+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ploblema grave na REDE Wi-Fi

    Pessoal tive um problemao na minha rede e descobri qual era e resolvi so nao sei como evita-lo mas estou colocando este post na esperanca de alguem que esteja passando pelo mesmo problema fique sabendo o q esta causando e quem conseguiu achar uma solucao pratica que poste aqui para que outros possam ver e resolver definitivamente este problema, é o seguinte, ha algum tempo atraz minha rede toda parou e ninguem conseguia se conectar e eu nao detectava nenhum problema de hardware ou software e fiquei dias sem navegar, a conexao ia e voltava enfim foi uma senhora dor de cabeça e finalmente dscobri q um dos meus 100 usuarios que é um curioso mudou o ip e escolheu justamente o ip do servidor e por causa diso todo o serviço parou, isso nao foi premeditado e decobri sem querer agora imagina se fosse proposital alguem se interligasse a uma de minhas torres e fizesse a mesma coisa, eu iria ficar maluco e toda a minha rede ficaria parada ate eu descobrir o infeliz ou mudasse todos o ip do servidor, entao peço se alguem tiver alguma solucao qto a este problema coloque sua resposta aqui.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tive o mesmo problema,

    simples,

    na sua torre, coloque um Mikrotik,
    e NA PONTA DELE, no caso, o ip do mikrotik fique de servidor lá,

    o ip gateway vai ser o mk da wireless no caso, cara, o cara pode por seu IP , vai dar conflito de ip e ele desce.
    testei isso aqui e é um fato VERIDICO! funciona beleza.

    agora outra solução eu nem sei.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Quando cria-se uma rede em modo bridge transparente se ocorrer um problema parecido com esse terá problemas na rede toda. Uma opção seria configurar em modo router, desta forma apenas a rede de uma determinada interface teria problemas.

    Outra forma é trabalhar com PPPoE.

    Uma outra opção ainda seria atribuir IPs com mascara /32 obrigando desta forma todo IP a comunicar-se com o gateway.

    No caso, do MT pode ainda desabilitar a comunicação entre hosts da mesma interface (Defaul Forward desabilitado). Desabilitar a autenticação automática na interface (Default Authenticate desmarcado). Cadastrar apenas os IPs/MACs que podem conectar.

    Pode ainda criar sub-redes /30 com regra de firewall bloqueando o acesso entre redes.

    São alguma opções. Convém estudá-las e ver qual situação se adapta a sua topologia.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Pessoal tive um problemao na minha rede e descobri qual era e resolvi so nao sei como evita-lo mas estou colocando este post na esperanca de alguem que esteja passando pelo mesmo problema fique sabendo o q esta causando e quem conseguiu achar uma solucao pratica que poste aqui para que outros possam ver e resolver definitivamente este problema, é o seguinte, ha algum tempo atraz minha rede toda parou e ninguem conseguia se conectar e eu nao detectava nenhum problema de hardware ou software e fiquei dias sem navegar, a conexao ia e voltava enfim foi uma senhora dor de cabeça e finalmente dscobri q um dos meus 100 usuarios que é um curioso mudou o ip e escolheu justamente o ip do servidor e por causa diso todo o serviço parou, isso nao foi premeditado e decobri sem querer agora imagina se fosse proposital alguem se interligasse a uma de minhas torres e fizesse a mesma coisa, eu iria ficar maluco e toda a minha rede ficaria parada ate eu descobrir o infeliz ou mudasse todos o ip do servidor, entao peço se alguem tiver alguma solucao qto a este problema coloque sua resposta aqui.
    Como o sergio falou use autenticacao.. nao ha nem nescessidade de colocar ip gw. agora uma solucao rapida e colocar sua interface la em arp reply-only e cadastre todos os ips e mac na tabela arp.

  5. #5

    Padrão

    pessoal mas tem um porem ou eu entendi errado, tipo assim

    meu mk é o gateway, mas ele não é o ap da torre ele esta atras do ap, só como servidor e se alguem colocar um ip igual a ums dos ips que esta setado no mk? sera que nao vai dar pane? sendo assim travando tudo.

    eu ate poderia fazer um teste, mas se travar tenho que andar 10 km para resetar o mk.