+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão configurar redes em linux

    amigos como eu configuro a rede em um pc que usa linux???
    ip,mascara,gateway e dns.

  2. #2

    Padrão

    pesquisa no google que essa resposta é muito facil de achar amigo. Aqui mesmo no fórum vc encontra isso com muita facilidade. Pesquise sempre antes de abrir um novo post. Abraço.

    IP e Máscara:

    # ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up

    GAteway

    # route add default gw 192.168.0.254

    DNS: edita o arquivo /etc/resolv.conf e acrescenta lá os dns da sua rede.


    Isto pode variar de acordo coma distribuição que você está utilizando.

  3. #3

    Thumbs up sim...mas tipo

    eu kero saber o caminho para eu xegar na configuração e é AMIGA!!!

  4. #4

    Padrão distro ??

    Qual a distribuição linux que vc tá usando?
    E a configuração de rede eh residencial? tipo.. vc tem um roteador e ele distribui o IP para o seu pc via dhcp?

    Se vc usar alguma distro baseada no debian como o ubuntu por exemplo, é só editar o arqquivo de configuração /etc/network/interfaces e reiniciar a rede.

    Me diz ai qual a sua distribuição pra eu tentar ajudar direito.

    Ab

  5. #5

    Padrão

    Patricia,

    os blocos reservados pelo 'IANA':

    veja aqui os blocos nao roteaveis na internet, http://www.iana.org/assignments/ipv4-address-space

    sao os 'IANA Reserved'

    estes voce podera usar em sua rede interna

    uma simples explicação de como funciona mascara e gateway..

    uma mascara define o TAMANHO de uma rede ou seja, QUANDO o sistema devera consultar o GATEWAY a rota/caminho para uma outra rede quando o destino na for sua propria rede..

    o gateway geralmente esta ligado a 2 ou mais redes (geralmente internet e lan).. entao quando uma maquina quer acessar um IP que nao esteja na sua rede.. ela consulta o gateway.. se o gateway NAO souber ele consulta o SEU gateway (gateway do gateway).. e assim por dianta.. até achar (estas consultas sao os SALTOS/HOPS)

    geralmente os blocos utilizados em redes locais sao:

    10.0.0.0/8
    192.168.0.0/16
    172.16.0.0/12


    até

  6. #6

    Padrão valew

    to ligada como se configura so nao estava axando o caminho mas agora sei...obg a todos.