+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Edimax a 5Km não navega!! O que pode ser??

    Bom dia pessoal,

    Entrei para o Fórum a alguns dias apesar de já ler os artigos e os tópicos ha algum tempo...

    Bom, estou montando um provedor Wireless, da forma que acho que muitos começaram... com poucos recursos econhecimentos... a cada dia vou aprendendo um pouquinho aqui, um pouquinho ali... ralando muito e quebrando a cabeça... nossa...

    De acordo com o que eu pesquisei, e me disseram, para começar o AP EDIMAX 7209 com o Firmware da APROUTER seria um bom começo, ele atenderia uns 20 clientes tranquilos... Até ai beleza... Mas essa semana estou tendo dificuldade com um cliente, de acordo com o Google Eath, a distância entre sua residência e a Base da loja fica exatamente a 5km, com a ajuda de um Binóculo, vi que tinha uma exelente vizada, sem nenhum obstáculo entre os dois pontos, com isso pensei, bom, vou colocar uma Antena de Grade Aquario com um Edimax direcionados para o condomínio em que ele mora e outra Antena de Grade Aquario e um Edimax no cliente, bom para essa distancia, estaria tudo ok certo, os dos AP atualizados com o firmware da APROUTER ambos trabalhando em 400mW, parecia estar tudo certo, equipamento montado e configurado, só que na hora de colocar para funcionar, quem disse que funcionou bem... toda a vizada e tais equipamentos não consigo obter mais de 50% de sinal, onde o a internet fica horrível, muito lenta, já estou a quase duas semanas tentando fazer funcionar e não sei mais o que pode ser, tudo que estava ao meu alcance e dentro dos meus conhecimentos, foi feito, porém, não obtive o resultado que esperava... me disseram que dessa maneira que estou fazendo era para ter pelomenos 80% de sinal...

    Alguém poderia me dar um HELP?

    Esclarecendo algumas coisas, o AP está exclusivo para esse cliente e no cliente tem o mesmo AP vizando evitar incompatibilidade, as antenas estão uma direcionada para a outra, o que posso fazer para melhorar o sinal e fazer com que o ping diminua a latência que está alterando muito e muito alta, caso eu arrume outro cliente no condomínio vou ter que colocar outra antena Direcional para ele... se esse cliente não está pegando bem com a antena virada para ele,,,

    Desde já agradeço a atenção e compreenção de todos...

    Stanley Leal
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Vamos por partes:

    Como estão configurados seus rádios?

    AP + Cliente ou WDS + WDS?????
    ..sugiro colocar AP + Cliente.

    VocÊ não está sando 2 APs (na sua base) em canais próximos??????
    ..lembre, os canais q não se sobrepoem são 1,6,11

    Selecione apenas o modo "B"
    Deixe a taxa de transferencia fixa em 2mb, vc não usará mais q isso pra internet.

    Deixar seus rádios em 400mW é muita coisa, não precisa disso.... em 100mW vai numa boa.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    Seguinte, tenho aqui na minha cidade dois radios zinwell G120, (quase os edmax) e tenho a seguinte configuracao.

    Setados em B
    250 mw
    2 Antenas de grade 24 DB zirok
    Configurados em AP+WDS.
    e a exatos, medidos com gps. 6,567 mts.
    O Sinal do lado B fica a -58db.
    ele ainda faz ap+wds com outro equipamento do mesmo a uns 4KM e tambem
    sinal a -55db.

    Te aconselho o seguinte,
    Inverte a polarizacao de sua antenas para horizontal e verifique se nao tem
    nenhum outro radio com o mesmo canal, mas acredito que invertendo a polaridade vai te ajudar muito.

    E este ap ainda atende um Mikrotik que tá com 32 clientes nele. Gerando um trafego em horario de pico mais de 1 MB e tá com ping para o ultimo radio da serie de 2 a 4 ms.

    PS: para inverter a polaridade das antenas de grade, nao basta apenas virar o bico, tem de virar toda a gradde ok. Mas nas ziroks, miniparabolas, ai vc apenas inverte o alimentador.

    Posta as alteracoes ai, que com certeza fecharemos estes enlaces.
    E tambem desanima, nao muitas vezes wireless é tentativa e erro mesmo.rsrs

    espero ter contribuido.

    Eduardo.

  4. #4

    Cool

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Vamos por partes:

    Como estão configurados seus rádios?

    AP + Cliente ou WDS + WDS?????
    ..sugiro colocar AP + Cliente.

    VocÊ não está sando 2 APs (na sua base) em canais próximos??????
    ..lembre, os canais q não se sobrepoem são 1,6,11

    Selecione apenas o modo "B"
    Deixe a taxa de transferencia fixa em 2mb, vc não usará mais q isso pra internet.

    Deixar seus rádios em 400mW é muita coisa, não precisa disso.... em 100mW vai numa boa.
    Caros Eduardo e Jr,

    Seguinte, vou explicar a extrutura que tenho hoje para que entenda melhor e possa me ajudar....

    Tenho uma base na minha loja onde tem uma torre com 2 Antenas de Grade Aquario 25dBi e uma Antena Omni de 15dBi cada uma com um AP Edimax trabalhando nos canais 2, 6 e 11. Uma vez que tenho uma Antena de Grade Direcionada exatamente para a casa do cliente, a outra fixada acima e Direcionada exatamente para traz e a Omni acima das duas, todas configuradas como AP. Estes AP´s estão dentro de uma Caixa Hermética ligados as antenas por PIG TAIL, utilizando o sistema POE para alimentação de REDE e ENERGIA. Os clientes que tem Access Point, todos estão configurados como Bridge/Cliente.

    Bom, voltando ao meu probleminha, também configurei a rede em "B" para testar, mas deu na mesma, permaneceu o mesmo sinal, sem alteração alguma.

    Amanhã irei alterar a potência para 100mW para fazer os testes.

    Dúvidas:
    Como eu faço para fixa em 2Mb a taxa de transferência? Utilizo o firmware da APROUTER.
    Qual antena devo inverter a polarização, a do cliente certo?

    PS.: Nesse AP que está direcionado para o cliente, tem apenas ele e mais ninguém, ou seja, não é nenhuma sobre carga...

    Atenciosamente,

    Stanley Leal

  5. #5

    Padrão

    amigo era bom você postar uma foto ai pra gente da sua torr pra poder ver onde está o erro na estrutura..

    vamos la, da uma olhada na conexões dos cabos, conferir se os pigtail estão ok, direcione tudo certinho.

    mantenha um boa distância entr as antenas de grade se estiver na mesma torr, ao menos de 3 a 4 metros para reduzir a interferência delas, e muda a polarização para horizontal, pois quando existem muitas antenas de grade numa torre com radios de muita potência acontece isso mesmo, conexão ruim...perda de pacotes e outro problemas mesmo dando um nivel de sinal que era pra ta navegando muito bem, aconselho você não subir os radios para esse 400mw pelo fimware, deixa ele com o que vem como o zinwell g120 com 250mw e não precisa mais que isso, seu problema ai acho que é interferência gerada por você mesmo por causa das antenas muito proximas umas da outras.

    boa sorte

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    amigo era bom você postar uma foto ai pra gente da sua torr pra poder ver onde está o erro na estrutura..

    vamos la, da uma olhada na conexões dos cabos, conferir se os pigtail estão ok, direcione tudo certinho.

    mantenha um boa distância entr as antenas de grade se estiver na mesma torr, ao menos de 3 a 4 metros para reduzir a interferência delas, e muda a polarização para horizontal, pois quando existem muitas antenas de grade numa torre com radios de muita potência acontece isso mesmo, conexão ruim...perda de pacotes e outro problemas mesmo dando um nivel de sinal que era pra ta navegando muito bem, aconselho você não subir os radios para esse 400mw pelo fimware, deixa ele com o que vem como o zinwell g120 com 250mw e não precisa mais que isso, seu problema ai acho que é interferência gerada por você mesmo por causa das antenas muito proximas umas da outras.

    boa sorte
    Certinho... irei tirar um foto da minha mera torre antes de fazer tais modificações....

    De qualquer forma após tirar as fotos irei colocar colocar a anena mais baixa... e colocarei uma caixa hermetica exclusiva para o radio que vai ficar em baixo.

    Ainda tenho umas dúvidas, COMO FIXA A TAXA DE TRANSFERÊNCIA PARA 2MB??, já procurei em todos os lugares no fimware da AP ROUTER e não encontrei... outra coisaseria qual das antenas devo girar, a do cliente ou a da base?

    Atenciosamente,

    Stanley Leal

  7. #7

    Padrão

    vc deve girar tanto a antena da base quanto a do cliente (eles precisam trabalhar necessáriamente na mesma frequencia).

    a taxa de transferência vc seta na aba Avançado do item Wireless, normalmente ele fica como auto como default.... vc altera pra 2mb.

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Opa galera,

    Bom dia... desculpem a demora em postar as fotos da torre... quando falei com vc´s ela tinha somente as duas antenas de Grade e a Omni, elas estavam exatamente uma para frente outra para trás...

    Resolvi colocar essas duas antenas "que estão em baixo" uma na vertical outra na horizontal para fazer os testes no cliente, por hoje ser Domingo vou na casa dele somente na segunda feira...

    A antena hoje está composta da seguinte forma:

    04 Antenas de Grade
    04 Edimax
    01 Antena Omni (desligada no momento)

    Atenciosamente,

    Stanley Leal
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3089.jpg
Visualizações:	204
Tamanho: 	981,4 KB
ID:      	700   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3066.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	296,7 KB
ID:      	701  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3071.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	295,8 KB
ID:      	702  

  10. #10

    Padrão

    vamos la, vi que você usa antena da aquario, caso tenha alguma do modelo antigo do mude, pois ela costuma entrar água, vi que sua torre é bem pequena e não tem muito espaço, mais vejo que a altura que está as antenas dos ponto-a-ponto poderia ser coloca nesse predio que está a torre bem longe da sua torre, assim ficaria bem melhor o funcionamento do seu sistema e deixa só a omni la.

  11. #11

    Cool

    Aí pessoas, consegui fazer funcionar, está a 66%, ta navegando, mas o cliente está reclamando de lentidão e reclama também de não conseguir conectar um segundo computador... ele tem dois pc´s em casa... quando liga apenas um funciona beleza ao ligar o segundo ele disse que a internet para.

    Coloquei na casa dele uma antena Aquario de Grade e um AP Edimax (AP ROUTER), na base a mesma coisa...

    Tenho como melhorar esse link? Lembrando que a distância éh 5km.

    Atenciosamente,

    Stanely Leal

  12. #12

    Wink

    Citação Postado originalmente por stanleyleal Ver Post
    Opa galera,

    Bom dia... desculpem a demora em postar as fotos da torre... quando falei com vc´s ela tinha somente as duas antenas de Grade e a Omni, elas estavam exatamente uma para frente outra para trás...

    Resolvi colocar essas duas antenas "que estão em baixo" uma na vertical outra na horizontal para fazer os testes no cliente, por hoje ser Domingo vou na casa dele somente na segunda feira...

    A antena hoje está composta da seguinte forma:

    04 Antenas de Grade
    04 Edimax
    01 Antena Omni (desligada no momento)

    Atenciosamente,

    Stanley Leal
    Amigo os 50% e normal tenho um link ponto a ponto de 5km com dois edimax e funciona blz, a configuração que eu usei foi a seguinte banda 9 por que tenho uma omini em banda 11 e o outro AP que recebe o link de internet em banda 2 so assim funcionou a 800KB/s
    ja a taxa de rede eu usei 11MB fixo para o radio nao ficar pulando as taxas e fazendo perca de pacote ! agora uma coisa muito importante que sempre me deu dor de cabeça com o estes radios, a potencia usada 400mw so na omini e em ultimo caso por que na verdade quanto maior tu colocar a potencia falça do radio , veja bem falça , por que nao atinge mais que 100mw na maioria ..bom enfim quanto mais tu forçar o radio maior vai ser o ruido fazendo com que ele e os outros equipamentos tenhao seu desempenho reduzido então eu quero dizer o seguinte .reavalie tuas potencias usadas neste equipamentos .coloque so o neceçario ..nos clientes nunca coloque mais que 200mw pois vai gerar ruido na tua estação de transmisão. e outra equipamentos novos da edimax 7209 estão queimando com o firmware a 400mw cuidado !

    Lembre Força de sinal nao quer dizer QUALIDADE DE SINAL !!!!

    ex: tenho 2 AP edmax a 200mw a 8k com força de sinal 28% mas a qualidade ta boa pois o cliente consegue tranquilamente navegar os dois megas contratados !

    Epero de alguma forma ter ajudado ! qualquer coisa prende o grito !