+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão trocando de distro - sugestões

    Ola a todos, atualmente uso Slackware 11. Estou tendo diversas dificuldades em relação a testes com slackware tanto na parte de servidor e principalmente na parte de Desktop. Ja uso slackwar a uns 3 anos. Sempre gostei dele porém essa versao 11.0 acho que está píor que a 10. Estou pensando em trocar de distro. Porém, penso sempre em alguma que seja fácil de encontrar pacotes, e consiga trabalhar bem com a parte de Desktop. Ouvi dizer que o Gentoo trata bem a questão de dependências. Estava pensando também no kubuntu, porém, ter que ficar criando "usuario root" me desanima. Estou pensando em trocar de distro, exatamente para não ter que ficar "remendando" coisas no sistema após a instalação. Não penso em usar debian, pois não gosto de gnome.
    Pensei em utilizar o OpenSuse. Mas quando eu fiz uns testes com o Suse 9.3, achei a instalação muito demorada e também achei meio difícil encontrar pacotes, levando em consideração que eu não usava a versão paga. Bom, o que eu gostaria de saber a opnião de voces, é uma distro, com KDE, que eu consiga encontrar bons repositórios de pacotes (free), funcione bem para servidor, e que se possível, tenha uma certa facilidade na resolução de dependencias de pacotes. Estou pensando fortemente em testar OpenSuse, Kubuntu e Gentoo. Qual voces acham a mais indicada ?

    []s...Renato

  2. #2

    Thumbs up

    Dedão, bom dia ...........
    Eu sou usuário e apaixonado pelo Slackware. Uso a versão 11. Mas nunca achei o Slackware como solução desktop. Uso e espero sempre usá-la, tanto como servidor como desktop. É gosto pessoal. Não tenho nada a reclamar do Slackware. É como a gente vestir a camisa e ela se adaptar na gente. Mas, gosto é gosto. E aí não se discute.
    Também já utilizei o Debian que é outra distro maravilhosa no que diz respeito a segurança e estabilidade. É uma senhora distro.
    Já que vc não está contente com nenhuma das duas, sugiro utilizar o Ubuntu. Muito comentada no mundo Linux. E outra baseada no Debian é o Kurumin. Aí meu caro, vc resolve. Já que vc falou das distros mais utilizadas, até passando pelo SuSE, tem também o Mandriva. Tenho colegas que utilizam o Mandriva e não trocam por nada.
    Sinceramente, acho que Ubuntu, Kurumin, Mandriva e SuSE são boas soluções para quem quer o desktop. É uma busca sua. Vale a pena vc tentar.
    Tente ............... sucessos e felicidades ................

  3. #3

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por pssgyn Ver Post
    Dedão, bom dia ...........
    Eu sou usuário e apaixonado pelo Slackware. Uso a versão 11. Mas nunca achei o Slackware como solução desktop. Uso e espero sempre usá-la, tanto como servidor como desktop. É gosto pessoal. Não tenho nada a reclamar do Slackware. É como a gente vestir a camisa e ela se adaptar na gente. Mas, gosto é gosto. E aí não se discute.
    Também já utilizei o Debian que é outra distro maravilhosa no que diz respeito a segurança e estabilidade. É uma senhora distro.
    Já que vc não está contente com nenhuma das duas, sugiro utilizar o Ubuntu. Muito comentada no mundo Linux. E outra baseada no Debian é o Kurumin. Aí meu caro, vc resolve. Já que vc falou das distros mais utilizadas, até passando pelo SuSE, tem também o Mandriva. Tenho colegas que utilizam o Mandriva e não trocam por nada.
    Sinceramente, acho que Ubuntu, Kurumin, Mandriva e SuSE são boas soluções para quem quer o desktop. É uma busca sua. Vale a pena vc tentar.
    Tente ............... sucessos e felicidades ................

    Concordo !!
    Tambem uso o Slackware 11!!

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pelas respostas. Mas a solução que eu estou procurando, é uma distro que se encaixe razoavelmente bem como Desktop (não precise de muita configuração) e se encaixe muito bem como servidor (por isso estou pensando no opensuse). Não penso em usar Debian, unicamente por ele vir com gnome (sei que poderia instalar o kde, mas se fosse pra ter todo esse trabalho, continuaria no slackware). O fato de eu estar desanimado com o slackware, é que ele ultimamente vem apresentando muitos problemas, mesmo formatando ele. Por algum motivo que desconheço, o k3b simplesmente não abr mais no meu slackware, mesmo eu instalando o pacote do slackware (falando nisso, por que ele já não vem instalado ???). Ontem precisei instalar o testdisk para recuperar uma partição com dados deletados, e vejam, não consegui instalar o pacote por que tem um bug no slackware (nessas horas sinto inveja do portage ou apt-get). O que eu venho notando, é que, parece que o slackware está mudando sua filosofia "KISS" por uma tipo "Para que facilitar, se é mais fácil dificultar". E ainda por cima, vem com o kernel 2.4, quando o kernel 2.6 já havia sido lançado acho que a mais de 1 ano. Porém, quando sair o slackware 12 vou testá-lo, e, ai sim vou tomar minha decisão definitiva de deixar ou não de usar o slackware.

    OBS1 - Espero que o Slackware 12 venha com kernel 2.6
    OBS2 - O Slackware 10 era melhor que o 11 (tá quase parecendo uma versão linux de windows xp para windows vista)
    OBS3 - Não se sintam ofendidos (estou pensando e pesquisando muito antes de abandoná-lo). Eu gosto muito de slackware, mas do jeito que ele está, tá complicado.
    OBS4 - Acho que vou testar Gentoo, OpenSuse, Kubuntu e talvez Fedora.

    []s...Renato

  5. #5

    Padrão

    Kra negócio de distro é coplicado... mas vou te falar de minha experiência, pois passei pelo memso problema que o seu...

    Pra desktop eu uso o Big Linux
    Big Linux-Em busca do sistema perfeito!

    Pra server eu uso o Ubuntu.

    Eu acho que o esquema é sair testando e o que vc se adaptar melhor vc fica, eu nos meus testes fiquei com estas duas versões.

  6. #6

    Padrão

    Cara, na verdade o slackware usa o kernel 2.4 muito mais de um ano depois do lançamento da série 2.6 por questões de estabilidade.

    Quanto a estabilidade, nas minhas 2 máquinas (um desktop e um note) eu uso o slack 11, tenho problemas de estabilidade com o X no note pq eu troquei o X 6.9 original pelo 7.2 que coloquei na marra para testar AIGLX e beryl.

    O Slackware continua com a filosofia KISS. Tanto que não há camadas extras de configurações/configuradores entre você e os arquivos texto. Agora, qual foi o pacote que você não conseguiu instalar, e que erro você teve? esse tipo de coisa deve ser reportada para ser corrigida.

    Já quanto a que distro usar, o Debian, assim como o ubuntu permitem a instalação do KDE sem maiores dificuldades (no caso do ubuntu é um só meta-pacote, acho que kubuntu-desktop), e possuem um gerenciamento de pacotes muito bom. Como a questão de se livrar do "dependency hell" eu não utilizaria distros baseadas em RPM, e caso as utilize procure alguma comunitária, pois distros como RH e SUSE costumam dar muito trabalho para manter a não ser que você tenha um contrato com as suas respectivas empresas.

  7. #7
    enochian
    Visitante

    Padrão

    cara seguinte... para a parte de desktop sujiro um sistema mais simples para o user no caso um ubuntu, um suse, kurumin, qq "tranqueira" desse tipo GRAFICO NA VEIA mela cueca eh legal... jah pro servidor recomendo algo mais robusto, uso sempre slack 11 ou bsd no caso freebsd... sistemas fortes estaveis seguros, mais pra isso vai de vc, conf e otimizacao assim como as confs de seguranca... de qq forma cada um eh cada um, cada cuh eh um cuh e gosto naum se discute...

  8. #8

    Padrão

    Eu uso Debian em casa, mas é porque eu sou usuário há muitos anos e porque eu gosto do esquema dela, mas eu também estou gostando muito do Kubuntu que eu instalei aqui (Mesmo não sendo um fã de KDE no princípio). O hardware é muito bem reconhecido, as aplicações são fáceis de se instalar (Sem comentários para o sistema de pacotes, que eu acho que é o mais bem organizado de todas as distribuições).

    Eu achei que a sua opinião sobre a Debian utilizar apenas GNOME é meio mal embasada. Na verdade, tu pode utilizar qualquer outro gestor gráfico que tu deseje e sem grandes dores de cabeça. O pessoal geralmente utiliza GNOME pela maior parte dos usuários Debian gostar de GNOME, mas instalar o KDE é tão fácil quanto.

    O lance o Gentoo é que ele oferece uma otimização para sistemas baseado no processador. Levando isso em consideração, os softwares instalados na sua máquina são todos otimizados para a sua arquitetura de processador, utilizando flags e tudo o mais.

    Para servidor, eu não largo Debian. Para desktop, até agora eu estou no Kubuntu e estou gostando da distribuição.


    Abraços!

  9. #9

    Padrão

    Amigos, obrigado pelas respostas. Em relação aos pacotes instalados, o que eu não consegui instalar foi o testdisk. Entrei em contato com o desenvolvedor, e ele disse que esse bug foi corrigido (?) na ultima versão do slackware (mas eu uso o Slackware 11). Outros pacotes começaram a ficar pirados no Slackware 11 (tudo baixado do linuxpackages) como Br-Office, k3b, wmv nao funfia...etc...etc... Que saudades do Slackare 10.2, onde tudo funcionava e era facil de configurar. Testei o ubunto, porém, tive alguns problemas de compilar pacotes (versão 5 do ubuntu se não me ingano). Mas como não consigo me acustumar (e gostar) do gnome, ontem instalei o Kubuntu 7, e apesar de ser meio pesado para meu pc (duron 1.6 128 ram), acho q vou ficar nele. Caso não goste, vou testar o kurumin 7. Isso tudo, enquanto espero a versão 12 do slackware para ver se melhora um pouco. Gostava do slackware principalmente se eu precisa-se instalar em servidores, mas se a versão 12 não melhorar um pouco, vou usar o ubunto mesmo nos servers (ou talvez debian). Sei que o slackware não eh algo para iniciantes ou para desktop, mas eu usei ele por mais de 3 anos e sempre adorei, mas ultimamente tinha que ficar corrigindo muitas coisas, e entao enchi o saco. Minha preocupação de trocar de distro definitivamente (vai depender de como for o slackware 12) é uma que se adpte tanto a desktop quanto a servidores. Por isso estou pensando seriamente no kubuntu / ubuntu ou kubuntu / debian. De qualquer forma agradeço a atenção e dicas de todos.

    Abraços.....Renato

  10. #10

    Padrão

    Amigo,

    Linux é Linux, não importa qual distribuição! Hoje em dia, quase todas as distruibuições possuem utilitários que visam facilitar nossas vidas, assim como o Slackware, que possui o slack-pkg. E também muitos sites que disponibilizam todos vários pacotes para ele, como:

    LinuxPackages: View


    Última edição por slackmaster; 14-05-2007 às 01:02.