+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usuários simultâneos no SWL-3300

    Bom dia a todos do forum, gostaria de consultar a opnião de vocês quanto ao número de usuários simultâneos que o famoso SWL-3300 aguenta, usuários no caso de 300Kbps, parece que no meu caso começa a ocorrer perdas de pacotes com 10 usuários, estou achando pouco, queria pelo menos 20!

    Quanto a saída de antenas: Final de semana experimentei colocar 2 antenas em suas saídas e funcionou, alguém usa com duas antenas?

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom dia a todos do forum, gostaria de consultar a opnião de vocês quanto ao número de usuários simultâneos que o famoso SWL-3300 aguenta, usuários no caso de 300Kbps, parece que no meu caso começa a ocorrer perdas de pacotes com 10 usuários, estou achando pouco, queria pelo menos 20!

    Quanto a saída de antenas: Final de semana experimentei colocar 2 antenas em suas saídas e funcionou, alguém usa com duas antenas?
    Nunca cheguei a usar o swl3300, mas gostaria de saber quanto de link vc tem? Pq se for 20 usuários de 300kbps, usando full iria dar 6 mbps... e acho q isso ele não aguenta não...

    Mas vamos deixar os mais experientes opinar aí...

  3. #3

    Padrão

    Heheh, calma, ainda não tenho isso não, meu link é 1Mbit, meu controle é feito pelo HTB com mínimo de 64k e ceil de 300, eu deveria ter falado isso! Será que isso está dimencionado errado?

  4. #4

    Padrão

    Amigo eu uso muitos SWL 3300, aqui tenho varios deles com 30 ate 50 clientes simultaneos, porem o meu backbone eh 5.8 Teramax, funciona muito bem.
    Da uma olhada pra ver se vc nao tem cliente com virus, ou trocando arquivos entre si, como seu link chega ate seu AP na torre por cabo ou vc tem um ponto a ponto, ser for a segunda opção pode ser seu ponto a ponto.

    Porem estou desistindo deles pela falta de segurança, e facilidade de ser tirado do ar.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, temos 3 deles aqui, e recomendo nao utilizar as duas saidas simultanemante, use de preferencia uma delas pois ai demanda menos processamento, use a esquerda...

    Esses radios aguentam sim 40 clientes simultaneos desde que vc faca um bom controle de banda e o consumo de seus clientes nao sejam elevados, eles sao muito bons mesmo.

  6. #6

    Padrão

    opa, aqui tenho 42 clienes a maiooria 64k, o swl-3300 nao da imcomodo algum, so uma ou duas veces travou, e por aquecimento nada mais, outra coisa que faz ele travar e virus nos clienes, isso e f...
    demais, e um exelente radio, muito bom mesmo.

  7. #7

    Padrão

    Pois é! Meus clientes são heavy user! Tenho uma lanhouse funcionando como cliente.

    Eu libero até 300k, o controle parece estar normal, mais tem hora que fica realmente lento, já analisei o tráfego, mesmo quando tenho uso de 400 ou 500k no link as vezes fica lento, os outros usuáros tentam acessar mais o o controle não parece dividir o link.

    Já reparei que quando isso acontece meus pings ficam no alto, em torno de 200ms.

    Um outro problema que estou tendo é que meu upload está aberto, e não estou conseguindo controlar, acho que isso pode estar dando problemas também.

    Atualmente estou usando uma antena Gi-Link de 15Db, meus cleintes estão pertos, menos de 1km. Acho que isso é problema também, já que tenho repetidor de concorrente perto. O que vcs acham?

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Pois é! Meus clientes são heavy user! Tenho uma lanhouse funcionando como cliente.

    Eu libero até 300k, o controle parece estar normal, mais tem hora que fica realmente lento, já analisei o tráfego, mesmo quando tenho uso de 400 ou 500k no link as vezes fica lento, os outros usuáros tentam acessar mais o o controle não parece dividir o link.

    Já reparei que quando isso acontece meus pings ficam no alto, em torno de 200ms.

    Um outro problema que estou tendo é que meu upload está aberto, e não estou conseguindo controlar, acho que isso pode estar dando problemas também.

    Atualmente estou usando uma antena Gi-Link de 15Db, meus cleintes estão pertos, menos de 1km. Acho que isso é problema também, já que tenho repetidor de concorrente perto. O que vcs acham?
    Vc citou que tem um concorrente por perto, já tentou mudar o canal pra ver se melhora?

  9. #9

    Padrão

    Opa! Beleza "Xande" é, tava pior outro dia, quando mudei o canal melhorou bem, ele está no 5 e eu no 9, se eu for para o 11 meu sinal fica fraco nos clientes, acho que essa antena Gi-Link tá me sacaniando!

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Opa! Beleza "Xande" é, tava pior outro dia, quando mudei o canal melhorou bem, ele está no 5 e eu no 9, se eu for para o 11 meu sinal fica fraco nos clientes, acho que essa antena Gi-Link tá me sacaniando!
    Bom, eu não tenho problemas de interferência de concorrentes, e sim minha mesmo, pq tem muitos PTP meus saindo pra outras cidades. Os canais que não se sobrepõem em 2.4 Ghz são o 1, 6 e 11... vc poderia testar no 1, que é o mais longe possível desse 9 que teu concorrente usa.

    Aqui de vez em quando tenho que trocar de canal um dos meus Mikrotik, não consegui ainda descobrir a fonte de interferência, de repente pode ser até um telefone sem fio de 2,4 ghz...

  11. #11

    Padrão

    É, telefone sem fio 2,4 tem um embaixo do rádio, eu não uso PtP, vai via cabo mesmo, pois está próximo do rádio, canal 1 está ocupado. Vou tentar trocar de antena, gastar uma grana e controlar meu UpLoad, depois postos as novidades, acho que muitos tem esses problemas!

  12. #12

    Padrão

    Ja esta claro seu problema... Upload alto...

    Porque va acha que as teles limitam o upload? pois é ele mesmo quem causa incômodos... um link ADSL de 2mb tem upload baixo de uns 200k ou 300k...

    Aqui fornecemos link de 128k e upload de 64k e nao rola problema nenhum...

    Seu servidor tem CBQ (controle de banda)? se nao tiver aconselho a implementar um urgente.

  13. #13

    Padrão

    Boa tarde "Pedro", com certeza é o principal culpado! Eu uso o HTB, o CBQ não consegui fazer funcionar! Estou tendo dificuldades nesse controle, tem um post meu sobre isso, qualquer coisa dá uma dica ai para nós!

  14. #14

    Padrão

    O swl3300 é exelente e suporta essa aquantidade de trafego tranquilamente, trafega 5mb real tranquilo nele, mais essa questão upxdow tem que ver bem, pois quem tem rodando ai mrtg e ver que tem alguns clientes na rede com virus todos fazendo upload no maximo o download cai na hora porque a banda pra upload não consegue mandar os pedidos, uma dica pra vc é usa a antena na esquerda e use o cbq que ele segura direitinho isso ai pra vc, ja fiz teste com bandlimit que ´um projeto aqui do forum e ele não segura o up quando instalado junto com squid...faça o controle certinho do trafego que não vai ter problemas quanto a isso e use o netstumbler para ver a questão dos canais.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Boa tarde "Pedro", com certeza é o principal culpado! Eu uso o HTB, o CBQ não consegui fazer funcionar! Estou tendo dificuldades nesse controle, tem um post meu sobre isso, qualquer coisa dá uma dica ai para nós!
    Que tipo de servidor voce usa? Linux mesmo ou algum APlinux por tras do SWL?

    Acho que a minidistro Coyote tem um controle simples de banda, caso vc esteja muito apressado e precise fazr urgente, é baseado no linux e bem estavel, funciona em qualquer 486 e cabe num disquete, e é em portugues.

    Caso queira algo mais potente tente o Slackware ou Debian com um firewall instalado fazendo o controle de banda.

    Aqui alguns artigos pra voce ler:

    Linux: Squid - Implementando controle de banda [Dica]
    Linux: Controle sua banda de maneira simples e inteligente com CBQ [Artigo]
    Linux in Brazil ( Controle de banda com CBQ )

  16. #16

    Padrão

    Boa tarde a todos novamente, estou muito satisfeito com a coloboração de todos, nesta questão. Baseado em tudo que foi falado estou convencido que o problema realmente é o Upload.

    Atualmente eu uso o IpCop (www.ipcop.org), e estou satisfeito, já que tem quase 6 mêses que o sistema está em pé!

    Vou tentar montar outra máquina somente para fazer esse controle, já qu pelo que andei lendo o HTB e CBQ não funciona junto com o squid.

    Grato a todos postarei os resultados.

  17. #17

    Padrão

    ...estou postando para informar aos amigos colaboradores, que o problema foi resolvido, o SWL-3300 estava configurado em 1Mb, após fixá-lo em 11Mb ficou ótimo, só falta controlar os uploads! Vou montar outro servidor para tal. Grato a todos.