+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão zph=tos_hit_tos + squid + htb

    o gurizada tentem isso, deu certo p/ mim:

    o patch peguem em: (tem outros patchs ai dentro) squid 2.6.STABLE12
    http://ftp.rz.tu-bs.de/pub/mirror/ft...Preserve.patch

    no squid.conf:
    ######################## QOS
    acl normal_service_net src 192.168.0.0/255.255.255.0
    tcp_outgoing_tos 0x00 normal_service_net
    zph_tos_local 0x60
    zph_tos_peer 0x00
    zph_preserve_miss_tos_mask 0x00
    ##########################

    no htb

    #### marca tudo q vem da porta 80 p/ uma classe de media prioridade (106)
    tc filter add dev $DEV_LAN parent 2:0 prio 0 protocol ip u32 \
    match ip protocol 0x6 0xff \
    match ip sport 80 0xffff \
    flowid 2:106

    #### logo depois marca pacotes c/ TOS 0x60 para classe full speed tem q fechar c/ o endereço citado no squid
    tc filter add dev $DEV_LAN parent 2:0 prio 0 protocol ip u32 \
    match ip protocol 0x6 0xff \
    match ip tos 0x60 0xff \
    flowid 2:100


    ficou mto bom, todos os pacotes não contidos no cache caem na classe 106, e os HIT caem no 100.


    Ficou um luxo....


    []'s

    alguem que tenha algum script de QOS fera q priotize serviços fico agradeçido pela troca de informação, tenho um mas não está 100% eficiente, gostaria de alguns exemplos para melhorar o meu..

    >>>Lê Noskoski<<<<<<<

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    me diz uma coisa este patch naum deu algum erro quando vc aplicou ele
    /????

  3. #3

    Padrão erro

    não amigo não deu erro algum, peguei o src da versão correta no site do squid, descompactei, e dentro do dir. do squid descompactado apliquei o patch -p1 < "PATCH"



    abraço

  4. #4

    Padrão hehehe boa

    não ta esquecendo de mencionar nada!?
    cara não precisa desse caminho todo, nem precisa usar sport tem uma formar melhor e mais facil
    vou refazer o tutorial do cache full.
    Última edição por tianguapontocom; 26-05-2007 às 23:51.

  5. #5

    Padrão

    Brother o problema que tenho é o seguinte, olha no squid.conf.default logo apos aplicar o patch tem varias opções relativas a TOS. A principal é a "zph_tos_local 0x60", no caso 0x60 eu designei pelo fato de que não existe tal TOS c/ este valor ( eu acho) é apenas uma identificação do pacote de HIT do squid, o problema é identificar o pacote de uma forma que não conflite c/ algum outro TOS.
    No caso criei este primeiro "tc filter" para identificar todos os pacotes q chegam c/ sport 80, e logo em seguida no segundo tc identifico por cima os pacotes marcados pelo squid, sem o primeiro filtro alguns outros pacotes são identificados meio q sem descriminação, experimente remover e verificar c/ o:

    watch -n1 "tc -s -d qdisc show dev ethX"

    Amigo estou a disposição para te ajudar a refazer este tut. levei dias fazendo esta pesquisa e gostei muito dos resultados, está faltando todo o resto mas tem q deixar o pessoal sofrer um pouco p/ aprender....

    por favor mantenha os creditos varri a net atraz disso e muita coisa criei c/ minhas proprias observações...


    Abraço Leandro Noskoski

  6. #6

    Padrão ok

    não tem perigo de marcar se algum ja existir, so se vc tiver marcado no caso de marcar um ja existente o maximo que acontece e nao funcionar!

  7. #7

    Padrão

    Já tentei por diversas vezes o cachefull mas num consigui o htb sempre da um erro na hora da compilação!!