+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre NetFilter/Iptables e Checkpoints

    Ola a todos. Pessoal, desculpem minha ignorância, mas eu gostaria de saber qual a diferença entre NetFilter e Iptables. Dei uma pesquisada na net, mas ainda assim, ficou meio confuso de entender sua diferença, ja que para mim, o funcionamento parece ser o mesmo. Também gostaria de que se alguem pudesse, me explica-se a função de um checkpoint no firewall.

    []....Renato

  2. #2

    Padrão

    Bem, foi interessante a sua pergunta, mesmo porque a maioria das pessoas usa, mas não sabe colocar os pingos nos i's.

    O netfilter em si é o projeto que desenvolve as aplicações de filtro e tratamento de pacotes que operam dentro do kernel GNU/Linux. A aplicação que fica responsável por isso é o iptables, mas falar que o iptables e o netfilter em si são a mesma coisa é errado, porque o netfilter comporta outros projetos, sendo o iptables apenas um deles.

    Quanto à pergunta sobre o checkpoint de firewall... depende do conceito de checkpoint de firewall. Explica pra gente?


    Abraços!

  3. #3
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    checkpoint é um firewall Check Point Software - Firewalls, VPN, Network Protection
    é uma solucao paga de firewall com uma interface bem simples para configuracao.

  4. #4

    Padrão

    so para complementar..

    dentro do netfilter existem varios projetos:

    netfilter ip_conntrack
    netfilter libnfnetlink
    ...

    iptables é apenas um projeto dentro do netfilter

  5. #5

    Padrão

    Na verdade, sobre checkpoint, eu não consegui entender exatamente o que ele faz .

    []s....Renato

  6. #6

    Padrão

    checkpoint eh um firewall em hardware dedicado..

    vc "espeta" o link nele.. e dele vc joga pra sua rede..

    ele filtra TODO trafego etc etc.. eh um excelente hardware (caro tambem).. mas para grandes empresas .. é inevitavel ter !!


    mais info em

    Check Point Software - Firewalls, VPN, Network Protection