+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hugofcs
    Visitante

    Exclamation Problemas com Nagios

    Boa tarde galera,

    instalei o nagios e estou com algumas duvidas:
    1º Tenho o nagios instalado em meu servidor e monitoro varios clientes meus, mas que estão em outras redes, tive um problema nos clientes onde o ip valido não esta configurado diretamente no servidor, esta configurado um ip não valido no servidor onde meu firewall faz Nat para o ip valido, nestes servidor o nagios não funciona, retorna a seguinte menssagem de erro CHECK_NRPE: Socket timeout after 10 seconds qro saber o nagios funciona ou não desta forma.
    2º A minha outra duvida tem haver com o problema acima, caso eu consiga monitor pelo ip não valido fazendo NAT, consigo monitorar clientes que tenham a mesma faixa de ips?

    Fico no aguardo e espero que vcs possam me ajudar, desde já agradeço a atenção de vcs.

  2. #2

    Padrão

    Bom Dia Hugo,

    Deixa ver se entendi direito. Você quer monitorar várias máquinas que estão atrás de um IP Válido (Dinâmico) através de NAT? E essas máquinas você pretende monitorar através de icmp ?

  3. #3
    hugofcs
    Visitante

    Padrão

    Na verdade o problema inicial que eu tinha eu revolvi, o problema era que o nagios aqui na minha rede não conseguia coletar as informações em um servidor em outra rede, resolvi adicionando -n no arquivo checkcommands.cfg. Agora estou com outro problema, como faço para aumentar o tempo de verificação dos serviços para diminuir as notificações quando a rede esta ocilando, pois um servidor que monitoro esta sempre apresentando CHECK_NRPE: Socket timeout after 10 seconds devido essa instabilidade da rede do meu cliente. Isso resolve se u adicionar no bigger.cfg na linha de comando o seguinte comando: ! -t 90? Fico no aguardo de uma resposta, desde ja agradeço.