Olá Pessoal,

Eu tenho um servidor de impressão Linux e a minha configuração eh a seguinte:

- Servidor de Impressão Linux Red Hat Enterprise 4;

serviços:
Samba (para criação dos compartilhamentos das impressoras)
CUPS (para a criação e gerenciamento das filas de impressão

Os drivers de impressão utilizados são para Windows XP, e o servidor de impressão Linux eh uma especie de "repositório" para esses drivers, ou seja, os drivers nao sao instalados no servidor.

Para que as estações possam utilizar as impressoras atraves do servidor Linux, utilizamos o mapeamento "\\PrintServer\nomedafiladeimpressao" onde apos, os drivers sao baixados do servidor para a estacao do usuario.

- Rede Windows 2003 com estaçoes Windows XP;

- Todas impressoras estão conectadas a rede por printservers (lantronics ou hp-jetdirect), ou seja, não há impressoras compartilhadas ou escravas de alguma estação.

Bem... agora vou tentar relatar detalhadamente o meu problema q eh o seguinte...

Aqui na minha empresa, eu tenho uma infinidade de modelos de impressoras da HP, sendo que alguns modelos na minha atual estrutura, funcionam normalmente, ou seja, as impressões são feitas e as funcionalidades oferecidas pelo driver de impressão são compativeis com o servidor linux.

Agora outros modelos da HP que possuo aqui, como por exemplo: HP Color Laserjet 3600/3700, Officejet Pro K550/K850, são alguns modelos q estou tendo problemas na utilização de alguns recursos que sao oferecidos no driver de impressao como:
- Impressão de múltiplas cópias;
- Agrupamento de páginas (este recurso serve para agrupar páginas com + de 1 copia de um documento, por exemplo: um documento com 10 paginas, ira imprimir a primeira copia de 1 a 10 e depois a segunda copia de 1 a 10, ao inves de imprimir pagina 1 pagina 1... pagina 2 pagina 2, e assim por diante)

Bem... apos varios testes com esses modelos, descobri que, para que as funcionalidades citadas acima funcionem, eh necessario marcar a opcao "Ativar recursos de impressao avancados" na guia "Avancado" nas propriedades da impressora.

Entao apos descobrir isso, para a minha infelicidade, o servidor de impressao Linux q tenho aqui nao suporta esta opcao "Ativar recursos de impressao avancados" para nenhuma impressora da minha rede, onde mesmo eu marcando esta opcao nas propriedades do driver, nao ha efeito nenhum !!!

Uma coisa q percebi, eh q ao mapear qualquer impressora de rede, ao entrar nas suas propriedades, todas utilizam o processador de impressao padrao "winprint", ao inves de utilizar o correspondente ao seu modelo, qdo. se esta utilizando um printserver windows por exemplo.

Agora, gostaria de pedir ajuda dos colegas deste forum, pois nao sei mais o q fazer para que esta opcao funcione atraves de um servidor Linux. Portanto se alguem aqui passou por este tipo de problema, ou se alguem tiver alguma ideia... por favor... me ajudem !!!!

Obs.: Lembrando q.. ja fiz atualizacao de Firmware e drivers para os modelos com este problema.

Obrigado a todos !!!