Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Estabeleça as rotas que vc conhece para um link, acrescentando na medida que vc for identificando e deixa um como default, assim não corre o risco de ter páginas que não abram.
    Ex: pra colocar só o msn num link e deixar o outro default:
    link01 - ip router
    add dst-address=64.0.0.0/8 gateway=201.xx.xx.xx scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no
    add dst-address=65.0.0.0/8 gateway=201.xx.xx.xx scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no
    add dst-address=207.0.0.0/8 gateway=201.xx.xx.xx scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    link 02
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=200.xx.xx.xx scope=255 target-scope=10 comment="link default" disabled=no

    Esse é o melhor load balance que já coloquei pra funcionar, tenho ele em clientes meus a mais de 6 meses sem problemas e rodando com 4 links.

    OBS: vc poderá ainda colocar um deles direcionados pra portas altas, direcionando para os p2p da vida.

    Ex :
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.4.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=UDP-111-1023/1 comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.4.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=TCP-2000-5899/1 comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.4.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=TCP-2000-5899/2 comment="" disabled=no
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.4.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=TCP-5910-65535/2 comment="" disabled=no

    É isso ae ..........

  2. #22

    Padrão

    Acabei de colocar em produção um servidor mikrotik com 4 pacas de rede e 5 links internet no total de 4.8mbps.

    O que faço é marcar a rota de cada endereço ip ou rede , tipo grupoA, depois em routes crio cada rota com base na marca grupoA. Criei um grupo para cada link e ainda uma rota default por onde saem os ips sem marca nenhuma.

    Está funcionando muito bem. Porem não é load balance.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Voce pode apenar definir uma rota p/ a rede 192.168.100.0/25 sendo o gateway dela 10.1.0.1 e definir outro gateway para os outros clientes. Não precisa marcar pacotes e nem criar regras.
    Loadbalance em 2 minutos...
    Funciona com bancos, https e tudo o mais. Na realidade, é o mesmo procedimento, mas a sleção do link de saída é feita com base em rotas estáticas e não em marcação de pacotes (acho que fica mais confiável).
    Ola antoni utilizo aqui em minha rede um load balance planet mas não estou gostando do desempenho dele, e estou pensando em dividir os meus clientes em duas redes ou seja dois Gateways, duas classes de IPs mas sou bastante leigo ainda em Mk e gostaria se possivel de sua Ajuda, exemplo rede 192.168.1.0/24 Gateway 192.168.1.1, 192.168.2.0/24 gateway 192.168.2.2, vou ter que fazer o nat 2 vezes com as duas interfaces de rede ? como vou especificar qual interface vai pra que Gateway e como ficar no meu caso que já tenho duas redes uma 192.168.2.0 e a outra 192.168.1.0 ? desde já pbrigado.

  4. #24

    Padrão

    Vai em IP >> routes e adiciona a rede dos cliente e o gateway daquela rede. O mikrotik identifica em qual placa está ligado o gateway pelo endereço que vc especificou em cada ether (em ip >> address).

  5. #25

    Talking

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Ola antoni utilizo aqui em minha rede um load balance planet mas não estou gostando do desempenho dele, e estou pensando em dividir os meus clientes em duas redes ou seja dois Gateways, duas classes de IPs mas sou bastante leigo ainda em Mk e gostaria se possivel de sua Ajuda, exemplo rede 192.168.1.0/24 Gateway 192.168.1.1, 192.168.2.0/24 gateway 192.168.2.2, vou ter que fazer o nat 2 vezes com as duas interfaces de rede ? como vou especificar qual interface vai pra que Gateway e como ficar no meu caso que já tenho duas redes uma 192.168.2.0 e a outra 192.168.1.0 ? desde já pbrigado.

    AMIGO EU DIVIDI EM DUAS REDES MEUS CLIENTES POIS TENHO UMA LAM TBM COLOQUEI UM IP INTERNO E OUTRO EXTERNO PARA EU DEFINIR O GAT E A FAIXA DE IP COLOQUEI 2 IPS NA PLACA DE SAIDA DA INTERNET, FUNCIONA PERFEITAMENTE, SIMPLESMENTE IR EM IP ADRESS E COLOCAR O IP DE SAIDA Q CV QUER N PRECIZA MUDAR + NADA VLW ATÉ +

  6. #26
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    muito bom cara fiz no meu e deu certinho como eu queria abracos....

  7. #27

    Exclamation

    bom dia!

    Uma duvida! tenho 4 adsl de 1mb, terei q ter no mk uma placa de rede para cada link ou se ligar os modens num hub da pra ligalos em uma só placa de rede?
    Lembrando q precisarei fazer um balanceamento.

    Obrigado!!!!

  8. #28

    Padrão Tenho a mesma duvida!

    Alguem sabe responder a pergunta acima?

    Obrigado!

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por PowerNet Ver Post
    bom dia!
    Uma duvida! tenho 4 adsl de 1mb, terei q ter no mk uma placa de rede para cada link ou se ligar os modens num hub da pra ligalos em uma só placa de rede?
    Lembrando q precisarei fazer um balanceamento.
    Obrigado!!!!
    Eu desativei o meu por problemas com o VoIP, mas tinha 2 adsl em switch e ligados ao Mk usando uma unica placa de rede.

    Procure no forum pois existem diversos exemplos e cuidado com sites que não toleram mudança de ip, tais como bancos e msn...

  10. #30

    Padrão

    Tanto faz!!! funciona do mesmo jeito!! Voce escolhe ou switch ou varias placas de rede!!!

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Acabei de colocar em produção um servidor mikrotik com 4 pacas de rede e 5 links internet no total de 4.8mbps.

    O que faço é marcar a rota de cada endereço ip ou rede , tipo grupoA, depois em routes crio cada rota com base na marca grupoA. Criei um grupo para cada link e ainda uma rota default por onde saem os ips sem marca nenhuma.

    Está funcionando muito bem. Porem não é load balance.
    posta aqui o passo-a-passo pra gente testar

  12. #32

    Padrão

    Cara!!

    Muito bom...
    não precisa mudar nada....

    Valeu mesmo...

  13. #33

    Padrão

    Muito bom o tópico, mas eu fiz um load balance ao invés de grupos por rotas sem usar o Mangle, por não saber exatamente com trabalhar com ele.
    Com isso tenho tido problemas com MSN, sites nacionais que não funcionam, se vc tiver algum Script de como fazer balanceamento que não tenha problemas ...
    Agradecemos desde já

    Lembrando que tenho 2 links 1=link e o 2=ADSL de outra operadora de telecom
    Alguns problemas relacionados a DNS... não sei exatamente o que aconteceu.