+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Material sobre administração e configuração de ap

    fala povo!

    após meses sem frequentar o forum é bom ver que o mesmo cresceu em quantidade de assuntos como em qualidade!

    estou retomando alguns estudos e a duvida básica seria sobre instalação/configuração de um provedor de radio.. hardware necessário e etc..

    grato!

    abraços....

  2. #2

    Padrão

    Qual o teu projeto? O equipamento necessário depende do porte que vc pretende atingir.

  3. #3

    Smile

    não tenho nenhum projeto..

    quero é estudar a tecnologia e como administrar..

    estou catando informações sobre ap2000, microtik, swl3300.. etc

    tenho apenas um conhecimento básico no assunto ( muito básico ) e quero espandir!!

    mas como exemplo poderia supor que gostaria de dividir um link de 10mb em clientes de 256bkps, para um máximo de 300 clientes, com dois repetidores e um central.. bom me parece ser algo dentro do que é feito pelo o que tenho lido..

    abraços..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    não tenho nenhum projeto..

    quero é estudar a tecnologia e como administrar..

    estou catando informações sobre ap2000, microtik, swl3300.. etc

    tenho apenas um conhecimento básico no assunto ( muito básico ) e quero espandir!!

    mas como exemplo poderia supor que gostaria de dividir um link de 10mb em clientes de 256bkps, para um máximo de 300 clientes, com dois repetidores e um central.. bom me parece ser algo dentro do que é feito pelo o que tenho lido..

    abraços..

    Para essa quantidade de clientes usa o Mikrotik que sem dúvida é mais flexivel nas configurações do que os APs existentes no mercado.

    Na Base:
    01 Roteador Cisco com 1 WAN e 1 ethernet
    01 Switch gerenciavel com 8 portas
    01 Mikrotik com 3 placas wireless e uma ethernet 10/100
    01 Antena Omni de 8 a 14 dBi Pluton ou Hiperlink
    02 Antenas Direcionais de 31 dBi Pluton

    Em cada repetidora:
    01 Mikrotik com 2 placas wireless e uma ethernet 10/100
    01 Antena Omni de 8 a 14 dBi Pluton ou Hiperlink
    01 Antena Direcional de 31 dBi Pluton

    Acho que dá pra começar a pendurar mais de 200 clientes

    Qualquer coisa, estamos aí.

  5. #5

    Padrão

    já li bastante sobre o assunto.. mas o que ainda me deixou em dúvida é se o mikrotik é hardware ou apenas software.. :S

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    já li bastante sobre o assunto.. mas o que ainda me deixou em dúvida é se o mikrotik é hardware ou apenas software.. :S
    Mikrotik é um software. Vc pode usar ele em routerboard compativel ou em um PC comum. Funciona como roteador, hotspot, faz controle de banda, amarra mac x ip e muito mais...