Senhores

Estou criando um sistema utilizando o Gambas e Mysql.
Montei a base e as tabelas no mysql. Ja estou com algumas telas prontas, e de inicio estou testando os controles.
Mas toda vez que tento me conectar a base dados mysql atravers do gambas, o seguinte erro surge:

DRIVER NO FOUND - MYSQL

Acredito que seja falta de configuracao da ODBC.
Até mesmo atraves do gerenciador (existente no Gambas) de conexoes a base de dados, surge o mesmo erro de falta de driver.

Baixei a unixODBC e mysqlodbc, tentei configurar mas nao tive sucesso !
E nesta configuracao foi chutando, pois tinha muitas perguntas sobre a biblioteca ODBC e Mysql.
A intenção é primeiro configurar a conexao no meu computador, para que eu faça todos testes, depois vou precisar configurar como cliente-servidor, ja que a base de dados vai ficar em um servidor linux, e as estações tambem serao linux !

Ou existe outra maneira de conectar minha aplicacao a base de dados Mysql sem passar por ODBC ?

Necessito de orientacao para fazer a configuracao de conexao odbc (Gambas + Mysql).
Ja procurei em diversos sites e foruns na internet. mas nada encontrei sobre o assunto.
Sistema: Slackware 11 e Mysql 5
O Mysql instalei o pacote pre-compilado que acompanha o DVD do slackware, e gambas e mysqlodbc tambem sao pacote pre-compilado, ja o unixodbc eu compilei a partir do codigo fonte.

Desde ja sou grato !

Abraços,
Ricardo