+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bridge Wireless para Bridge Cabeada

    Bom pessoal, vou tentar descrever meu problema antes.

    Ficou meio grande o texto, mas vamos lá:
    Trabalho em um provedor de internet que disponibiliza tanto acesso discado, como acesso via rádio. O problema está apenas no acesso a rádio, da seguinte maneira. Hoje, o provedor tem uma base central de antenas que fica em um prédio a uma distância de 500 metros (aproximadamente) do provedor, sendo q a comunicação é feita por uma bridge wireless. O prédio tem 48 metros de altura. Acontece que vamos nos mudar do lugar onde estamos, para um outro prédio que fica exatamente ao lado do prédio onde estão as antenas, e o prédio novo deve ter uns 12 metros de altura. E agora??? Como fao pra fazer o novo enlace???

    Eu sugeri que passássemos um cabo UTP direto ao switch das antenas. Sinceramente, não consegui ver problemas nisso. Pra mim, na pior das hipóteses, eu colocaria um switch no meio do caminho, dentro de uma caixa hermética, mas já teve gente que falou q não daria certo, pq estamos tratando de Link, e que passar esse cabo seria problemático. Com o pouco de conhecimento que tenho, não consegui enxergar nenhum problema nisso, até pq nosso link é de 2Mbs (vamos aumentar pra 4Mbs em breve), e o UTP transmite a 100Mbs, sendo que não vamos chegar a 100 metros (e mesmo se passasse, poderia usar o switch q mencionei há pouco).

    A mesma pessoa que me bateu de frente comigo sugeriu que fizéssemos uma outra ponte para um outro prédio e repetíssimos o sinal até o ponto cental (ao lado do prédio novo), o que encareceria muito o projeto.

    Então pessoal, sugestões???

    PS: Espero ter postado no fórum certo
    Última edição por equeiroga; 19-04-2007 às 05:58.

  2. #2

    Padrão

    Não há problema nenhum em usar cabo, técnicamente falando. Fica até melhor e menos vulnerável a problemas!

  3. #3

    Padrão

    Antoni,

    esqueci de falar isso na mensagem.

    Exatamente, é uma vulnerabilidade a menos, e de quebra, velocidade a mais, visto que vou eliminar um enlace de antenas wireless. O outro quer inserir um enlace a mais com uma repetidora!!!!!

    É, vou entregar meu projeto assim mesmo.

    Na verdade, abri o tópico porque não sou do tipo que já elimino as possibilidades de cara. Embora achasse que não existiria problemas, prefiro pesquisar e pedir opiniões, ainda mais quando alguém que diz "entender do assunto" (que foi o caso do doido lá) questiona as possibilidades.

  4. #4

    Post

    é claro que é melhor passar o cabo, é melhor em tudo, na empresa que trabalho passamos um cabo para 5 pc usando LTS, o cabo ficou com mais de 100 metros, usamos um switch no meio do caminho, funcionou perfeitamente.

  5. #5

    Padrão

    tambem concordo.. melhor UTP q wireless.

    no meu escritorio onde tenho muitos AP's ligado tenho o meu notebook ligado pelo UTP.

    Lee

  6. #6

    Padrão

    Blz então pessoal,

    muito obrigado a todos por terem postado suas opniões. Vou entregar meu projeto com esta proposta. Mas antes, tenho que consultar a administração do prédio, pra confirmar se posso passar a tubulação na lateral do prédio e, se for o caso, colocar um switch no meio do caminho, pq se precisar fazer isso, tem q colocar uma caixa hermética

    Peço desculpa à moderação por ter postado o tópico no fórum errado

    Ewerton Queiroga

  7. #7

    Padrão

    quem falou em usar um ptp de 100m é louco, você podendo usar UTP para chegar o link até o local, trabalho com cabo aqui no meu provedor, estou em um predio de 3 andares e em um radio de 300m uso só cabo para evitar antenas muito proximo do pop, coloquei cabo até 120m sem problemas e tenho as repetições, hoje estou com 10hubs encore rodando uma blz, não me da dor de cabeça, faço a alimentação via cabo lan sem problema nenhum, acho que você tirando esse ptp vai gastar mesnos, e um sinal de RF a mesmo para interferir no seu pop, use cabo utp se chegar aos 120m de da perda coloca um switch no meio e pronto, para maior segurança use cabo brindado.

  8. #8

    Padrão

    Tuxbrasil,

    na verdade estou tendo problemas com esse cara aqui no provedor. Acontece que o nosso gerente não entende de informática, e o cara fica enchendo a cabeça dele de lorota, enquanto que eu, simplesmente, faço o meu trababalho, não fico puxando o saco de ninguém. Por conta disso, estou perdendo o prestígio com a chefia do provedor e consequentemente, a vontade de trabalhar aki, mas fico revoltado por saber que tudo que faço aqui, é com base de conhecimento, sempre pesquisando melhores soluções e sempre gastando o mínimo possível. Aí tem que chegar um puxa-saco do caralho (não consegui segurar o palavrão) e ficar falando besteira. Muito ruim trabalhar assim.

    Vou entregar é um relatório completo, com os dois orçamentos (usando o UTP e usando RF) e descrever brevemente as tecnologias. Assim vou mostrar quem sabe

    Valeu a força e desculpem o desabafo!!!!