+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Diferenças de Pacotes

    Caros amigos estava procurando alguns pacotes para instalar no slackware, e justamente vi uns pacotes que realmente não sei o significado.

    Pacotes x86_64, i486, i686, alpha.

    Se vcs puderem me ajudar, agradeço


    Muito obrigado e um abraço a todos


    Fabio Bohnstedt

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    x86_64 processadores 64 bits
    i486 processadores 32 bits
    i686 processadres Xeon
    alpha processadores via

    naum tenho certeja mais parece que é isto

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    x86_64 processadores 64 bits
    i486 processadores 32 bits
    i686 processadres Xeon
    alpha processadores via

    naum tenho certeja mais parece que é isto
    Na verdade, esse "tipo de processador" é o processador para o qual foram optimizados os conjuntos de instruções do programa. Então i486 quer dizer que o programa foi optimizado para processadores 486 e acima. i686 se refere a processadores acima do pentium II, se não me falhe a memória (o que também inclui os xeons) e alpha para os processadores alpha-sparc, bastante comuns em equipamentos da Sun (os processadores Via, como o C3 também são x86), e x86_64 são para processadores x86 com conjuntos de intruções de 64 bits.

    Distribuições (ou meta-distribuições, no caso) como o gentoo compilam o código para exatamente o conjunto de instruções de sua máquina, de forma que além das optimizações genéricas ele vai utilizar as específicas de seu processador ( como por exemplo instruções tais quais SSE2 e etc)

    No slackware por padrão TODOS os pacotes vem compilados com target de optimização como i486 para garantir a compatibilidade com um número maior de computadores, incluindo máquinas idosas. Agora, por acaso fabiobohnstedt, que pacotes você está procurando? RPM's a serem convertidos? dá uma olhada no linuxpackages.net ou slacky.eu onde vc encontra pacotes nativos do slackware.