+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão tirar permissão total do SAMBA

    Pessoal, quando instalado o SAMBA ele fica com permissão máxima na minha rede. Como faço para tirar essa permissão máxima?

  2. #2

    Padrão /etc/samba/smb.conf

    Cara, isso você define no arquivo de configuração citado acima, abra ele com um editor de texto, no final tem uma seção que define os compartilhamentos, algo como isso:

    #=========== Compartilhamento de Diretórios ===============

    [homes]
    comment = Pastas dos Usuários
    public = no
    browseable = no
    writeable = yes
    valid users = %S
    read only = No
    force user = %S

    [homes] é o nome do compartilhamento, e o que vem logo abaixo são opções, recomendo você usar essas para restringir APENAS para quem voce quiser que acesse:

    public = no
    valid users = @grupo

    se precisar de alguma configuração de permissão mais "complicada", veja também no manual, uma opção que se chama "force mask" e "create mask"

    daí vc adiciona no grupo os usuários que você quiser que acessem, espero ter ajudado, valeu!

  3. #3

    Padrão

    aí tranquiles, tenho dúvida e se colocar o SAMBA em uma rede aonde tem vários servidores, se ele não vai assumir que ele é o servidor principal, isso é minha dúvida...

  4. #4

    Padrão

    Depende de como você configurar o servidor. Lembre-se que uma máquina GNU/Linux rodando Samba pode simplesmente compartilhar arquivos e impressoras na rede, não autenticando nenhum usuário e nem resolvendo nomes NetBIOS. Essa máquina descrita não é o quê a gente chama de controlador de domínio (PDC). Você só vai ter problemas se quiser colocar dois PDC's na mesma sub-rede. Entretanto, você pode ter uma máquina que simplesmente autentique os usuários e uma outra máquina que compartilha arquivos e impressoras e que ainda assim utilize um controle por usuários cadastrados na máquina que cuida da autenticação, no caso o PDC. Você vai encontrar bastante informação sobre isso no Focalinux.


    Abraços!

  5. #5