Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tentando fechar um enlace de 25 Km com Ovislink WLA 5000 V2. Consegui!!!

    Pessoal, estou tentando fechar um enlace de 25 Km usando 2 WLA 5000 V2 em WDS com 2 antenas Pluton PTX36 - 5.8 GHZ modelo A com ganho de 37 DBI. Com a configuração inicial que fiz, não obtive sucesso algum. Mas também não tenho certeza se o alnhamento das antenas estão corretos. Abaixo estão alguns screens da configuração wireless dos rádios, queria que analisassem e me dessem algumas sugestões. Obrigado.

    Obs. Atualizei o firmware para 1.09e01 e fiz as alterações como descrito no manual(e em um tópico aqui do Under) para mudar o rádio para 5,8 para utilização na América do Norte a mesma do BRASIL.

    Finalmente!!!
    Pessoal, depois de dias tentando finalmente meu ponto a ponto funcionou, o tempo de resposta da 1,8 ms, trafego de pouco mais de 4 Mbits medido com a transferência via ftp de uma ponta a outra de uma ISO de 3,9 GB, o GFTP mostrava sempre a 528 KBytes, mas no IPTRAF dava vários picos de até 600 KBytes que divido por 128 temos a velocidade em Mbits. Para resolver meu problema foi necessário chamar um TOPOGRAFO para me da as cordenadas exatas, por mais que a antena seja focal, mas para encontrar o sinal foi por um tris, qualquer mexida mínima p/ os lados ficava sem comunicação, mas UFA!!! Finalmente!!! Muito obrigado a todos que me deram uma ajuda ae... Valeu msm...

    Detalhe: continuei usando cabo RGC 213.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wla5000.jpg
Visualizações:	519
Tamanho: 	98,0 KB
ID:      	595   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wla5002.jpg
Visualizações:	412
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	596  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wla5003.jpg
Visualizações:	407
Tamanho: 	101,8 KB
ID:      	597  
    Última edição por ibsol; 03-05-2007 às 01:21.

  2. #2

    Padrão

    aparentemente nada de errado no ark pra 25000m é 190 ta 193 mais deve ser que vc fez o calculo exato da distância o que é bom, esses radios ja foram testados um ao lado do outro pigando um no outro? as modificações ja foram feitas neh...so pode ser alinhameto, teste os cabos que estão indo para antena com multimetro, olho a polarizaçao das antenas, e alinha o melhor possivel. pois com essa distância da pra fechar com esses equipamentos.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A pergunta primordial nesse caso é: vc testou os rádios em bancada? Caso sim e eles tenham pingado certinho, só pode ser alinhamento, ou mais raramente os conectores/cabo/pigtail. Mas 90% é alinhamento.

  4. #4

    Padrão

    Eu tive um problema um tanto quanto estranho com esses rádios e queria saber se alguém também o teve.

    Na bancada os rádios funcionavam muito bem estando configurados no modo 11a. Fiz testes desligando-os para simular queda de energia e não houveram problemas. Ao ligarem, havia a associação entre eles normalmente. Experimentei colocar no modo 11aturbo. Houve associação normal, mas ao simular a queda de energia, quando os rádios religavam, não havia associação alguma. Nada fazia eles associarem, só quando eu voltava para o modo 11a que associava.

    Realizando testes externos, os rádios não associavam de maneira alguma no modo 11a. Não era problema de alinhamento, porque sem mexer nas antenas, coloquei o modo 11aturbo e houve a associação. Mas ao simular a queda de energia, houve o problema de não associar mais. No modo 11aturbo os rádios funcionavam perfeitamente, mas caso algum deles desligasse, já era, babau!!!

    Fiquei muito intrigado com isso e confesso que até desapontado, pois acreditava muito no potencial desses rádios. Alguém já fez esses testes ou passou por essa situação?

    Abraço a todos.

  5. #5

    Padrão

    rapaz tenho radios v1 desses e ja desligaram e volta ao normal qualquer uma das pontas está em modo A, uma coisa boa que recebi hoje foi uma resvista com um firmware para esses radios e funciona na v1 e na v2 é o ZONEONE tem muitas funções...o hardware desse radio é muito bom, tem muita mem e não tinha um firm muito bom vamo ver se esse agora é bom vou postar aqui alguma coisa que ele tem.
    - Seleção da região de domínio (11 ou 14 canais)
    - Opera em modo bridge ou router
    - Redirecionamentos de portas
    - Mascaramentos
    - Criação de rotas estáticas
    - Cliente DHCP e PPPoE
    - Access Point/Cliente/WDS e adhoc
    - Bloquio de broadcast de SSID
    - Controle de potência
    - Seleção dos parânmetros de performace automaticamente, definindo somente a distância
    - Criptografia WEP (chave/frase)
    - Opção de ativar/desativar os serviços: httpd, sshd, telnetd, DNS cache, dhcpd
    - Controle de acesso por MA (black list/white list)
    - Firewall
    - Controle de banda com priorizaç~es (QoS)
    - Gráfico das caracteristicas de sinal (link quality/bit rate/noise)
    - Lista de APs disponíveis
    - Lista de APs conectados
    - Diversos utilitarios de rede (iptraf/tcpdump)
    - Clientes de serviços de rede (ftp, telnet, ssh)

    ZoneOne Atheros
    Ovislink wla5000 v1 e v2
    AirCA8, AirCA8-PCB, AirCA8-PRO, AirCA8-W2-PCB

    ZoneOne Realtek
    Edimax 7206
    Edimax 7209

    essas infos chegaram pra mim hoje e gostei muito de saber que tem um firm para o wla5000 que vai resolver o problemas dele, vamo testar neh pra ver se é o que promete.

  6. #6

    Padrão

    Pessoal, fiz testes de bancada sim, o ping ficava a 1 ms, também medi o ping transferindo uma ISO de um DVD de 3,5 GB e o ping chegava no maximo a 12 ms, considerei muito bom mesmo. Detalhes, em cada antena estou usando um cabo RGC 213 de 1,5 metros (Conectado ao LNB) e mais o pigtail para conectar o cabo ao rádio.

  7. #7

    Padrão

    tuxbrasil,

    que revista é essa?
    o meu era v2.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    tuxbrasil,

    que revista é essa?
    o meu era v2.
    Também acho que recebi a mesma revista, deve ser a ..: American Imports ::.. é uma revista de um revendedor de equipamentos wireless... Esse firmware custa:

    Base - 151,20
    Remoto - 110,40
    Remoto Residencial - 80,40

  9. #9

    Padrão

    Kra,

    Acredito que voce pode ter problema para fechar um enlace desta distancia com estes radios devido a potencia dos mesmos que se nao me engano a saida é de 100mw. Mas com esta antena deveria funcionar. Agora experimente refezer os seus cabos e usar cabo LMR600 ou LMR400 que sao cabos que realmente tem perca inferior ao RGC213. Aparentemente seu problema pode ser conexao mesmo. Tem como vc testar este link em uma distancia menor para simplesmente ver se fecha. Experimente ir de 5 em 5 km de repente vc descobre se pelo menos está funfando legal ok.

  10. #10

    Padrão

    Qual altura que estão as antenas?????

    Você tem visada perfeita???

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Qual altura que estão as antenas?????

    Você tem visada perfeita???

    As torres tem 18 e 24 metros cada uma, e as antenas estão a 15 metros cada. Sim, visada é perfeita.

  12. #12

    Padrão

    Acho que o que nosso amigo quis perguntar , nao é somente a altura das torres.
    Vamos contar tambem o desnivel do terreno. EX: Torre1. 345,00 mts Nivel Mar com torre 18 metros... Torre2 425 Mts Com torre 24 metros.
    Precisamos de informacoes detalhadas para lhe ajudar mais ok.

    Aguardamos estas informacoes para podermos auxilia-lo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduprog Ver Post
    Acho que o que nosso amigo quis perguntar , nao é somente a altura das torres.
    Vamos contar tambem o desnivel do terreno. EX: Torre1. 345,00 mts Nivel Mar com torre 18 metros... Torre2 425 Mts Com torre 24 metros.
    Precisamos de informacoes detalhadas para lhe ajudar mais ok.

    Aguardamos estas informacoes para podermos auxilia-lo.
    Ah! entendi. Um ponto está a 565 metros acima do nível do mar e o outra está a 704 metros, isso fora a altura das torres.

    Obs. Alguém que já usou essa antena sabe se ela tem alguma manha na hora de montar?

  14. #14

    Padrão

    pelo visto seu problema é fresnell (acho q escreve assim)

  15. #15

    Padrão

    a manha é se atentar com a alimentador dela que vai indicar a polarização.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    Eu tive um problema um tanto quanto estranho com esses rádios e queria saber se alguém também o teve.

    Na bancada os rádios funcionavam muito bem estando configurados no modo 11a. Fiz testes desligando-os para simular queda de energia e não houveram problemas. Ao ligarem, havia a associação entre eles normalmente. Experimentei colocar no modo 11aturbo. Houve associação normal, mas ao simular a queda de energia, quando os rádios religavam, não havia associação alguma. Nada fazia eles associarem, só quando eu voltava para o modo 11a que associava.

    Realizando testes externos, os rádios não associavam de maneira alguma no modo 11a. Não era problema de alinhamento, porque sem mexer nas antenas, coloquei o modo 11aturbo e houve a associação. Mas ao simular a queda de energia, houve o problema de não associar mais. No modo 11aturbo os rádios funcionavam perfeitamente, mas caso algum deles desligasse, já era, babau!!!

    Fiquei muito intrigado com isso e confesso que até desapontado, pois acreditava muito no potencial desses rádios. Alguém já fez esses testes ou passou por essa situação?

    Abraço a todos.
    Seguinte, se eles estiverem em WDS a função 11a Turbo ñ funciona com perfeiçaõ ...esta no Manual....se usa outra configuração aí ñ sei a razão....uma coisa sei....estes rádios são uma ótima opção para enlaces baratos e de pouca distância.

  17. #17

    Padrão

    Sobre esses radios Wal5000 v2, ouvi que os canais deles, 11a, ele vao d 5.3 a 5.8? esta correto isso???

  18. #18

    Padrão

    Outra coisa, qdo fiz o meu enlace, q esta perto, 1500m, calculei o akc tudo, o enlace funciona bem, sem perdas, mas qdo habilitei essa funcao

    enable Radio 1 extended range

    tive alguns problemas, velocidade lentana internet, nao deixei muito tempo, pois ja esta funcionando.

    Eu preciso dessa funca marcada???

  19. #19

    Padrão

    Finalmente!!!
    Pessoal, depois de dias tentando finalmente meu ponto a ponto funcionou, o tempo de resposta da 1,8 ms, trafego de pouco mais de 4 Mbits medido com a transferência via ftp de uma ponta a outra de uma ISO de 3,9 GB, o GFTP mostrava sempre a 528 KBytes, mas no IPTRAF dava vários picos de até 600 KBytes que divido por 128 temos a velocidade em Mbits. Para resolver meu problema foi necessário chamar um TOPOGRAFO para me da as cordenadas exatas, por mais que a antena seja focal, mas para encontrar o sinal foi por um tris, qualquer mexida mínima p/ os lados ficava sem comunicação, mas UFA!!! Finalmente!!! Muito obrigado a todos que me deram uma ajuda ae... Valeu msm...

    Detalhe: continuei usando cabo RGC 213.
    Última edição por ibsol; 03-05-2007 às 01:22.

  20. #20

    Padrão

    Uma dica: Na página do Mikrotik tem um excelente utilitário para medir o tráfego e o bom é que ele não depende de Mikrotik nenhum instalado. É um utilitário de medição como outro qualquer, o interessante é que ele força ao máximo para saber até qntos MB são suportados pelo link.

    É possível encontrá-lo em: MikroTik Routers and Wireless
    Itens: Download/Tools Utilities/Bandwidth test tool for Windows

    O link direto é: http://www.mikrotik.com/download/btest.exe

    Um pc tem q estar como Server (Settings - Enable Server) e o outro como Receive. Também é necessário criar um usuário e senha para que o cliente conecte no server.