Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Enlace 13Km, um inferno p/ fecha

    Oi pessoal, gostaria de saber se tem algum macete para fazer o alinhamento do airaya, pois tenho um enlace de 13km pra fazer e estou com muitas dificuldades para alinhar com visada perfeita, do outro lado tenho um Airaya com uma antena de disco de 29dbi hyperlink e aqui tenho uma de 29db do mesmo modelo, fiz a configuração conforme do help do rádio mas quando coloco um de frente pro outro não consigo sinal com mais de avg 9 ou 15 e ainda fica oscilando, eu gostaria de saber se alguém pode me ajudar na configuração deste rádio ou postar um que ja esteja com a configuração toda feita.

    Obs. ja tenho 5 semanas que tento fecha este enlace e nao consigo de jeito algum, ja nao sei o que fazer mais...

    Agradeço a todos que puder me ajudar.

    MSN: [email protected]

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Good_speed Ver Post
    Oi pessoal, gostaria de saber se tem algum macete para fazer o alinhamento do airaya, pois tenho um enlace de 13km pra fazer e estou com muitas dificuldades para alinhar com visada perfeita, do outro lado tenho um Airaya com uma antena de disco de 29dbi hyperlink e aqui tenho uma de 29db do mesmo modelo, fiz a configuração conforme do help do rádio mas quando coloco um de frente pro outro não consigo sinal com mais de avg 9 ou 15 e ainda fica oscilando, eu gostaria de saber se alguém pode me ajudar na configuração deste rádio ou postar um que ja esteja com a configuração toda feita.

    Obs. ja tenho 5 semanas que tento fecha este enlace e nao consigo de jeito algum, ja nao sei o que fazer mais...

    Agradeço a todos que puder me ajudar.

    MSN: [email protected]

    Opa, ontem o Antoni aqui do fórum nos deu uma mão aqui no provedor e fechamos um de 22 km com as Zirok de 90 cm, e o avg ficou em torno de 25~26.

    Se pega sinal baixo aí, e mexendo nelas não aumenta, deve ser algo relacionado a conectores ou cabos, ou mais dificilmente, poderia ser problema nas antenas.

    Os rádios vc testou em bancada? Dava sinal alto?

  3. #3

    Padrão

    cara vc tem que colocar o data rate dele em best ou em 6 e alinhar as antenas pelo telnet, ele tem que ficar entre 18 a 35 o melhor possive,l tenho um manual pra vc vou enviar para o seu e-mail, depois vc posta e diz se resultou em alguma coisa.

    um abraço
    Última edição por ICHUBrasil; 25-05-2007 às 14:40.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Opa, ontem o Antoni aqui do fórum nos deu uma mão aqui no provedor e fechamos um de 22 km com as Zirok de 90 cm, e o avg ficou em torno de 25~26.

    Se pega sinal baixo aí, e mexendo nelas não aumenta, deve ser algo relacionado a conectores ou cabos, ou mais dificilmente, poderia ser problema nas antenas.

    Os rádios vc testou em bancada? Dava sinal alto?
    Os radios na bancada dao entre 40 e 50 avg

    Grsto,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ICHUBrasil Ver Post
    ja enviei o manual da uma olhada
    Vou ler o manual e vou testa isso tudo amanha, qualquer novidade posto aqui!!!

    Obrigado

  7. #7

    Padrão

    Essas antenas são disco ou off-set?

  8. #8

    Padrão

    Oi Pessoal,

    Quero agradecer pela a grande ajuda que vcs me derao neste enlace, o problema todo era um centelhador e o cabo que liga o aiarya ao centelhador, retirei todo este material e liguei o aiarya direto na antena.

    Grato,

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Essas antenas são disco ou off-set?

    Oi Antoni,

    Aqui sao antenas disco, cara me responda uma coisa, vou precissa fazer um enlace de 30km com o airaya, quais antenas vc recomenda?

    Obs. estou te add no meu msn!

    Grato,

  10. #10

    Padrão

    com a visiontec de 28dbi + radios airaya vc faz blz

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Good_speed Ver Post
    Oi Antoni,

    Aqui sao antenas disco, cara me responda uma coisa, vou precissa fazer um enlace de 30km com o airaya, quais antenas vc recomenda?

    Obs. estou te add no meu msn!

    Grato,
    Usa zirok wll-905, 30 db, 90 cm. Acho que fecha tranquilo...

  12. #12

    Thumbs up Sei lá...talvez seja besteira, talvez não

    Pessoal, se eu tiver falando besteira me avisem, mas aqui já uso há mais de 3 anos e nunca tive problemas...
    Link de 14Km fecha grade com grade e um amplificador no cliente, e atrás dele uma omni de 15dBi pra fazer mais 10Km...
    Outro link fechado com 33Km só com grade e amplificador.........
    Rede rodando blz com uma média de 80 clientes conectados simultaneamente.....

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipsolcom Ver Post
    Pessoal, se eu tiver falando besteira me avisem, mas aqui já uso há mais de 3 anos e nunca tive problemas...
    Link de 14Km fecha grade com grade e um amplificador no cliente, e atrás dele uma omni de 15dBi pra fazer mais 10Km...
    Outro link fechado com 33Km só com grade e amplificador.........
    Rede rodando blz com uma média de 80 clientes conectados simultaneamente.....
    Mas quantos clientes ficam conectados através deste ptp?

    Cara, é possível fechar link longo em 2.4 tranquilamente com bons equipamentos, mas esses ptp em 2.4 nem se comparam ao ptp em 5.8. Lembre-se que usar amplificador, além de não serem homologados e te sujeitarem à multa pela Anatel, são um CRIME contra qualquer outra pessoa que tenha intenção de usar wireless por aí...

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipsolcom Ver Post
    Pessoal, se eu tiver falando besteira me avisem, mas aqui já uso há mais de 3 anos e nunca tive problemas...
    Link de 14Km fecha grade com grade e um amplificador no cliente, e atrás dele uma omni de 15dBi pra fazer mais 10Km...
    Outro link fechado com 33Km só com grade e amplificador.........
    Rede rodando blz com uma média de 80 clientes conectados simultaneamente.....
    Antes de trocar pra 5.8 tinha um link de 22 km com 2 grade sem amplificador, 2 senao 2611 fechando enlace. Mas por causa de interferencia, de vez em quando travava, o que nao acontecia no início. Fiquei quase 2 anos com esse link.

    Antes disso ainda, esse mesmo link era feito com 2 ap2000 com wds, q tem apenas 32mw no cartaozinho... mas não sei te informar qto passava de troughput com ap2000, pq não era eu que operava esse ponto a ponto nessa ocasião. COm os 2 senao, no dia q instalei eles, deu via FTP média de 2.800 kbps

  15. #15

    Thumbs up ExperiÊncia PrÓpria

    Pessoal....eu tenho link de 25Km fechado a mais de 3 anos e nunca tive problemas...experiência própria...grade com grade e um amplificador de 1Watt grudado no cliente, funciona q é uma maravilha, e com 2 ovislink WL5460AP, sem esse negócio de Orinoco, Senao e não sei o que mais.....muita gente vai discordar, mas esse Senao é uma baita procaria, eu não aprovei aqui, só se trava....os ovislink com Watchdog de 12hs vai blza......


    Pra que complicar se dá pra simplificar..............................

  16. #16

    Padrão Ao ANTONI

    Meu amigo, até onde eu saiba, e o pessoal da ANATEL também, porque falei direto com eles na ocasião de nosso licenciamento, o amplificador proibido é acima de 1Watt, o restante sim, mas dentro da área urbanda, quando direcionados a ela só usamos 1watt, na área rural sim se usa os maiores, mas daí não atrapalha ninguém......


    Pra que complicar, se dá pra simplificar...........................

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipsolcom Ver Post
    Meu amigo, até onde eu saiba, e o pessoal da ANATEL também, porque falei direto com eles na ocasião de nosso licenciamento, o amplificador proibido é acima de 1Watt, o restante sim, mas dentro da área urbanda, quando direcionados a ela só usamos 1watt, na área rural sim se usa os maiores, mas daí não atrapalha ninguém......


    Pra que complicar, se dá pra simplificar...........................
    Meu amigo, gostaria que você postasse o certificado de homologação da Anatel de um amplificador de sinal wireless. Pode ser QUALQUER um, de qualquer potência.

    Saiba você, que na segunda vez que fui denunciado, a denúncia foi pelo uso de amplificador, que lógicamente não foi encontrado pelos fiscais da Anatel (porque eu não uso). Quando eu digo que o uso de um amplificadr é um CRIME, é por prejudicar todas as demais pessoas que adquirem bons equipamentos, pagam caro para usar equipamentos certificados pela Anatel e são prejudicados por pessoas que usam equipamentos fora de especificação.

    Para seu conhecimento, já fui denunciado três vezes para a Anatel e em nenhuma delas foi encontrado irregularidade alguma em meu sistema, mas em todas as visitas, foi solicitado certificado de homologação de todos os equipamentos irradiantes que uso (antenas, placas, bridge e etc). Nas visitas, tive que descer todo o equipamento de cima da torre para ser vistoriado e ver se era o mesmo equipamento que estava cadastrado no registro do meu POP.

    Com relação a essa informação de que somente amplificador acima de 1watt ser proibido, gostaria que você postasse a base legal dela, pois nem mesmo AP de 900 mhz não é homologado e usa apenas 700mw.

    Se você não puder postar o base legal, passe pelo menos seu contato na Anatel que eu me encarrego de entrar em contato e descobrir a base legal para isso.

  18. #18

    Padrão

    quem usa AMPLIFICADOR é quem não sabe nada de wireless e ponto...mais fazer oque tanta gente que tem provedor e não sabe nada mesmo.

    é a realidade

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    quem usa AMPLIFICADOR é quem não sabe nada de wireless e ponto...mais fazer oque tanta gente que tem provedor e não sabe nada mesmo.

    é a realidade
    Uma antena de boa qualidade e um cabeamento bem feito, superam um amplificador com facilidade, principalmente em qualidade de sinal.

    O que as pessoas demoram a aprender, é que o amplificador amplifica o sinal e o ruído.
    E ainda há quem instale amplificador em antena omni de 15 db. Imagina a porcaria que não vira. E quem está lá, legalizado, pagando tudo que é taxa e etc p/ Anatel, fica se ralando por causa de interferência.

    Tem até um tópico fixo, na sala de wireless falando sobre ganho de antenas e instalação de amplificadores. Uma lida naquele post, com certeza aumentaria o conhecimento de muitos dos colegas aqui do fórum.

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vipsolcom Ver Post
    Pessoal....eu tenho link de 25Km fechado a mais de 3 anos e nunca tive problemas...experiência própria...grade com grade e um amplificador de 1Watt grudado no cliente, funciona q é uma maravilha, e com 2 ovislink WL5460AP, sem esse negócio de Orinoco, Senao e não sei o que mais.....muita gente vai discordar, mas esse Senao é uma baita procaria, eu não aprovei aqui, só se trava....os ovislink com Watchdog de 12hs vai blza......


    Pra que complicar se dá pra simplificar..............................
    Discordo de vc amigo.. Senao nao é porcaria não, comentei que usei por 2 anos sem problemas, num ptp de 22 km SEM AMPLIFICADOR. Funcionou 2 anos sem nenhum tipinho de problema, troquei pq aumentou a interferência e o numero de clientes meus na ponta remota, por esses 2 motivos migrei pra airaya: maior velocidade e 5.8

    Vc fala que há mais de 3 anos tem seu link, mas posso estar errado, em 2004 ainda nem existia por aqui o ovislink wl5460, era o 1120 nessa época...