+ Responder ao Tópico



  1. #1
    drgrillo
    Visitante

    Thumbs down Configurar MT para fornecer internet em dhcp

    Sou iniciante em MK, já rodei o forum e não achei nada que pareça com o que está acontecendo comigo, tenho em um pc duas eternets, uma para receber a internet (cliente DHCP) e outra para distribuir na rede por dhcp a internet, já consegui fazer o mk fornecer o dhcp, mas não navega... Alguém poderia me dar uma dica ???

    Desde já agradeço, abraço a todos.

  2. #2

    Padrão

    voce fez nat no MK?? e o dns, ta certo tbm? uma dica, eh la em dhcp-server, na aba networks, voce vai no dhcp que voce criou e edita ele setando seus dns (sim, os mesmos que voce configurou la em ip>dns), assim funciona perfeitamente aqui!

    da uma olhada no wiki se precisar fazer o nat!
    qualquer outra duvida manda ai!

    Abraços!

  3. #3

    Post Configuração

    Olá colega,

    Quando coloquei meu servidor tive problemas pra navegar. Os colegas aqui no forum me ajudaram e está funcionando conforme a configuração que coloquei no seguinte tópico:

    https://under-linux.org/forums/mikro...p-ou-rede.html

    Não sei se isso vai lhe ajudar, no meu caso tenho um modem com Velox e o servidor Mikrotik com 2 placas de rede, uma recebe do modem e a outra joga pra rede ou rádio.

    Espero ter ajudado.

  4. #4
    drgrillo
    Visitante

    Padrão

    Bom dia Amigos, eu vi esse tópico e tentei utilizar essa configuração, mas a minha internet não precisa de autenticação (o cabo que sai do modem se ligado em algum micro já navega, internet a Cabo), daí não soube escolher a opção adequada para o meu caso... Se os amigos puderem me dar mais dicas vai ser de grande utilidade....
    Abraços

  5. #5
    grooveman
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por drgrillo Ver Post
    Sou iniciante em MK, já rodei o forum e não achei nada que pareça com o que está acontecendo comigo, tenho em um pc duas eternets, uma para receber a internet (cliente DHCP) e outra para distribuir na rede por dhcp a internet, já consegui fazer o mk fornecer o dhcp, mas não navega... Alguém poderia me dar uma dica ???

    Desde já agradeço, abraço a todos.

    I ae velho blz seguinte ....
    Eu tb apanhei um pouco no começo para configurar mas eu vou escrever aqui passo a passo o q eu fasso talvez ajude né.
    bom vamo lá.
    1 - Ao acessar o mikrotik vá em DHCP client e aponte para a interface de entrada do seu link com o modem ele deverá pegar o ip do modem.
    2 - vá em ip adress e na sua interface de saída defina um ip que vc deseje trabalhar na sua rede no exemplo aqui vou citar o ip 192.168.0.1/24.
    3 -feito isso vc tem q criar um range de Ip q o seu server vai atribuir pelo DHCP server para isso vá em IP/POLL e coloque da seguitne maneira 192.168.0.2-192.168.0.254.
    4 - abra o menu ip/firewall ecolha a aba NAT em chain ecolha SRCNAT e em action selecione masquerade.
    5- agora abra o DHCP server clique na aba DHCP deverá abir uma janela com o seguinte nome NEW DHCP SERVER preencha da seguinte forma:
    Name: da sua preferencia
    interface: interface de saida
    relay: deixe em branco
    lease time: deixe do jeito que está
    Adress Poll: aponte para a regra que agente fez lá traz no IP/POLL
    Deixe o resto das opções a seguir do jeito que está aplique e de um OK.
    6- Clique na aba Networks configure assim:
    Adress: 192.168.0.0/24
    Gateway: 192.168.0.1
    netmask: 24
    DNS server: coloque seu DNS primário
    DNS domain: coloque o DNS secundário
    O resto deixe como está aplique e de um OK.
    Pronto!!!!!!! Dessa maneira vc já deverá estar conseguindo passar internet pelo server atribuindo IPs pelo DHCP server ok ?
    Escrevi a regra toda lembrando de memoria se eu esqueci algo pesso aos colegas do forum que complementem fui!!!!

  6. #6
    drgrillo
    Visitante

    Padrão

    Grooveman valeu pela dica vou tentar e posto o resultato, Abração