+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Setoriais / Canais / SSID - Opiniões!

    Olá pessoal!

    Gostaria que os colegas me dessem suas opiniões quanto a minha configuração atual, hoje instalei 3 antenas setoriais de 120º TSM 9 dbi, no lugar de uma omni hyperlink de 15 dbi. Os motivos da troca foram, primeiro que eu estava enfrentando problemas, acredito que com a interferência, conforme podem ver na figura em anexo... Segundo por causa da homologação, visto que minha licença SCM saiu...

    Configurei da seguinte forma:

    Setorial 1 - Canal 1
    Setorial 2 - Canal 4
    Setorial 3 - Canal 3

    O ssid mantive o mesmo nas 3 antenas, para não ter que passar nos clientes reconfigurando, fiz correto? Pude notar que alguns clientes conectaram nas antenas erradas, isso se ajusta depois automaticamente? (Uso mikrotik com placas Dlink G520)

    Bom, segue abaixo a figura da ferramente SNOOPER do MK, que detectou o uso do spectro. gostaria que baseado nela os colegas emitissem suas opiniões!

    (as redes assinaladas são as minhas, sendo que a _EsPuMoSo_ e a PTP_MCO são usadas direcionais, para ponto a ponto)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snooper.JPG
Visualizações:	302
Tamanho: 	86,9 KB
ID:      	692  

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Olá pessoal!

    Gostaria que os colegas me dessem suas opiniões quanto a minha configuração atual, hoje instalei 3 antenas setoriais de 120º TSM 9 dbi, no lugar de uma omni hyperlink de 15 dbi. Os motivos da troca foram, primeiro que eu estava enfrentando problemas, acredito que com a interferência, conforme podem ver na figura em anexo... Segundo por causa da homologação, visto que minha licença SCM saiu...

    Configurei da seguinte forma:

    Setorial 1 - Canal 1
    Setorial 2 - Canal 4
    Setorial 3 - Canal 3

    O ssid mantive o mesmo nas 3 antenas, para não ter que passar nos clientes reconfigurando, fiz correto? Pude notar que alguns clientes conectaram nas antenas erradas, isso se ajusta depois automaticamente? (Uso mikrotik com placas Dlink G520)

    Bom, segue abaixo a figura da ferramente SNOOPER do MK, que detectou o uso do spectro. gostaria que baseado nela os colegas emitissem suas opiniões!

    (as redes assinaladas são as minhas, sendo que a _EsPuMoSo_ e a PTP_MCO são usadas direcionais, para ponto a ponto)

    Xandy amelhor Canalização é esta:


    Configure da seguinte forma:

    Setorial 1 - Canal 1
    Setorial 2 - Canal 6
    Setorial 3 - Canal 11

    Para não interferir entre si

    J0ão

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joaocaramba Ver Post
    Xandy amelhor Canalização é esta:


    Configure da seguinte forma:

    Setorial 1 - Canal 1
    Setorial 2 - Canal 6
    Setorial 3 - Canal 11

    Para não interferir entre si

    J0ão
    Olá João, eu tenho conhecimento que os únicos canais que não se sobrepõem são 1, 6 e 11... porém se vc analizar a tela que postei, o canal 6 por exemplo, é um dos mais utilizados aqui na minha cidade... cuidei pra deixar em canais vagos, e com intervalo de 3 canais... e a única combinação que encontrei foi esta...

  4. #4

    Padrão

    A questão das setoriais é superar cada quantidade de clientes se elas estão tudo no mesmo ssid os clientes vão se conectar onde esteja mais forte, aqui tem caso de clientes que pega por exemplo "tuxnet1" 100% mais tuxnet1 ja está com media de 40 clientes online, entrão eu conecto na "tuxnet2" que está com 90% e vai rodar da mesma forma so que a tuxnet2 ta com média de 15 online então não vou sobrecarregar apenas um setor mais caso os 3 setores tem quantidade de conexões parecidas não vai ter esse problema, aqui tenho 2 setores que tenho muito cliente ai tenho aps2000 rodando cada ap 2000 fica um uma região com muito cliente e outra com pouco.

    acho melhor você alterar esse ssid e mudar os clientes aos poucos.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    A questão das setoriais é superar cada quantidade de clientes se elas estão tudo no mesmo ssid os clientes vão se conectar onde esteja mais forte, aqui tem caso de clientes que pega por exemplo "tuxnet1" 100% mais tuxnet1 ja está com media de 40 clientes online, entrão eu conecto na "tuxnet2" que está com 90% e vai rodar da mesma forma so que a tuxnet2 ta com média de 15 online então não vou sobrecarregar apenas um setor mais caso os 3 setores tem quantidade de conexões parecidas não vai ter esse problema, aqui tenho 2 setores que tenho muito cliente ai tenho aps2000 rodando cada ap 2000 fica um uma região com muito cliente e outra com pouco.

    acho melhor você alterar esse ssid e mudar os clientes aos poucos.
    Beleza, mas assim, se eu botar 3 ssid diferente, e ir de cliente em cliente, conectando cada um na antena correspondente.. Daí tem a questão de o cliente fuçar e mudar, ou às vezes o próprio windows xp simplesmente conecta errado, não vai acabar bagunçando tudo de novo? Pq eu teria q visitar cerca de 160 clientes que conectam nessa base, é muito serviço! Não teria como fazer isso no próprio mikrotik?

    Já estive observando e alguns clientes q estavam conectados nas antenas erradas, agora estão corretos... ou seja, conectaram na antena que deveriam realmente estar...
    Última edição por xandemartini; 12-05-2007 às 19:14.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Beleza, mas assim, se eu botar 3 ssid diferente, e ir de cliente em cliente, conectando cada um na antena correspondente.. Daí tem a questão de o cliente fuçar e mudar, ou às vezes o próprio windows xp simplesmente conecta errado, não vai acabar bagunçando tudo de novo? Pq eu teria q visitar cerca de 160 clientes que conectam nessa base, é muito serviço! Não teria como fazer isso no próprio mikrotik?

    Já estive observando e alguns clientes q estavam conectados nas antenas erradas, agora estão corretos... ou seja, conectaram na antena que deveriam realmente estar...
    Configure o MAC do cliente para o cartão/antena correto.

  7. #7

    Padrão

    é uma forma, permitir os macs na placa que atende o setor

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Beleza, mas assim, se eu botar 3 ssid diferente, e ir de cliente em cliente, conectando cada um na antena correspondente.. Daí tem a questão de o cliente fuçar e mudar, ou às vezes o próprio windows xp simplesmente conecta errado, não vai acabar bagunçando tudo de novo? Pq eu teria q visitar cerca de 160 clientes que conectam nessa base, é muito serviço! Não teria como fazer isso no próprio mikrotik?

    Já estive observando e alguns clientes q estavam conectados nas antenas erradas, agora estão corretos... ou seja, conectaram na antena que deveriam realmente estar...
    Xandy

    Outra sugestão, experiência vivenciada aqui em minha cidade, quando fui pra instalar meu provedor optei pelas antenas setoriais de Polarização Horizontal, tem setor que é o mesmo canal do concorrente, porém o meu é mais forte, e já vou montar um POP em outro canto da cidade de costas dos sinais da concorrencia.

    João

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joaocaramba Ver Post
    Xandy

    Outra sugestão, experiência vivenciada aqui em minha cidade, quando fui pra instalar meu provedor optei pelas antenas setoriais de Polarização Horizontal, tem setor que é o mesmo canal do concorrente, porém o meu é mais forte, e já vou montar um POP em outro canto da cidade de costas dos sinais da concorrencia.

    João
    Obrigado a todos pelas manifestações, segunda começo então a cadastrar os macs no access list do mikrotik, cada um em sua antena correspondente.

    João, obrigado pela dica... nos novos pops q eu abrir, possivelmente usarei antenas horizontais sim, pois essa poluição "surgiu do nada" aqui. Trabalhei 3 anos e meio tranquilamente, e somente essa semana começou a dar problemas.

    De imediato não irei usar horizontais, pq já tenho 4 setoriais de 90 15 dbi da TSM, e essas 3 de 120 9 dbi também da TSM, então como já tenho tudo aqui, não tenho como mudar agora hehehehe..

    Mais uma vez obrigado a todos que se manifestaram.

  10. #10

    Padrão

    Segue um plano de canais, onde é possivel verificar as frequencias de cada canal, para verificar quais canais não se sobrepõe.
    Quanto a não permitir que cada cliente se conecte em qualquer antena, a unica maneira realmente é o controle de MAC, liberando o MAC apenas na setor escolhida.

    Eu criaria SSID difirente para cada setor e criaria um virtualAP em cada interface com o SSID anterior, até visitar todos os clientes e transferir ele para cada setor diferente. Depois, seria apenas remover o virtualAP. Acho que SSID diferente, facilita o controle, mas isoo é minha opinião pessoal.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         planodecanais24ghz0cf.gif
Visualizações:	215
Tamanho: 	31,6 KB
ID:      	699  

  11. #11

    Padrão

    a horizontal em muitos meios é menos usada, eu tenho pop nas duas polarizações e a horizontal não me da trabalho, uso apenas um pop em uma cidade onde a concorrencia tem 3 outros pop com swl3300 e senao com omni de 8, 18 dbi e mesmo assim meu sinal fica melhor e com menos ruido.