+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Balanceamento de carga no Ubuntu: como fazer?

    Bem pessoal, exponho o seguinte:

    - Disponho de uma máquina rodando o Ubuntu (Dapper Drake) com 2 placas de rede configuradas
    - A primeira rede (eth0) é a rede interna (192.168.1.0/24)
    - A segunda rede (eth1) é a rede que liga o servidor à internet (192.168.254.0/24)
    - Tenho 2 gateways (modems roteados da velox) ligados a um switch que por sua vez está ligado à eth1 do servidor
    - Os ips dos gateways são: 192.168.254.1 e 192.168.254.2
    - O servidor está sendo o gateway da rede interna (eth1), compartilhando os links da eth1 com a rede
    - Possui o iproute2 e o iptables instalados no servidor

    Como eu poderia fazer para que o meu servidor balanceasse os gateways, com essa configuração, para aumentar o link distribuído na rede interna?

    Já tentei vários tutoriais na internet, mas todos se referem a 3 placas de rede ou mais. Eu creio que não haja essa necessidade de 3 placas de rede.

    Agradeço a ajuda de todos!

  2. #2

    Padrão

    cara..

    como você quer fazer o balanceamento dos links? por serviços, por IPs, por custo igual??

    otra coisa, seus GW devem estar em redes diferentes, tipo, coloque um com IP 192.168.254.1 e outro 192.168.253.1 a máscara pode ser 24 bits mesmo...

    veja como quer fazer o balanceamento e me fala, diga também o que já tentou fazer..

  3. #3

    Padrão

    Quero fazer um balanceamento por custo igual.

    Coloquei os meus gateways em redes diferentes, mas nenhum manual se encaixa no meu problema...
    Então resolvi postar aqui para ver se alguem tem a solução


    Ajudem-me!
    :'(

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Quero fazer um balanceamento por custo igual.

    Coloquei os meus gateways em redes diferentes, mas nenhum manual se encaixa no meu problema...
    Então resolvi postar aqui para ver se alguem tem a solução


    Ajudem-me!
    :'(

    Voce tem que colocar eles em placa d redes separadas, nao so hub, vai precisar d 3 placas d rede

  5. #5

    Padrão

    Estou montando um com 5 placa d redes, assim q terminar e rodar tudo certinho, posto aqui ps comandos...

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    cara...

    não necessariamente precisa ser em placas de redes diferentes... pode ser a mesma placa e um switch/hub...

    mas o ideal é uma placa pra cada gw, tem melhor controle...

    qual sua experiência com roteamento?? quero saber até onde posso contar com seus próprios passos...

  8. #8

    Padrão

    nao sei se essa pergunta foi pra mim.. mas temos um provedor aqui, e usamos 5 placas d rede no servidor linux debian..

    e tb mexo fiz o curso CCNA, da cisco, os 4 modulos completos, mas roteador e diferente do linux..

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitpmp Ver Post
    nao sei se essa pergunta foi pra mim.. mas temos um provedor aqui, e usamos 5 placas d rede no servidor linux debian..

    e tb mexo fiz o curso CCNA, da cisco, os 4 modulos completos, mas roteador e diferente do linux..
    na verdade a pergunta foi pro autor do tópico.. mas nao tem problemas...

    se você manja de roteador cisco, pode instalar um programa no linux e usá-lo como um roteador cisco, os comandos serão os mesmos, procure sobre "zebra", acho que é isso..

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    na verdade a pergunta foi pro autor do tópico.. mas nao tem problemas...

    se você manja de roteador cisco, pode instalar um programa no linux e usá-lo como um roteador cisco, os comandos serão os mesmos, procure sobre "zebra", acho que é isso..
    legal, vou dar uma olhada nisso..

  11. #11

    Padrão

    Opa...
    meu conhecimento em roteamento é básico, por isso considero fraco...
    domino um pouco o linux, e sou programador em PHP.

    Achei muitos tutoriais na internet de como se fazer o balanceamento com 3 placas de redes (1 pra a rede interna e outras duas pros links). Mas eu tenho quase certeza que naum é necessário. Eu posso simplesmente colocar cada modem da velox em uma rede diferente pela eth1, e colocar 2 gateways diferentes no meu servidor...
    O que eu quero saber é como eu posso fazer uma regra de balanceamento por peso igual com o iproute2 e o iptables...
    Alguem arrisca?
    =DD

    Estou aguardando!
    =D

  12. #12

    Padrão

    cara...

    vou te dar um bolo pronto, não será nem a receita, será apenas uma questão de adaptação.
    o script abaixo funciona em um servidor, faça a adaptação de acordo com sua necessidade.

    Código :
    #!/bin/bash
     
    # Interface da rede local
    IF0=eth0
     
    # Interface ADSL 1
    IF1=eth1
    # Interface ADSL 2
    IF2=eth2
    # Interface ADSL 3
    IF3=eth3
     
    # IP 1
    IP1=10.0.1.1
    # IP 2
    IP2=10.0.2.1
    # IP 3
    IP3=10.0.3.1
     
    # Gateway 1
    P1=10.0.1.254
    # Gateway 2
    P2=10.0.2.254
    # Gateway 3
    P3=10.0.3.254
     
    # Rede Local
    P0_NET=192.168.10.0
     
    # Rede 1
    P1_NET=10.0.1.0
    # Rede 2
    P2_NET=10.0.2.0
    # Rede 3
    P3_NET=10.0.3.0
     
    # Apaga a rota padrão
    route del default gw 10.0.1.254
     
    ip route add $P1_NET dev $IF1 src $IP1 table ADSL1
    ip route add 127.0.0.0/8 dev lo table ADSL1
    ip route add $P0_NET dev $IF0 table ADSL1
    ip route add default via $P1 table ADSL1
     
    ip route add $P2_NET dev $IF2 src $IP2 table ADSL2
    ip route add 127.0.0.0/8 dev lo table ADSL2
    ip route add $P0_NET dev $IF0 table ADSL2
    ip route add default via $P2 table ADSL2
     
    ip route add $P3_NET dev $IF3 src $IP3 table ADSL3
    ip route add 127.0.0.0/8 dev lo table ADSL3
    ip route add $P0_NET dev $IF0 table ADSL3
    ip route add default via $P3 table ADSL3
     
    ip route add $P1_NET dev $IF1 src $IP1
    ip route add $P2_NET dev $IF2 src $IP2
    ip route add $P3_NET dev $IF3 src $IP3
     
    ip rule add from $IP1 table ADSL1
    ip rule add from $IP2 table ADSL2
    ip rule add from $IP3 table ADSL3
     
    ip route add default equalize nexthop via $P1 dev $IF1 weight 1 nexthop via $P2 dev $IF2 weight 1 nexthop via $P3 dev $IF3 weight 1
     
    ip route flush cache

    valeu

  13. #13

    Padrão

    ahh..

    não se esqueça de criar as tabelas primeiro..