+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Duvida do Cão, bridges..

    ola galera, estou iniciando a atividade como provedor esta semana
    e me surgiu a seguinte duvida:

    para clientes que querem "compartilhar" acesso, por ex em uma chácara, ou condomínio, usando apenas 1 kit , (AP e antena) , porém querem ter 2 ou mais assinaturas de planos, é possivel fazer isto? como fica a parte de mac adress, ips no servidor?

    um acess point comum faria o serviço? por ex: um edimax 7209, é preciso que ele seja um router tambem?

    sou leigo em wireless, e tenho médio conhecimento em redes, se puderem me dar alguma explicação agradeço muito.

    obrigado.

    PS.: em breve postarei fotos da torre que eu mesmo criei, acredito que a primeira no estado (SC) trabalhando com energia solar. abraços.:

  2. #2

    Red face aproveitando...

    aproveitando o ensejo, que modem voces recomendariam para tocar um link de 2mb? um com bom custo/benefício.

    atenciosamente,

    Gustavo.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fastsignal Ver Post
    aproveitando o ensejo, que modem voces recomendariam para tocar um link de 2mb? um com bom custo/benefício.

    atenciosamente,

    Gustavo.
    Que tipo de link? ADSL, PPP, Frame Relay? Se for os 2 últimos casos, o modem é fornecido pela operadora, vc vai precisar de roteador. Se for adsl não sei te dizer, mas acho que qualquer um dá conta!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fastsignal Ver Post
    ola galera, estou iniciando a atividade como provedor esta semana
    e me surgiu a seguinte duvida:

    para clientes que querem "compartilhar" acesso, por ex em uma chácara, ou condomínio, usando apenas 1 kit , (AP e antena) , porém querem ter 2 ou mais assinaturas de planos, é possivel fazer isto? como fica a parte de mac adress, ips no servidor?

    um acess point comum faria o serviço? por ex: um edimax 7209, é preciso que ele seja um router tambem?

    sou leigo em wireless, e tenho médio conhecimento em redes, se puderem me dar alguma explicação agradeço muito.

    obrigado.

    PS.: em breve postarei fotos da torre que eu mesmo criei, acredito que a primeira no estado (SC) trabalhando com energia solar. abraços.:
    Nesse caso aí, vc pode usar qualquer radiozinho como cliente. Caso vc queira que os macs cheguem ao servidor, usa ele como brigde, pq se usar como router vai chegar somente o mac do radio. Aqui uso muito o zinwell G120, q tem 250mw no hardware, e é bem estável, e em comparação com esses edimax é bem melhor, e não custa tão mais caro...

  5. #5

    Padrão

    uso edimax aqui para fazer isso quando tem 5 casas coladas e querem instalar coloco um edimax em wds que repassa os macs e pronto funfa tudo certinho

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Nesse caso aí, vc pode usar qualquer radiozinho como cliente. Caso vc queira que os macs cheguem ao servidor, usa ele como brigde, pq se usar como router vai chegar somente o mac do radio. Aqui uso muito o zinwell G120, q tem 250mw no hardware, e é bem estável, e em comparação com esses edimax é bem melhor, e não custa tão mais caro...

    Fala xandemartini...

    cara me tira uma duvida terrivel... li vaaaarios post aqui no forum e varias vezes li por exemplo "Ovislink 'modelo tal' 400mw" agora aproveito teu post e gostaria tirar a duvida contigo ou com alguem aqui do forum. Vc me diz "zinwell G120 que tem 250mw... até ai beleza... mas onde é que se sabe qual a potencia destes equipamentos?... porque eu já consultei a especificação tecnica de alguns destes citados aqui no forum e não acho nada dando essa informação... vi que a potencia do equipamento é dada em dBm mas isso tb não é nenhum problema.. porque passa-se a mw facilmente; então....

    Por exemplo este aqui que vc citou:

    ****************************************************
    Zinwell G-120:
    Transmit power (typical)
    802.11g: 17dBm@54Mbps, before antenna port
    802.11b: 18dBm@11Mbps, before antenna port
    ****************************************************
    Bem... ai é que esta... se eu não estou estou viajando demais pelo que entendi a potencia que vcs dizem é esta transmit power mesmo... certo???? ou viajei bonito???

    se for... eu só não consigo entender porque 17dBm vai ser 250mw.... se para convertermos 17dBm em mw usamos 10.log(Pmw/1mw) ou seja 17^1,5 que dá 50mw....

    então estou apanhando aqui tentando entender como é que realmente funciona esse lance da potencia do equipamento... desde já agradeço a atençao.

    Abraços

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anibalsaucedo Ver Post
    Fala xandemartini...

    cara me tira uma duvida terrivel... li vaaaarios post aqui no forum e varias vezes li por exemplo "Ovislink 'modelo tal' 400mw" agora aproveito teu post e gostaria tirar a duvida contigo ou com alguem aqui do forum. Vc me diz "zinwell G120 que tem 250mw... até ai beleza... mas onde é que se sabe qual a potencia destes equipamentos?... porque eu já consultei a especificação tecnica de alguns destes citados aqui no forum e não acho nada dando essa informação... vi que a potencia do equipamento é dada em dBm mas isso tb não é nenhum problema.. porque passa-se a mw facilmente; então....

    Por exemplo este aqui que vc citou:

    ****************************************************
    Zinwell G-120:
    Transmit power (typical)
    802.11g: 17dBm@54Mbps, before antenna port
    802.11b: 18dBm@11Mbps, before antenna port
    ****************************************************
    Bem... ai é que esta... se eu não estou estou viajando demais pelo que entendi a potencia que vcs dizem é esta transmit power mesmo... certo???? ou viajei bonito???

    se for... eu só não consigo entender porque 17dBm vai ser 250mw.... se para convertermos 17dBm em mw usamos 10.log(Pmw/1mw) ou seja 17^1,5 que dá 50mw....

    então estou apanhando aqui tentando entender como é que realmente funciona esse lance da potencia do equipamento... desde já agradeço a atençao.

    Abraços
    Opa!

    Nunca tinha lido as especificações, sempre fui pela configuração do firmware... lá ele tem assim:

    Transmit Power(OFDM) 20 dbm - 100mw
    Transmit Power(CCK) 24 dbm - 250mw
    Firmware Version 1.4.2e 20070110

    QQer coisa, tamos aí!

  8. #8

    Padrão

    Na situação apresentada, a solução seria colococar o AP como bridge e a autenticação passa a ser feita na máquina de cada cliente que estara compartilhando o acesso.

    Sds,

    rwidal.

  9. #9

    Thumbs up

    Alexandre muito obrigado, por equanto inciarei com ADSL empresarial , quando a demanda apertar partirei para dedicado, obrigado mais uma vez.

    obrigado pela explicacao aos demais colegas sobre o compartilhamento da conexão , farei o que recomendaram.

    um abraço e boa semana de trabalho à todos.

    Gustavo.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Opa!

    Nunca tinha lido as especificações, sempre fui pela configuração do firmware... lá ele tem assim:

    Transmit Power(OFDM) 20 dbm - 100mw
    Transmit Power(CCK) 24 dbm - 250mw
    Firmware Version 1.4.2e 20070110

    QQer coisa, tamos aí!

    hummm... então... eu teria que ver isso dentro do firmware?... ai que esta... mas a regra na hora da compra de equipamentos.... não é ler as especificaçoes e de acordo com o que diz ai fazer ou não a compra...?

    pow to bolado agora... eu queria um radio com 400mw de potencia... já vi que então vou ter que comprar isso no escuro e depois ver no firmware.. é isso mesmo???

    Grande abraço...

    PS: desculpem a minha bolação... mas entrei em conflito mesmo... rsrsrsrsrs
    Última edição por anibalsaucedo; 07-05-2007 às 12:21.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anibalsaucedo Ver Post
    hummm... então... eu teria que ver isso dentro do firmware?... ai que esta... mas a regra na hora da compra de equipamentos.... não é ler as especificaçoes e de acordo com o que diz ai fazer ou não a compra...?

    pow to bolado agora... eu queria um radio com 400mw de potencia... já vi que então vou ter que comprar isso no escuro e depois ver no firmware.. é isso mesmo???

    Grande abraço...

    PS: desculpem a minha bolação... mas entrei em conflito mesmo... rsrsrsrsrs
    Na verdade quem me deixou em dúvida foi vc hehehehe... pq acho q foi de um fornecedor que eu ouvi que o zinwell tinha 250mw por hardware. Tem diversos firmwares por aí que aumentam a potência do rádio por software, e o pessoal comenta que não é muito recomendável fazer isto, pois diminui a vida útil do rádio, caso seja exagerado na hora de se escolher, via software, a nova portência.

    Mas neste exemplo aí em cima que te citei, foi tirado de um zinwell g120 com o firmware original, então eu estou inclinado a acreditar que realmente ele tenha os 250mw por hardware...

    Alguém aí poderia nos tirar essa dúvida??

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Na verdade quem me deixou em dúvida foi vc hehehehe... pq acho q foi de um fornecedor que eu ouvi que o zinwell tinha 250mw por hardware. Tem diversos firmwares por aí que aumentam a potência do rádio por software, e o pessoal comenta que não é muito recomendável fazer isto, pois diminui a vida útil do rádio, caso seja exagerado na hora de se escolher, via software, a nova portência.

    Mas neste exemplo aí em cima que te citei, foi tirado de um zinwell g120 com o firmware original, então eu estou inclinado a acreditar que realmente ele tenha os 250mw por hardware...

    Alguém aí poderia nos tirar essa dúvida??
    éééé... pow desculpa mesmo ai cara... então te botei numa sinuca tb... rsrsrsrs foi mal ae!...

    Mas se alguem puder matar essa duvida ai... estamos aguardando...

    Abraços...

  13. #13

    Padrão

    O zinwell realmente aparece em seu software com 250 mw mas isso gera um certo ruido temos que ter cuidado com a potencia utilizada, nos por exemplo, usamos em media 100 ou 150 mw de potencia de nossos radios aps, mas se for o caso de precisar de potencia sei que tem um senao ecb 3220 que tem 400mw mas repito alta potencial nao quer dizer alta qualidade