+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Backbone passando por 4 switch antes de chegar ao Rádio

    Bom pessoal, finalmente consegui comprar uma sala comercial num dos prédios onde tenho uma base que atende clientes em minha cidade... Estou querendo mudar o provedor (links, servidores, etc) para esta sala, onde é meu escritório, pois iria facilitar a manutenção e gerar menos tráfego, pois o sistema de controle do provedor (Vigo) roda nesses servidores.

    O problema é que, da minha sala até o topo do edifício, tem 4 switchs, pois tenho uns 20 clientes neste prédio, e não tenho possibilidade nenhuma de passar um cabo direto até lá em cima, nem por fora do prédio, nem pela tubulação. Então, se for realmente mudar o provedor para cá, terei que passar por estes 4 switchs todo o tráfego dos clientes. Se eu trocar esses quatro switchs por 3com, sem ser os gerenciáveis, eles aguentarão? O tráfego será de mais ou menos 4 a 6 mbps. Ou terei que usar switchs gerenciáveis, e criar vlans? Não tenho domínio sobre esse assunto, nunca mexi num switch gerenciável, alguém poderia deixar sua experiência quanto a alto tráfego 100% do tempo com esses switchs?

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Kra, antigamente existia HUB e switch e todos switch's eram gerenciaveis, o bom é que hoje não existe mais hub , são todos switch gerenciaveis ou não.
    Trabalhei para uma empresa que usa um switch Dlink de 24 portas todas em uso a mais de 3 anos travegando 8 horas por dia arquivos imensos, esse switch não é gerenciavel e posso lhe garantir que vc pode usar sem problemas.
    o ideal é testar em horário de alto tráfego da rede e ver na outra ponta quantos mb passa, tenta causar um stress nessa rede pra ver até aonde ela aguenta.

  3. #3

    Padrão

    cara se possivel pegue os sw que for usar sem colocar um lan pra rodar e coloque jogos pesados multiplayer pra rodar e ver se aguenta rodando pode colocar que fica blz

  4. #4

    Padrão

    soh tome o seguinte cuidado,

    nao misturar seu link com sua rede interna, diretamente...

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    soh tome o seguinte cuidado,

    nao misturar seu link com sua rede interna, diretamente...
    Isso não vai acontecer, pois as eth0 dos gateways, que é por onde entra a internet, estão num switch juntamente com o roteador, e as eth1, que é por onde sai a internet pros clientes, estará num desses 4 switchs...

  6. #6

    Padrão

    a sim..

    entao acho que nao tera problema nao ..

    outra dica.. switch encore trava com qualquer variação de energia... coloca fontes de 5v/1ah que resolve

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a sim..

    entao acho que nao tera problema nao ..

    outra dica.. switch encore trava com qualquer variação de energia... coloca fontes de 5v/1ah que resolve
    Justamente por isto que irei trocar esses comuns que tenho aqui no prédio, por 3com... tenho que ter total segurança e confiança antes de fazer isso!

  8. #8

    Padrão

    tenho encore e não trava mais as fontes não são as originais, mais para algo desse tipo melhor usar 4 3com

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Meu encore so funcionou com fonte 6v de 1 ampere hauhauahaua

  10. #10

    Padrão

    Olha é meio gambiarra, mas pode resolver...

    Pq vc nao duplica os cabos até o seu radio? separa os 4 fios que nao usa e vai levando até lá...

  11. #11

    Padrão

    Boa frabricio, usa o par morron e azul e pronto não mistura mesmo

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não gostaria de mexer onde já tá funcionando.. pq já faz mais de 3 anos isso. Irei investir em 3com, deve resolver. Tava olhando as especificações, o Officeconnetc de 16 portas, tem um buffer pra 2 mil endereços de mac... é umas 3 vezes mais do que irei precisar... e é indicado pra alto tráfego (backbones). Já tenho um desses rodando, interligando os 2 gateways da rede dos clientes, Tou com um link de 4 mega, axo q devido ao tamanho da cidade não chegará a trafegar mais que 8 mega... e se chegar a isto, estarei muito tranquilo em poder planejar mais investimentos...