+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Com Cache Indo A Full

    Bom dia, eis o meu problema

    Configurei o MK e tá funcionando perfeitamente, o problema é o seguinte, antes eu usava o kurumin e fazia o controle de velociade apenas na porta 80 e deixava a porta 3128 liberada. Com isso um cliente com 64k acessava as pagnias muito rápido e os downloads já feios até de 20mb deciam e menos de 30 segundos.

    Quero saber como marcar os pacates da porta 3128 que já estão no cache para passar para os clientes fora do controle de banda, indo a Full.
    Olhando no log do web-proxy, vejo os seguintes pacotes

    TCP_MISS
    TCP_HIT
    TCP_REFRESH_MISS
    TCP_REFRESH_HIT
    TCP_IMS_HIT
    acho que passam outros pacotes também. A informação que tenho é a seguinte.

    TCP_MISS --> pacotes que vêm da net para o cache
    TCP_HIT --> pacotes que vão cache para os clientes

    acho que os outros pacotes são atualizações do que está no cache.

    Agora como marcar os pacotes que estão no cache para passar sem controle de velocidade ???

    Tentei agumas vezes com umas regras parecidas com o controle de velocidade de p2p em mangle e até conseguir mas o detalhe é que o controle de banda parou de funcionar porque não conseguir marcar os pacotes hit e sim toda a porta 3128.

    tipo o cliente com 128k, faz o teste de velocidade e só dá 128k, porém, quando vai abrir um site que ja está no cache fica parecendo que ele tem 1mega de conexão...

    Acho o MK execlente, mas se não mandar os arquivos e sites armazenados no cache a full, não vale muito a pena, pois umas das funções mais importantes do servere é soltar a cache.

    Ajudem aí, isso vai ajudar muita gente

    [email protected] --> podem add

    segue em anexo meu web-proxy
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         web-proxy.JPG
Visualizações:	1083
Tamanho: 	33,7 KB
ID:      	784  

  2. #2

    Padrão

    Pelo q entendi, vc conseguiu q o web-proxy mande tudo sem controle de banda, mas o q não existe no web-proxy, o cliente continua a baixar de acordo com queue dele, correto?!

    Amigo, coloca aí as regras de como fazer para o cache ir a full mesmo desse jeito q vc conseguiu, pois tem muita gente interessada nessa solução.

    Posta aê?!
    Última edição por kryseck; 22-05-2007 às 02:51.

  3. #3

    Padrão

    amigo se vc quer o cache a full vais ter que desabilitar o controle de banda. nao tem jeito e olha que ja foi tentado. terá que arrumar um esquema diferente para fazer isso

  4. #4

    Padrão

    Isso mesmo kryseck , cache passando a full e clientes no controle de velocidade funcionando.

    As regras que usei segue basicamente o mesmo principio de controle de velocidade de p2p em mangle, logo depois em queues no ip do clientes em avançado você clica em paket mark e seleciona o pacote que criou no mangle e deixa a velocidade unlimited, pronto. Acontece que o controle de velocidade por ip para de funcionar, então para não ter tanto trabalho pra nada fica mais fácil fazer o que o amigo jhonnyp aí em cima comentou, deixar todo mundo liberado do controle de banda.

    Mas acredito que há algum jeito de funcionar como penso pois assim poucos clientes fazendo down podem consumir todo o link, ele tem que entra no controle e liberar apenas o que está no cache.
    Última edição por maumcq; 22-05-2007 às 09:02.