+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Juntar 2 Links BRT ??????

    Pessoal no provedor q trabalho temos 2 links Brt....um de 1Mb...e outro de 2.....precisamos juntar e fazer um balanceamanteo de carga.....temos um Roteador Cisco 2500....Tem como fazer isso com Software???? Pq até agora só achamos maneiras com equipamentos com custo em torno de R$10.000,00.....Se alguém souber de algo.....tipo Software....ow equipamento com custo bem inferior a isso...poste aí....

  2. #2

    Padrão

    Usa um da família Hotbrick, com preços de 1300 a 1800 Reais.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    O ideal é que o balanceamento seja feito na própria operadora, pois somente assim vc conseguirá somar os dois links. Ou, vc pode definir quais clientes ou serviços saem por cada link. Se vc efetuar o balanceamento com esses hardwares, vc tera problemas com determinados serviços como site de bancos, msn e outros. Quando o cliente trocar o link de saida, trocara o IP e o servidor irá desconectar o cliente.
    Eu faço balanceamento por clientes, ou seja, determinados clientes saem pelo link1 e os demais pelo link2 e monitoro o trafego por mrtg. Não pude fazer o balanceamento pela operadora, pq meus links sao diferentes (um é full e outro é adsl).

  5. #5
    FlyDsl
    Visitante

    Wink Muito simples

    Brow, acho que com um K6 500 e um freebsd dá pra fazer.. se não encontrar solução melhor que essa eu me mato. aehuaeuhae

    vou fazer isso aqui em breve, so precisa de 1 placa de rede pra cada link que vc
    vai ligar e uma placa pra saida do acumulo, aqui eu uso o MyAuth, e ja tenho uma pci pra entrada do link e uma pra saida, agora so vou precisar comprar mais uma pci pra entrada, e so coloco, o amigo me cobrou 200 reais pra fazer funcionar remotamente esse acumulo de banda..


  6. #6

    Padrão

    rapaz o equipamento para fazer isso ai em uma pesquisa que eu fiz aqui mesmo no forum e tem como solucionar o problema de sites de banco por exemplo foi com o hot brick lb2, d-link e planet não presta, e ouvir falar em uma da peplink que disse que é bom mais nunca usei.

  7. #7

    Padrão

    O problema desses hard de balanceamento, é que o cliente muda o ip da conexao do cliente e diversos serviços, como https, msn e etc caem sempre, pois muda o ip de origem da conexao e o servidor derruba por questoes de segurança. Já imaginou uma transferencia bancária que começa c/ ip 200.200.100.1 e termina no IP 201.10.200.3, por exemplo? é lógico que o banco vai derrubar e isso não tem como modificar.
    A unica solucao garantida e que não incomoda, é redirecionar determinadas portas ou clientes para determinado link, dai não existe mudança de ip no cliente, ou solicitar o balanceamento na operadora.

  8. #8

    Padrão

    A questão de sites de banco e msn podem ser resolvidas com algumas configurações nestes equipamentos, como é o caso do hotbrick.

    Agora se você utiliza IP fixo nos seus clientes (ou em algum deles)... esqueça pois esses hardwares vão fazer um NAT e não fara as rotas para os IP fixos.

    Há algum tempo eu lí aqui no fórum, acho q no tópico de roteadores, uma maneira de configurar 2 links de uma mesma operadora em um roteador cisco.
    Essa seria a solução ideal pra vc.

    No meu provedor eu fiz da seguinte forma:
    Link1 = Embratel
    Link2 = Adsl1
    Link3 = Adsl2

    Todos IP fixo saem pelo Link1
    Toda navegação e e-mail saem pelo Link1 (80,443, 25, 110, 143)
    Todo restante sai pelo Link2

    Pelo squid, tudo que for download sai pelo link3

    Ainda não ficou 100%, tem tráfego p2p que continua saindo pelo Embratel .... identifiquei isso pelo ntop.

  9. #9

    Padrão

    https://under-linux.org/forums/wirel...-di-lb604.html esse topico é referente ao asunto.

    aqui é direto no site deles uma solução
    Hot Brick

    ta ai minha dica..hot brick lb2
    pesquisar sempre é bom

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    A questão de sites de banco e msn podem ser resolvidas com algumas configurações nestes equipamentos, como é o caso do hotbrick.

    Agora se você utiliza IP fixo nos seus clientes (ou em algum deles)... esqueça pois esses hardwares vão fazer um NAT e não fara as rotas para os IP fixos.

    Há algum tempo eu lí aqui no fórum, acho q no tópico de roteadores, uma maneira de configurar 2 links de uma mesma operadora em um roteador cisco.
    Essa seria a solução ideal pra vc.

    No meu provedor eu fiz da seguinte forma:
    Link1 = Embratel
    Link2 = Adsl1
    Link3 = Adsl2

    Todos IP fixo saem pelo Link1
    Toda navegação e e-mail saem pelo Link1 (80,443, 25, 110, 143)
    Todo restante sai pelo Link2

    Pelo squid, tudo que for download sai pelo link3

    Ainda não ficou 100%, tem tráfego p2p que continua saindo pelo Embratel .... identifiquei isso pelo ntop.
    Acho que essa é a melhor solução, redirecionar serviços e monitorar o consumo de link. Não gasta nada em hardware e funciona bem.

  11. #11

    Padrão

    Pessoal agradeço as opiniões aki postadas.....mas a Brt ñ nos fornece o serviço pra junar os links...como uma dica acima, infelizmente. Nossos canais são full....tando o de 1mb...como o de 2, mesmo assim eles ñ tem como fazer, ow ñ querem. Valleu mesmo a ajuda.!!!!Grato.

  12. #12

    Padrão

    Eu acho que não querem mesmo, pq semana passada o pessoal da BRT me ofereceu um link de 4 megas (2 circuitos de 2 megas cada) com roteador Huawei 2809 com 2 seriais e fazendo balanceamento. Como o teu router é um Cisco 2500, ele tbem tem 2 seriais, naum tem? Se tiver, com certeza dá prá fazer balanceamento com ele, desde que a BRT tbem configure o roteador dela para balancear os 2 links... Se ela não quiser fazer, daeh só apelando para hardware proprietário ou senão o próprio Mikrotik (qquer K6 faz o serviço, ou senão qquer routerboard)...

  13. #13

    Padrão

    Segundo informações, a BRT só faz o balanceamento se os dois links forem de velocidades iguais.

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Segundo informações, a BRT só faz o balanceamento se os dois links forem de velocidades iguais.
    Foi exatamente isso que meu consultor da BRT me falou, balanceamento somente com links de tamanhos iguais.

  15. #15

    Padrão

    Bom....veremos isto.....Grato. A Embratel ofereceu um de 4mb por R$5600,00.....Vamos ver.....