+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão B ou G?

    para provedor qual é a melhor opção a ser usada, operar a rede rede sem fio no modo B ou G, ou deixar os dois B+G isso num radio com uma antena omini de 15 dbi e com clientes no raio maximo de 2 Km

    alguma dica?

  2. #2

    Padrão

    pode usa B causa menos ruido, sendo assim mais qualidade de sinal

  3. #3

    Padrão

    A grande massa de provedores usa "B"

  4. #4

    Padrão

    sempre tive instabilidade com o modo G
    funciona bem 1 ou 2 horas, depois eh só encrenca

    pings altos, G para mim só funcionou bem indoor

  5. #5

    Padrão

    essas coisas como super g, super a é so besteira dos fabricantes que fica inventando nome pra colocar heheh ou usa B ou em A, ou seja entre B e G seta B only qu fica bom

  6. #6

    Padrão

    isto mesmo é b na certa o sinal fica bem melhor.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Com certeza, somentre B é a melhor opção

  8. #8

    Padrão

    pessoal obrigado pelas dicas, agora estou testando em modo b pra ver como fica,
    mas em questão de 11 Mbps se maior que 54Mbps nao influencia em nada?

  9. #9

    Padrão

    Rapaz, nao influencia pela seguinte maneira:

    Se voce tiver um link d 2mb, dificilmente vc vai liberar banda total pra seus clientes, em media 128 ou 256k, que é fração de 1mb, pra um cliente funcionar apenas a 2mb vai ter uma faixa se mais ou menos 1800k livres entende?

    Outra coisa é o uso do ap, se vc tiver 40 clientes setados a 54mb, nem todos vao estar a essa velocidade, entao é mais trabalho pra o AP e consequentemente travamentos vao ocorrer. e com 11mb ele tem uma faixa mais estreita pra gerenciar as conexoes.

    Em resumo, se vc botasse 5,5mb sobraria e muito, imagine 11.

    Sem contar que algumas marcas de ap como por exemplo o zinwell g120 em modo "B" funciona a 250mw enquanto em G funciona a 100mw.

  10. #10

    Padrão

    blz entendi, velew mesmo tirei todas minhas duvidas

  11. #11
    Leonardo Brazilian Sat
    Visitante

    Padrão

    Bom dia!

    Okha normalmente banda G é utilizado para rede indoor, eu mesmo não ondicaria para outdoor.

    Te indico B mesmo.

  12. #12

    Padrão

    Olha, sempre torci o meu nariz para isso de '11g não é apropriado para outdoor'. Nunca li nada de uma fonte respeitável sobre radiofreqüência com conhecimento das modulações implementadas nessas tecnologias que tivesse a mesma opinião.

    Quais são as diferenças entre 11g e 11a? Freqüência de operação e 11g possui uma camada de compatibilidade (um encapsulamento a mais) que a torna compatível com 11b, gerando mais sobrecarga e queda de desempenho devido às informações extras que vão no cabeçalho adicional de cada pacote. Por outro lado esse encapsulamento que permite a interoperação entre 11b e 11g pode ser desativado em quase todos os equipamentos atuais. Tanto 11g e 11a utilizam as mesmas tecnologias para a transmissão de sinal (modulação).

    IEEE-SA GetIEEE 802.11 LAN/MAN Wireless LANS

    Tenhos dois links outdoor em 11g. Pouca coisa, 2Km. A qualidade é excelente. Melhor que 11b. Latência raramente passa de 10ms, mesmo sob tráfego intenso. No local onde tenho esses links há mais outros 2 ou 3 provedores utilizando 2,4GHz e nunca tive quaisquer problemas.
    Última edição por mahavishnu; 13-06-2007 às 23:02.

  13. #13

    Padrão

    2km com 10ms é muita coisa cara, você pode nunca ter conseguir fazer bom proveito do 11b mais falar que g é melhor nunca

  14. #14

    Padrão

    Ola amigo como os outros amigos disseram esqueça G para clientes, primeiro vc precisa de um Espectro limpo, se tiver outra rede wi-fi ja á era. G (OFDM)mesmo só peer-to-peer.

  15. #15

    Padrão B ou G

    Citação Postado originalmente por mahavishnu Ver Post
    Olha, sempre torci o meu nariz para isso de '11g não é apropriado para outdoor'. Nunca li nada de uma fonte respeitável sobre radiofreqüência com conhecimento das modulações implementadas nessas tecnologias que tivesse a mesma opinião.

    Quais são as diferenças entre 11g e 11a? Freqüência de operação e 11g possui uma camada de compatibilidade (um encapsulamento a mais) que a torna compatível com 11b, gerando mais sobrecarga e queda de desempenho devido às informações extras que vão no cabeçalho adicional de cada pacote. Por outro lado esse encapsulamento que permite a interoperação entre 11b e 11g pode ser desativado em quase todos os equipamentos atuais. Tanto 11g e 11a utilizam as mesmas tecnologias para a transmissão de sinal (modulação).

    IEEE-SA GetIEEE 802.11 LAN/MAN Wireless LANS

    Tenhos dois links outdoor em 11g. Pouca coisa, 2Km. A qualidade é excelente. Melhor que 11b. Latência raramente passa de 10ms, mesmo sob tráfego intenso. No local onde tenho esses links há mais outros 2 ou 3 provedores utilizando 2,4GHz e nunca tive quaisquer problemas.

    Gente, eu vou ter que concordar com o colega acima, eu fiz o teste no meu provedor, passei para 802.11B, foi só bobagem!!! Caia de tempo-em-tempo, a velocidade não ficou legal. Particularmente eu não consegui encontrar nada que me fizesse achar o modelo 802.11B melhor que o G, então voltei para o G e ficou tudo legal novamente.
    Minhas AP's tem uptime de mais de 60 dias seguidos, de vez em quando a energia acaba, e nunca travaram.

  16. #16

    Padrão

    sim amigo o DSSS falou que B era melhor que G e não ao G melhor que B.

  17. #17

    Padrão B ou G

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    sim amigo o DSSS falou que B era melhor que G e não ao G melhor que B.
    Eu desculpa, eu entendi mal, mas aqui no esquema que eu tenho aqui o "G" tem apresentado resultados bem mais satisfatorios.

  18. #18

    Padrão

    Eu uso b e g no meu servidor na boa ha um ano e meio e nunca tive problema algum.

    Vlw!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Eu desculpa, eu entendi mal, mas aqui no esquema que eu tenho aqui o "G" tem apresentado resultados bem mais satisfatorios.
    Amigão vc pode usar o G sim em outdoor, mas vc precisa de espectro limpo, sem isso não há chance de cosneguir algo estável. Eu por exemplo, eu tenho um enlace aqui em G consigo throuput de 23 Mbits ( o espectro aqui é extremamente poluído) fiz o teste em usar o modo G como provedor de acesso, os resultado não foram satisfatórios. Dê uma olhada aqui nesse artigo

    Orthogonal frequency-division multiplexing - Wikipedia, the free encyclopedia

    abraços