+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com RAID 1

    olá.
    Estou tentando criar um sistema de Raid 1 com Slackware 11. Já criei uma partição com ID fd (Linux raid autodetect) no HD "espelho" e criei o arquivo /etc/raidtab.
    Está instalado na máquina o raidtools e o mdadm.

    Quando digito o comando mkraid /dev/md0, o sistema me retorna o seguinte erro:

    cannot determine md version: 25.

    Meu arquivo /etc/raidtab está da seguinte forma:

    raiddev /dev/md0
    raid-level 1
    nr-raid-disks 2
    nr-spare-disks 0
    chunk-size 4

    device /dev/hda2
    raid-disk 0

    device /dev/hdb2
    raid-disk 1

    Alguém sabe me dizer como posso solucionar este problema?

    Muito obrigado

  2. #2

    Padrão

    Me diz uma coisa vc criou a partição Linux raid autodetect no hd principal tbem.


    Citação Postado originalmente por slackman Ver Post
    olá.
    Estou tentando criar um sistema de Raid 1 com Slackware 11. Já criei uma partição com ID fd (Linux raid autodetect) no HD "espelho" e criei o arquivo /etc/raidtab.
    Está instalado na máquina o raidtools e o mdadm.

    Quando digito o comando mkraid /dev/md0, o sistema me retorna o seguinte erro:

    cannot determine md version: 25.

    Meu arquivo /etc/raidtab está da seguinte forma:

    raiddev /dev/md0
    raid-level 1
    nr-raid-disks 2
    nr-spare-disks 0
    chunk-size 4

    device /dev/hda2
    raid-disk 0

    device /dev/hdb2
    raid-disk 1

    Alguém sabe me dizer como posso solucionar este problema?

    Muito obrigado

  3. #3

    Padrão

    Não...o HD principal está particionado normalmente (ext3).

    Na verdade, essa máquina já estava "em produção", mas por medida de segurança, coloquei um novo HD e só queria fazer o espelhamento de uma das partições.

  4. #4
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão

    Se você quer espelhar, você precisa ter a partição como Raid também, pois como vc vai fazer seu array? Não é possível fazer com ext3 apenas. Você pode habilitar seu hd novo como Raid e depois copiar as informações para esse hd. Após copiado, refaça as partições no seu hd como Raid e coloque no ramo e mande reconstruir seu ramo.

  5. #5

    Padrão

    Fiz back up de tudo que estava no HD "velho" e refiz a partição dos dados como 'fd' , fiz o array (mkraid /dev/md0), formatei e montei as partições.....aparentemente está tudo certo.
    Obrigado!