouza
    Visitante

    Padrão Continuando com problemas com placas ralink

    Amigo eu instalei novamente, só que agora com o kernel 2.6.8-xxx baixei os modulos no site da ralink Ralink Technology: Home "RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar" descompactei e tentei seguir os passos do arquivo readme, mas esbarrei na parte depois que vc torna executavel o arquivo Configure, onde pede para especificar a pasta onde serão instalados os modulos, chequei a configuração e ele especifica a pasta /lib/modules/2.6.8-3.k7-smp/kernel/drivers/net só que o arquivo reporta um erro de sintaxe na linha 104, tentei editar o scrip, mas não tenho experiencia com isso, e ainda estou apanhando nessa etapa, caso alguem saiba como resolver esse problema ou tenha algum outro driver já testado, poste o link pra gente fazer o dowload. Obrigado pela atenção.

    Nelton R. Souza

  4. #4

    Padrão compilando o módulo

    Compilando o Módulo da placa Wireless

    O problema em compilar módulos é o Make,este comando nunca funciona rsrsrs brincadeira... rsrsrsrs,más me diga quantos aplicativos já não precisou instalar e na hora H,o make deu um erro por falta de bibliotecas?.
    Instalando as bibliotecas
    Citação:
    #uname -r
    2.6.8-2-386

    Citação:
    #apt-cache search kernel-headers
    ...
    kernel-headers-2.6.8-2-386
    ...

    Citação:
    #apt-get install kernel-headers-2.6.8-2-386


    Você irá achar vários kernel-headers, porém instale o correspondente a sua arquitetura. Lembre-se: kernel-headers-2.6.8-2-386 é diferente de kernel-headers-2.6.8-3-386 ,então cuidado, se instalar errado lá na frente vai dar erro.
    Agora baixe a fonte do módulo RT61,pode ser no site oficial ou pesquisando na net.
    Vá até a sessão suporte/Linux e baixe o módulo correspondente.
    Estes são 3 exemplos do mesmo módulo rt61,porém pode ser que um ou outro não compile, no meu caso o primeiro não compilou.
    Citação:
    rt61-1.1.0-b1.tar.gz
    rt61-cvs-daily.tar.gz
    RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar.gz

    Descompacte
    Citação:
    #tar xvzf rt61-cvs-daily.tar.gz
    Entre na pasta criada e vá para Module
    Citação:
    #cd /rt61-cvs-***/Module
    Instale o módulo:
    Citação:
    $make
    #make install

    Carregando o módulo
    Citação:
    #modprobe rt61
    Visualizando se subiu corretamente
    Citação:
    #lsmod | grep rt
    Algumas placas Wireless são vistas pelo sistema como: Wlan0,ath0,ra0 e até mesmo eth0.
    Caso não esteja ligada, ligue a placa do notebook, que no meu caso é Fn+F11.
    levante a placa
    Citação:
    #ifconfig ra0 up
    #ifconfig

    Carregue o módulo sempre na inicialização do sistema, editando o arquivo /etc/modules.conf adicionando a linha "alias ra0 rt61" no final do arquivo com seu editor de texto preferido.
    Citação:
    #vi /etc/modules.conf
    ...
    Última edição por cROMADO; 07-04-2007 às 07:32.

  5. #5
    neltonrsouza
    Visitante

    Padrão Problema de dependencia dos headers

    Amigo, segui as instruções como vc me passou e o que está acontecendo é o seguinte:
    - quando usei o comando uname -r, obtive o seguinte:
    2.6.8-3.k7-smp
    - quando usei apt-cache search kernel-headers, o resultado foi que só tinha para o kernel 2.4.7, então entrei pelo windows e baixei o arquivo kernel-headers-2.6.8-3-k7-smp_2.6.8-16sarge6_i386.deb , mas quando usei o dpkg -i para instar, reportou o erro que o pacote tinha falta de dependencia do pacote: kernel-headers-2.6.8-3-k7-smp_2.6.8-3, baixei o seguinte arquivos tambem do site do debian: kernel-headers-2.6.8-3_2.6.8-16sarge6_i386.deb e continua com problema de dependencia. Se vc pudererem me ajudar agradeço muito.

    Nelton R. Souza

  6. #6
    neltonrsouza
    Visitante

    Padrão Modulo da placa

    outro detalhe que esqueci de mencionar é que o único módulo da placa que encontrei no site do fabricante foi RT61_Linux_STA_Drv1.1.0.0.tar, caso o amigo saiba onde posso realizar o donwload do módulo que funcionou contigo deixa o link. Obrigado