+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recebimento de emails

    Olá galera,

    Bem, sou newbie e estou com uma dúvida, que venho pesquisando sem encontrar uma solução.

    Instalei um debian 4 e o qmail (através do qmailrocks) com sucesso. Fui testar apenas o qmail antes de seguir adiante e percebi:

    1 - envio e recebo emails internos sem problema;
    2 - envio emails para fora da rede (endereços externos), também sem problemas;
    Mas, não consigo receber emails de fora.

    Tenho minha rede com um gateway (Linux), montei uma outra máquna para ser meu servidor de emails (com o debian), e as estações conseguem enviar e receber sem problemas quando não passam pelo debian.

    Sei que deve ser possivelmente problemas de DNS, MX etc, mas não sei como nem onde mexer, pois já mexi muito no named.conf, sem sucesso.

    Alguém pode me dar uma luz?

    Valew !

  2. #2
    emersonIno
    Visitante

    Padrão Recebimento de Mail

    Qual o seu domínio?

    1) verifica junto ao registro.br quais os DNS para seu domínio.
    2) verifica se nos DNS existe entrada referente a MX, esta deve apontar para teu servidor de e-mail
    3) Faz um teste com uma máquina que estaja usando teus DNS para teste se existe MX (exemplo - host -t mx seu.dominio)
    4) verifica se a porta 25 está aberta para este servidor.

  3. #3

    Padrão

    Olá Emerson, obrigado por responder

    Bem o domínio já existe, e quando envio/recebo mensagens sem passar pelo meu servidor de emails interno, tudo corre bem, ou seja, é problema aqui mesmo.

    O que desejo, é que as mensagens cheguem no atual servidor de emails (fora de meu escritório), e que o meu servidor de email interno busque elas lá. Assim fico com o servidor no meu provedor, e com um servidor aqui, interno.

    Sei que pode parecer estranho, mas gostaria que ficasse assim:

    <servidor de emails do meu domínio no meu provedor>
    |
    |
    <<<internet>>>
    |
    |
    <meu gateway - linux>
    |
    |
    <meu serv emails interno>
    |
    |
    <minhas estações>

    O que acha?

  4. #4
    emersonIno
    Visitante

    Padrão Caro Quartz

    Sim, podes usar esta estrutura sem problema nenhum, existe uma aplicação que resolve teu problema e é bem simples, utiliza o fetchmail - ele busca os e-mail's no teu servidor externo e grava nas contas internas como configures, necessita saber o usuário de cada conta externa e interna, a senha do usuário externo, protocolo (pop/imap) e o servidor.

    A configuração é bastante simples, terás um pouco de delay entre o recebimento efetivo do mail de acordo com a quantidade de contas e volume de mail.

    Usei esta solução durante algum tempo mas devido a novas necessidades e aumento do fluxo de mail na empresa ficou impráticavel.

    Boa sorte, qqr coisa posta.

  5. #5

    Padrão

    Muito obrigado Emerson,

    Só mais uma pergunta: ele permitiria o rastreamento das mensagens, ou seja, poderia utilizar algum AV, o SpamAssassin, etc? Não conheço o fetchmail...