+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool problema com hd com linux p/ usar em outra maquina

    bem pessoal estou com um problema aqui tenho um hd com conectiva instalado em uma maquina rodando normal, só que agora quero pegar esse hd e usar em uma outra maquina, quando eu coloquei esse hd em outra maquina, quando ele chegar na tela do lilo depois q dou enter ele tenta carregar o linux então reinicia a mqaquina, e fica nisso vai até o lilo tenta carregar o linux e reinicia sozinho será q é alguma configuração de bios? ou do kerneu? o q tenho de farer pra conseguir usar esse hd nessa nova maquina? sem ter q instalar o linux novamente.
    obrigado pela ajuda quem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão

    se você alterou a ordem entre marter/slave ou primario/secundário não funcionará!

    o hd deve ficar na mesma posição em que estava no outro micro!

    o hardware você terá que configurar novamente, ou a distro fará isso por você, mas nunca vi não funcionar..
    você consegue no mínimo utilizar o modo texto! se continuar o problema, só utilizando um live cd para ver o que aconteceu de errado

  3. #3

    Padrão

    o kra acima falou tudo.... verifique a ordem... ide primario / secundario master / slave... ela tem q ser a mesma da configuraćao anterior...



    vlw

  4. #4

    Padrão

    Kra eu ja tive esse problema com o conectiva, o que eu fiz foi atualizar pro mandriva e deu certo. Ele reconheceu no outro PC de boa..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxson Ver Post
    Kra eu ja tive esse problema com o conectiva, o que eu fiz foi atualizar pro mandriva e deu certo. Ele reconheceu no outro PC de boa..
    cara o problema é q se eu mudar pra outra, vai demorar e eu uso esse aí como serv de internet saca aí fica dificil só queria mudar mesmo a maquina colocar uma + potente,
    abraço

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _N3o_ Ver Post
    se você alterou a ordem entre marter/slave ou primario/secundário não funcionará!

    o hd deve ficar na mesma posição em que estava no outro micro!

    o hardware você terá que configurar novamente, ou a distro fará isso por você, mas nunca vi não funcionar..
    você consegue no mínimo utilizar o modo texto! se continuar o problema, só utilizando um live cd para ver o que aconteceu de errado
    cara eu conferi e o hd tá como master na ide1 do mesmo jeito do outro computador, ele abre até o lilo e quando tenta carregar o linux-conectiva9 ele reinicia automaticamente já entrei no setup da bios pra dar uma olhada e tá tudo ok, não será o kernel ???
    fico agradecido pelas respostas

  7. #7

    Padrão

    bom..

    de conectiva eu não entendo nada! só uso debian e slack..

    talvez você tenha que reconfigurar o lilo.. tenta usar um liveCD ou através de um diskette!
    Guia Foca GNU/Linux - Gerenciadores de Partida (boot loaders)

    se você usou o lilo gráfico, talvez isso possa ter alguma influência! mas a solução é tentar reparar o lilo mesmo.. não precisa instalar outro SO por cima não..

    obs: eu sempre troco de máquina ou de hd sem muitos problemas! só preciso configurar modem, video e etc.. usando o debian!

    abraços

  8. #8

    Padrão

    Experimente usar o Cd com a opção "linux rescue" do conectiva, quando chegar ao prompt de comando, dê um chroot /mnt/sysimage e recrie a imagem ramdisk para "preload dos módulos" (man mkinitrd ) . Também regrave o lilo no MBR (simplesmente executando " # lilo"

    Abaixo o descritivo do "initrd", talvez seja a causa de seus problemas:

    DESCRIPTION
    mkinitrd creates filesystem images which are suitable for use as Linux
    initial ramdisk (initrd) images. Such images are often used for
    preloading the block device modules (such as IDE, SCSI or RAID) which
    are needed to access the root filesystem. mkinitrd automatically loads
    filesystem modules (such as ext3 and jbd), IDE modules, all
    scsi_hostadapter entries in /etc/modules.conf, and raid modules if the
    systemâs root partition is on raid, which makes it simple to build and
    use kernels using modular device drivers.

  9. #9

    Padrão

    Amigo,

    Segundo a resposta dos amigos acima, se as configurações de jumper e bios do HD estiverem corretas. Tente configurar o kernel e recompilá-lo no computador antigo, habilitando o suporte a disco referente à placa-mãe do novo computador para o qual o HD será movido e a todo hardware dela também.

  10. #10

    Smile

    Citação Postado originalmente por slackmaster Ver Post
    Amigo,

    Segundo a resposta dos amigos acima, se as configurações de jumper e bios do HD estiverem corretas. Tente configurar o kernel e recompilá-lo no computador antigo, habilitando o suporte a disco referente à placa-mãe do novo computador para o qual o HD será movido e a todo hardware dela também.
    certo, obrigado vou tentar a caregar do cd mesmo, + o prob é q esse computador já foi trocado a placa e o processador sem prob + tá blz obrigado pela ajuda.. abraço