+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vantagem de um Mikrotik, configurado para AP?

    aeww galera gostaria de saber esse titulo aew...
    uma lista de vantagens e desvantagens...
    alguem poderia me citar??

  2. #2

    Smile

    Assim como vc estou comecando no Mikrotik. Posso te resumir numa frase.

    Total Controle e muita flexibilidade, vc não ficara preso a arquitetura de uma determinada empresa, é um software em constante desenvolvimento e barato.

    Boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    vou aproveitar completar, e muito trabalha para intalar em cima da torre, cara, instalei meu primeiro mk em torre hoje, que sufoco. em 40 mts de altura, não foi facil, nem sei como ficou de sinal nem nada, to quebrado de cansado.

  4. #4

    Padrão aushaush axo q vcs nao entederamm...

    aushaush axo q vcs nao entederamm...

    axo q me expressei malz... heheheh

    tipow...

    vantagens estas, q quero sabe na diferença de um servidor mk... ligado a um ap..

    e.. servidor mk com seus proprios cartoes wireless...

    pode citar vantagens e desvantagens??
    vlwwws

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    aushaush axo q vcs nao entederamm...

    axo q me expressei malz... heheheh

    tipow...

    vantagens estas, q quero sabe na diferença de um servidor mk... ligado a um ap..

    e.. servidor mk com seus proprios cartoes wireless...

    pode citar vantagens e desvantagens??
    vlwwws
    Vamos lá:

    Vantagens usando um ap na "bunda" do MK.... Economia e "teoricamente" a facilidade de configuração do AP... Isso se deve ao fato da familharização com o firm do AP. Pode-se usar até 100 mts de cabo de rede. Não necessita colocar o Mk em cima da rede, pois quem transmite é o rádio.

    Desvantagem: Dependendo do AP, não repassa MAC e há problemas quanto ao númeor de usuários (o processamento e memória não dá para chegar perto do MK). Arquitetura fechada, queimou, joga fora.

    Vantagens com cartões no MK: Desempenho, pois o processamento e a memória serão do seu MK. Pode-se colocar facilmente 3GHz de processamento e 1Gb de RAM. Você consegue realizar centenas de filtragens e configurações no cartão. As configurações são limitadas ao próprio MK, ou seja, quase tudo será possível. Nos rádios, você fica limitado as configurações da firm.

    Desvantagens: Teoricamente é mais complicado de configurar (não se eu fizer, rsssss). Devido a pouca familharização com o MK as pessoas acham ser mais complicado, coisa que por poucos reais, voc~e pode facilmente contratar alguém para configurá-lo. Tem q usar cabo RG-213 ou LMR-400, quanto menor melhor, o cabo é caro também. Normalmente é colocado em cima da torre. Acho que não teria mais desvantagens....

    Basicamente no meu ponto de vista, sempre aconselho uso de placas ou cartões no MK. As possibilidades são quase infinitas e o desempenho muito superior.... É aquilo, quase tudo (99,9%) dá pra resolver com um cartão no MK, já com rádios, (99,9%) é necessário trocar por outro, ou mais sabeamente, colocar uma placa.

  6. #6

    Padrão aewww catv!!!

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Vamos lá:

    Vantagens usando um ap na "bunda" do MK.... Economia e "teoricamente" a facilidade de configuração do AP... Isso se deve ao fato da familharização com o firm do AP. Pode-se usar até 100 mts de cabo de rede. Não necessita colocar o Mk em cima da rede, pois quem transmite é o rádio.

    Desvantagem: Dependendo do AP, não repassa MAC e há problemas quanto ao númeor de usuários (o processamento e memória não dá para chegar perto do MK). Arquitetura fechada, queimou, joga fora.

    Vantagens com cartões no MK: Desempenho, pois o processamento e a memória serão do seu MK. Pode-se colocar facilmente 3GHz de processamento e 1Gb de RAM. Você consegue realizar centenas de filtragens e configurações no cartão. As configurações são limitadas ao próprio MK, ou seja, quase tudo será possível. Nos rádios, você fica limitado as configurações da firm.

    Desvantagens: Teoricamente é mais complicado de configurar (não se eu fizer, rsssss). Devido a pouca familharização com o MK as pessoas acham ser mais complicado, coisa que por poucos reais, voc~e pode facilmente contratar alguém para configurá-lo. Tem q usar cabo RG-213 ou LMR-400, quanto menor melhor, o cabo é caro também. Normalmente é colocado em cima da torre. Acho que não teria mais desvantagens....

    Basicamente no meu ponto de vista, sempre aconselho uso de placas ou cartões no MK. As possibilidades são quase infinitas e o desempenho muito superior.... É aquilo, quase tudo (99,9%) dá pra resolver com um cartão no MK, já com rádios, (99,9%) é necessário trocar por outro, ou mais sabeamente, colocar uma placa.


    poww cara!!
    vlww geralzz ae!!

    tipow... hehehhe

    Desvantagens: Teoricamente é mais complicado de configurar (não se eu fizer, rsssss). Devido a pouca familharização com o MK as pessoas acham ser mais complicado, coisa que por poucos reais, voc~e pode facilmente contratar alguém para configurá-lo

    poww cara... aquele seu livro... so falta isso!
    ta completaum... so falta isso...!!!
    pretende butar?? axo q sim =]
    vlww aeww catv! flww

  7. #7

    Padrão

    Tem centenas de coisas que não coloquei na apostila devido ter regras que são aplicadas de provedor para provedor e também devido a uns FDP, estarem roubando os conteúdos dela aqui no forum e revendendo. No mais sou um profissional e também presto serviço e planos mensais de manutenção para servidores.... Mas é aquilo, nada que não seja muitíssimo complicado. Prefiro as veses prestar um serviço cobrado a pessoa e depois ir "ensinando" a ela... Aqui faço desenas de serviços semanais pagos, o pessoal ganha com a rapidez e descomplicação do serviço, ainda ganha um "amigo" que na hora que precisa (com as mais diversicadas dúvidas), sempre ajudo e exclareço a todos... No ponto de vista de centenas de pessoas que são meus cliente é um ótimo investimento...

  8. #8

    Padrão

    catv poderias criar um ebook sobre mikrotik, dai nao te copiariam.(nao facilmente né).

  9. #9

    Smile

    CATV,
    onde consigo uma apostila dessa? Toh iniciando e venho acompanhando suas respostas, aki no forum, sempre com alto nivel.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jesusnetworks Ver Post
    CATV,
    onde consigo uma apostila dessa? Toh iniciando e venho acompanhando suas respostas, aki no forum, sempre com alto nivel.
    Me add no MSN... Como disse, para parceiros desenvolvo na hora a apostila que precisar. Hoje mesmo em 5 minutos criei uma apostila de controle de banda simplificado para um parceiro... Infelismente no forum tem muito sangue-sugas, incluindo alguns da própria moderação/administração... Valeu!!!

    [email protected]

  11. #11
    gladuser
    Visitante

    Padrão

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!


    Para ajudar os manés que morrem de medo de configurar uma maquina com linux, que faz EXATAMENTE TUDO o que esse mikrotik faz!!!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    Para que qualquer zé ruela possa achar que vai montar um provedor com mikortik e ficar rico!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    Para aqueles que não perceberam que se o mikrotik só é usado nos países com “rússia” “república tcheca” totalmente ultrapassados e aqui no brasil, onde todo mundo sempre quer uma solução “fácil” para tudo! (procurem no google)

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    Para aqueles que não perceberam que o cara ficou um tempão dando uma de legal para deixar todo mundo dependente de uma tecnologia pouco usada no mundo e, de repente, começou a cobrar pelo serviço!!!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    Para aqueles que nunca fundaram um fórum na vida (e nunca irão tb) e acham que administrar um fórum significa coadunar com o desrespeito, a bagunça e a falta de humildade dos usuários

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

    ENTE ENTE ENTE CATV PRA PRESIDENTE !!

  12. #12

    Padrão

    cara essa do mikrotik ser ultrapassado e so ser usado em paisesultrapassados pra mim é novidade.

    se ele ja é bom. o que entao utiliza os paises desenvolvidos e bem atualizados?

    isto vc deve saber ne?

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    cara essa do mikrotik ser ultrapassado e so ser usado em paisesultrapassados pra mim é novidade.

    se ele ja é bom. o que entao utiliza os paises desenvolvidos e bem atualizados?

    isto vc deve saber ne?
    hehehe, ele postou essa msg em uns quantos posts... melhor ignorar, é usuário novo q os 6 posts dele foram a mesma msg em posts diferentes hehehe.. ou seja, FLAMMER...

  14. #14
    gladuser
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    cara essa do mikrotik ser ultrapassado e so ser usado em paisesultrapassados pra mim é novidade.

    se ele ja é bom. o que entao utiliza os paises desenvolvidos e bem atualizados?

    isto vc deve saber ne?

    Paises desenvolvidos usam LINUX, UNIX, SOLARIS, FREEBSD, HARDWARE DEDICADOS...

    Vai no Google e coloca "mikrotik"

    Ai depois coloca "iptables", "squid", "layer7", "mysql", "apache", etc...
    Voce vai ver o que o mundo usa!

    Não estou dizendo que MK não seja bom, estou dizendo que aqui no Brasil todo mundo "endeusa" qualquer solução fácil, que "resolva rapidinho" a situação.

    Esses programas ajudam muito. Mas tem alguns inconvenientes:
    - Bugs estranhos, coisas que nao acontecem numa versao e simplesmente passam a acontecer na mais nova
    - Pouca gente que pode te ajudar (alias é o que mais quer o suporte tecnico oficial)
    - Pouco material na Internet
    - Os programas param de ser desenvolvidos do nada.

    Para uso profissional, essas desvantagens sao muitas!

    Quer ver a coisa funcionar? Coloca Linux (Debian, Slackware, Mandrake, etc), arregaça as mangas e configura! É isso que fazem em países desenvolvidos!

    Ou entao fica ai pedindo pela amor de deus para o carinha voltar pq ninguem mais pode te ajudar e seus usuarios estao ficando na mao!!!!!

  15. #15

    Padrão MK vs LINUX

    tpw...

    mikrotik eh um linux!!!! =]

    uso debian e mikrotik aqui!!

    axo a debian, uma das distros mais estaveis..

    para configurar o debian, com as msms configs do mikrotik, levo umas.. 4h

    no mikrotik.. faço isso em.. alguns minutos =]

    uso o mikrotik a 3 anos.. pois NUNCA.... travou.. NUNCA me deixou na mao =]

    jah outras distro.. debian etc... dps de um uptime longo... começa a ficar lento...

    o mikrotik gerencia melhor memoria ram!!

    tenho 256ram do meu servidor...
    adivinha.... apos inicia-lo... fica em mem livre.. 248mb =]]]]
    legal neh??

    o mikrotik pra uso em provedores wireless... nao tem PAREIAA nopz!!

    bota a cara aeww.. pra recompilar kernel... instalar pacotes... testar pacotes...
    e por cartao wireless... com a gerencia q no mk " eh uma bençaoo " =]

    enfim...

    MK para uso em provedores.. nada mais...

    linux... debian. slack, getoo, BSD, etccc,,, para aplicaçoes outras!! =]

    oq axam??

  16. #16
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    tpw...

    mikrotik eh um linux!!!! =]

    uso debian e mikrotik aqui!!

    axo a debian, uma das distros mais estaveis..

    para configurar o debian, com as msms configs do mikrotik, levo umas.. 4h

    no mikrotik.. faço isso em.. alguns minutos =]

    uso o mikrotik a 3 anos.. pois NUNCA.... travou.. NUNCA me deixou na mao =]

    jah outras distro.. debian etc... dps de um uptime longo... começa a ficar lento...

    o mikrotik gerencia melhor memoria ram!!

    tenho 256ram do meu servidor...
    adivinha.... apos inicia-lo... fica em mem livre.. 248mb =]]]]
    legal neh??

    o mikrotik pra uso em provedores wireless... nao tem PAREIAA nopz!!

    bota a cara aeww.. pra recompilar kernel... instalar pacotes... testar pacotes...
    e por cartao wireless... com a gerencia q no mk " eh uma bençaoo " =]

    enfim...

    MK para uso em provedores.. nada mais...

    linux... debian. slack, getoo, BSD, etccc,,, para aplicaçoes outras!! =]

    oq axam??
    falou e disse! Sem contar q pra gerenciar td isso é muito melhor... o winbox é uma excelente ferramenta pra configurar e ter um "raio x" do que ta acontecendo instantaneamente no sistema.
    Última edição por xandemartini; 28-04-2007 às 21:04.