+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Problemas com DoS usando Postfix.

    E ai pessoal, beleza? =)
    Desculpem ai incomodar vocês mais uma vez, mas não tem jeito. >.<

    Tenho certeza que muitos passam por esse problema no dia a dia, que é o caso dos SPAM's e tentativas diretas de ataques de negação de serviço em seus servidores de correio. Tipo... temos tentado barrar o ataque destes SPAMMERs, mas estou achando que esta não é a solução mais plausível. >_<

    A cada verificação de SPAM, estamos barrando cada servidor que encontramos no firewall iptables, mas o arquivo já está ficando grande demais.

    Tentamos então, incluir uma chain e uma regra que encontramos na interent, porém ela não é tão eficaz no sentido de manter a performance do webmail e envio de mensagens (usamos o SquirrelMail).

    A regra que colocamos foi essa:

    (Se houver tentativa de entrada de pacotes pela porta 25, entrar na chain "ataquemail")
    Código :
    -A INPUT -p tcp -m tcp --dport 25 -j ataquemail

    A chain é essa:
    Código :
    -A ataquemail ! -s 127.0.0.1 -m limit --limit 1/s --limit-burst 10 -j RETURN
    -A ataquemail -j DROP

    A regra até barra os SPAM's (pelo menos, não conseguimos mais ver em nenhum ponto do log que existem vestígios de certos servidores fantasmas), mas acaba diminuindo consideravelmente a performance.

    Alguém conhece uma solução legal para tentar pelo menos minimizar a incidência de ataques de DoS e os SPAM's?

    Utilizamos o Postfix em conjunto do amavisnew, SpamAssassin e Clamav.

    Valeu galera. o/

  2. #2

    Padrão

    bom eu nao uso spamassassin vc ja tentou colocar RBL, check de HELO na conf do postfix e autenticar seus usuarios?

    caso nao segue um exemplo que esta no meu servidor.

    Com essa brincadeira reduzi cerca de 90 % dos spans da empresa

    disable_vrfy_command = yes
    strict_rfc821_envelopes = yes
    smtpd_helo_required = yes

    maps_rbl_domains = relays.ordb.org,
    dev.null.dk,
    opm.blitzed.org,
    sbl.spamhaus.org

  3. #3

    Padrão

    Poxa velho, muito obrigado pela força.
    Eu vou fazer um teste com as dicas que você passou. o/

  4. #4

    Smile

    Desculpem levantar este tópico novamente, mas é por uma boa causa.
    nilson, a regra não funcionou aqui, mas serviu de base para que eu podesse pesquisar a respeito.

    Existe uma opção no Postfix chamada smtpd_recipient_restrictions, onde eu posso definir restrições no recebimento das mensagens.

    Usando o exemplo abaixo, você conseguirá barrar boa parte dos SPAM's:

    Código :
    smtpd_sasl_auth_enable = yes
    smtpd_sasl_security_options = noanonymous
    broken_sasl_auth_clients = yes
    smtpd_recipient_restrictions =
     permit_sasl_authenticated,
     permit_mynetworks,
     reject_rbl_client bl-xbl.spamhaus.org,
     reject_rbl_client opm.blitzed.org,
     reject_rbl_client list.dsbl.org,
     reject_rbl_client cbl.abuseat.org,
     reject_rbl_client dul.dnsbl.sorbs.net,
     check_relay_domains

    Esta regra diz para que o Postfix verifique a mensagem comparando com um banco de dados on-line, aceitando ou não a mensagem. Se esta mensagem estiver marcada como nociva no BD, ela será barrada.

    Consegui resolver o problema de receber SPAM's, agora só falta resolver uma forma de evitar a negação de serviço. XD