+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento TOTAL (sinal de cliente) do MT por smnp?

    Olá amigos

    Apesar do MT possuir os gráficos padrões dele, imagino que se consiga obter muitos mais dados através do protocolo snmp nele.
    Seja por mrtg ou rrdtool (de outra máquina).

    Como se faz isso? Geralmente descobrindo-se os OID de cada item que deseja monitorar, certo?
    Até aí tudo bem, pois consigo fazer o seguinte:
    Com o comando abaixo no terminal do MT consigo o OID do sinal de determinado cliente:
    interface wireless registration-table print oid
    Resultando em
    strength=.1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.9.166.111.21

    Com esse OID, vou em outra máquina, e dou o smnpwalk para cima do MT em cima desse OID, e ele me retorna o valor do sinal do cliente

    Consigo esse sinal pelo smpdwalk e também consigo através do GETIF (soft para windows).

    Agora preciso colocar isso para gerar um gráfico através do mrtg. Se tiver conhecimento, pode-se fazer diretamente do mrtg, mas o cfgmaker é um bom utilitário para capturar essas informações e gerar um arquivo .cfg que pode ser executado pelo mrtg.

    Apesar do snmpwalk já estar coletando a informação corretamente, então tenho certeza que o MT está respondendo corretamente, e o smnp também.

    Agora como conseguir gerar o arquivo de configuração para o mrtg?

    Pelo que conheço é assim:
    cfgmaker oidublic@ipdoMT --output arquivo.cfg
    Mas não está gerando o arquivo de forma correta.

    Como conheço um pouco o mrtg, e já mexi com oid diretamente nele, coloquei a oid dele num arquivo, executo pelo mrtg (e não dá erro, ou seja sinal que o arquivo está correto), mas também não gera a informação no gráfico.

    Obs.: Até desconfio que possa ser o seguinte: o sinal é mostrando pelo smnpwalk em -73 (valor negativo). Talvez o mrtg não consiga compreender isso para gerar o gráfico.

    Alguém que conhece mais de mrtg e smnp tem algum sugestão?
    Imaginem a quantidade de informações que pode-se capturar do MT.

  2. #2

    Padrão

    Para complementar o tópico, dando o comando smnpwalk obtenho o seguinte:


    [root]# snmpwalk -v1 -c public 200.xxx.xxx.xxx .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12.13.192.21
    SNMPv2-SMI::enterprises.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12.13.192.21 = INTEGER: -67

    Nesse caso, coloquei a OID completa e listou o sinal de um único cliente.



    Posso colocar parte da OID, e ele vai mostrar (nesse caso 3 cliente)

    [root]# snmpwalk -v1 -c public 200.xxx.xxx.xxx .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12
    SNMPv2-SMI::enterprises.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12.13.192.21 = INTEGER: -67
    SNMPv2-SMI::enterprises.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12.15.64.49 = INTEGER: -83
    SNMPv2-SMI::enterprises.14988.1.1.1.2.1.3.0.79.98.12.16.212.50 = INTEGER: -67


    Não sei vai dar quebra de linha, mas após o public vem espaço e o ip do MT


    Resumindo tudo: o snmp coleta as informações corretamente, agora como jogar isso num mrtg para gerar um gráfico do cliente?

  3. #3
    voidmain
    Visitante

    Question Já tentou usar o The Dude?!

    Caro colega, já faz um tempo que não posto nada, mas seu post me chamou a atenção. Não uso o Mikrotik com frequencia, mas quando fazia testes, usava um software do mesmo fabricante e que vc já deve ter usado. Na verdade, fiquei um tempo sem saber como usá-lo, foi quando descobri o SNMP. Na época, ficava abismado com os gráficos que eu via sobre todos os protocolos nas duas interfaces do meu Mikrotik.

    O software The Dude é uma ferramenta de gerência que suporta SNMP que possui inúmeras funcionalidades e está intimamente ligado ao Mikrotik. Além do snmpwalk, gráficos de vários protocolos e ainda suporte a mapa da rede.

    Por fim, espero não ter te dado uma dica vencida. Agora se a sua necessidade é realmente disponibilizar estas informações na Web, continue tentando o MRTG, mas aí vai outra dica, uso o ZABBIX, uma ferramenta completa, na verdade, um gerente SNMP baseado na Web.

    Se precisar de mais alguma dica, espero poder ajudar!

    Atenciosamente...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por voidmain Ver Post
    Caro colega, já faz um tempo que não posto nada, mas seu post me chamou a atenção. Não uso o Mikrotik com frequencia, mas quando fazia testes, usava um software do mesmo fabricante e que vc já deve ter usado. Na verdade, fiquei um tempo sem saber como usá-lo, foi quando descobri o SNMP. Na época, ficava abismado com os gráficos que eu via sobre todos os protocolos nas duas interfaces do meu Mikrotik.

    O software The Dude é uma ferramenta de gerência que suporta SNMP que possui inúmeras funcionalidades e está intimamente ligado ao Mikrotik. Além do snmpwalk, gráficos de vários protocolos e ainda suporte a mapa da rede.

    Por fim, espero não ter te dado uma dica vencida. Agora se a sua necessidade é realmente disponibilizar estas informações na Web, continue tentando o MRTG, mas aí vai outra dica, uso o ZABBIX, uma ferramenta completa, na verdade, um gerente SNMP baseado na Web.

    Se precisar de mais alguma dica, espero poder ajudar!

    Atenciosamente...
    Usa CACTI.. faz uma busca na web e tu vai ver... é filé.
    Tem pacote pronto para rodar em WINDOWS, em 15 minutos vc tá com 25 gráficos gerados pelo MRTG, com base nas informações retiradas do MK pot snmp.

    Eu tava rodando aqui, mas deu pau no hd e perdi... fica perfeito... e vc pode criar os gráficos do jeito que quiser... cliente por cliente.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Já usamos o ccacti também... e conseguimos um ´zilhão´ de possibilidades.
    Mas para esse caso, de que preciso capturar a informação de um OID o cacti é muito complicado.

    Pois para cada OID teremos que gerar um template ou datahost ou nem lembro mais o que...
    Ele é muito bom, para coisas que o próprio cacti consegue capturar pelos templates que tem, mas para algo personalizado é muito complicado.

    Ainda busco alguma ferramenta melhor que o cfgmaker, que consiga gerar um arquivo com a oid para ler pelo mrtg. Depois creio que se consegue usar isso para o cacti.

  6. #6

    Padrão

    Liandro quem fez um grafico deste foi o Nataniel que se afastou do forum, ele usou o rrdtools. Não e de grande ajuda mais te mostra o caminho..
    Última edição por oyama; 03-05-2007 às 23:31.

  7. #7

    Padrão conseguiiiiiiiiiiiiiiii gerar gráficos de sinal de cliente

    segue abaixo o código pra gerar o arquivo .rrd e o arquivo onde faz a atualização dos dados e a geração dos gráficos..espero q seja útil para mais alguém...



    1º - Gerar .rrd:

    rrdtool create nome_do_arquivo.rrd -s 300 DS:signal:GAUGE:600:0:60 \
    RRA:AVERAGE:0.5:1:576 \
    RRA:AVERAGE:0.5:6:672 \
    RRA:AVERAGE:0.5:24:732 \
    RRA:AVERAGE:0.5:144:1460

    2º - Script para atualizar e gerar o gráfico:

    #!/bin/sh
    sinal=`snmpget -v 1 -c public -Oqv 192.168.99.2
    .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0.17.149.191.190.185.22`
    rrdupdate nome_do_arquivo.rrd N:$sinal
    echo $sinal
    #
    #Gráfico da Último Dia
    rrdtool graph nome_do_arquivo.png --interlaced -a PNG -w 600 -h 125 \
    --start end-12h -t "SNR - PTP Tempermed - Gráfico Diário" \
    -v "sinal em dbm" \
    'DEF:signal=nome_do_arquivo.rrd:signal:AVERAGE' \
    'LINE2:signal#0000FF:SNR' \
    'GPRINT:signal:MIN: Mínimo\:%2.lf dbm' \
    'GPRINT:signal:MAX: Máximo\:%2.lf dbm' \
    'GPRINT:signal:AVERAGE: Média\:%4.1lf dbm' \
    'GPRINT:signal:LAST: Último\:%2.lf dbm' \
    #Gráfico da Última Semana
    rrdtool graph nome_do_arquivo.png --interlaced -a PNG -w 600 -h 125 \
    --start end-1w --end 00:00 -t "SNR - PTP Tempermed - Gráfico Semanal" \
    -v "sinal em dbm" \
    'DEF:signal=nome_do_arquivo.rrd:signal:AVERAGE' \
    'LINE2:signal#0000FF:SNR' \
    'GPRINT:signal:MIN: Mínimo\:%2.lf dbm' \
    'GPRINT:signal:MAX: Máximo\:%2.lf dbm' \
    'GPRINT:signal:AVERAGE: Média\:%4.1lf dbm' \
    'GPRINT:signal:LAST: Último\:%2.lf dbm' \


    OBS: esta linha : "snmpget -v 1 -c public -Oqv 192.168.99.2
    .1.3.6.1.4.1.14988.1.1.1.2.1.3.0.17.149.191.190.185.22"
    compreende o OID do cliente retirado a partir do mikrotik...

    espero ter ajudado alguém...se alguém conseguir implementar melhor a coisa ae..por favor me avise...segue abaixo imagem do sinal..

    t+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal_ptptempermed.png
Visualizações:	530
Tamanho: 	17,6 KB
ID:      	641