Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Achei isso, mas não tem preços...

    C-COM CORPORATION

    Se alguém que tenha um bom nível em inglês se habilita a entrar em contato...

  2. #22
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Nataniel, como seria a estrutura nos postes, o DS-Lan necessita da corrente elétrica da linha telefonica ou o sinal é alto sustentável e não há nescessidade de nada mais alem do proprio cabo telefonico, ou seja voce teria uma fiação só sua e por ele passaria somente o sinal ADSL?

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Achei isso, mas não tem preços...

    C-COM CORPORATION

    Se alguém que tenha um bom nível em inglês se habilita a entrar em contato...
    Antoni,

    O problema destes equipamentos é a homologação na ANATEL. Eu poderia, facilmente, comprar DSLAN no eBay Americano com preços de banana mas, como estes não são nem certificados nem homologados pela ANATEL eu fico em um mato sem cachorro...

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Nataniel, como seria a estrutura nos postes, o DS-Lan necessita da corrente elétrica da linha telefonica ou o sinal é alto sustentável e não há nescessidade de nada mais alem do proprio cabo telefonico, ou seja voce teria uma fiação só sua e por ele passaria somente o sinal ADSL?
    Caro Marcelo,

    No caso do sistema via DSL eu cabearia o centro da cidade com duas saídas do meu DSLAN (cabo com 12 pares para cada um dos pontos) e nestes pontos eu ligaria em torno de 24 clientes (faze de teste).

    Encontrei um DSLAN mas o preço não é interessante. Considerando cabos, estrutura, mão de obra e equipamentos eu gastaria algo em torno de 8 mil reais para o atendimento a 24 clientes. O custo/benefício é muito baixo. Estou estudando a possibilidade de usar switchs gerenciaveis (em alguns pontos da rede, formando nós entre 3 ou 4 hubs/switchs) para ver como se comporta. Farei um piloto em uma área de 5 quadras do provedor. Imagino que terei, pelo menos, 10 hubs/switchs e colocarei, dois deles gerenciáveis para deixar a rede setorizada e, caso venha a ter problemas, identificá-los com maior facilidade.

    Estou, no momento, pegando as liberações com a COPEL para que eu possa colocar registros nos postes e também a minha caixa de passagem.

  4. #24
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    Antoni,

    O problema destes equipamentos é a homologação na ANATEL. Eu poderia, facilmente, comprar DSLAN no eBay Americano com preços de banana mas, como estes não são nem certificados nem homologados pela ANATEL eu fico em um mato sem cachorro...



    Caro Marcelo,

    No caso do sistema via DSL eu cabearia o centro da cidade com duas saídas do meu DSLAN (cabo com 12 pares para cada um dos pontos) e nestes pontos eu ligaria em torno de 24 clientes (faze de teste).

    Encontrei um DSLAN mas o preço não é interessante. Considerando cabos, estrutura, mão de obra e equipamentos eu gastaria algo em torno de 8 mil reais para o atendimento a 24 clientes. O custo/benefício é muito baixo. Estou estudando a possibilidade de usar switchs gerenciaveis (em alguns pontos da rede, formando nós entre 3 ou 4 hubs/switchs) para ver como se comporta. Farei um piloto em uma área de 5 quadras do provedor. Imagino que terei, pelo menos, 10 hubs/switchs e colocarei, dois deles gerenciáveis para deixar a rede setorizada e, caso venha a ter problemas, identificá-los com maior facilidade.

    Estou, no momento, pegando as liberações com a COPEL para que eu possa colocar registros nos postes e também a minha caixa de passagem.
    Humm, imaginei que todos eram ligados no mesmo cabo mas um cabo da central até o cliente é muito dispendioso, mas valeu nataniel, com seu post dei uma pesquisada sobre o assunto e enriqueceu o meu conhecimento.
    Nos deixe informado se poder pq tenho interesse de aprender mais sobre rede cabeada.
    Vlw!!!

  5. #25
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Humm, imaginei que todos eram ligados no mesmo cabo mas um cabo da central até o cliente é muito dispendioso, mas valeu nataniel, com seu post dei uma pesquisada sobre o assunto e enriqueceu o meu conhecimento.
    Nos deixe informado se poder pq tenho interesse de aprender mais sobre rede cabeada.
    Vlw!!!
    Esse post é um dos melhores q saiu ultimamente. Pesquisei as soluções da cianet, e irei comprar um kitzinho basico pra instalar aqui no prédio onde tenho o provedor. Não sei se vcs lembram, mas um tempo atrás postei um tópico perguntando sobre o uso de 4 switch cascateados... Então... irei testar esse kit, se der certo, instalo em todos clientes aqui no prédio, arranco os cabos ethernet que estão entupindo os conduites do prédio e poderei finalmente pedir a mudança de endereço do provedor para o prédio onde tenho o escritório, e puxar um unico cabo ethernet até o topo, pra repetir o sinal pra outros pontos, sem passar por switch nenhum...

    Se alguém quiser o material da Cianet pra pesquisar e analisar, me mande uma MP com endereço de email que envio. Não publico aqui, pq axo q não pode...

  6. #26
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Esse post é um dos melhores q saiu ultimamente. Pesquisei as soluções da cianet, e irei comprar um kitzinho basico pra instalar aqui no prédio onde tenho o provedor. Não sei se vcs lembram, mas um tempo atrás postei um tópico perguntando sobre o uso de 4 switch cascateados... Então... irei testar esse kit, se der certo, instalo em todos clientes aqui no prédio, arranco os cabos ethernet que estão entupindo os conduites do prédio e poderei finalmente pedir a mudança de endereço do provedor para o prédio onde tenho o escritório, e puxar um unico cabo ethernet até o topo, pra repetir o sinal pra outros pontos, sem passar por switch nenhum...

    Se alguém quiser o material da Cianet pra pesquisar e analisar, me mande uma MP com endereço de email que envio. Não publico aqui, pq axo q não pode...
    Manda pra mim vc tem o email.
    Vlw!

  7. #27
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Manda pra mim vc tem o email.
    Vlw!
    Me chama no MSN amanhã durante o expediente pra me lembrar, pq tenho o material no micro do escritório...

    Valeu! É muito interessante esse esquema de HPNA.

  8. #28

    Padrão

    Nataniel quanto vc vai pagar por poste para sua cia de energia eletrica?

    Até mais.

  9. #29

    Padrão

    Trabalho em uma cooperativa de eletrificação aqui e o valor cobrado é de R$ 1,50/mês por poste. Esse é o valor cobrado da brasil Telecom, sem correção já são quase dois anos.

  10. #30

    Padrão

    no caso de cabeamento utp, qual a especificação do cabo outdoor?

    e noção de preço?

  11. #31

    Padrão Rede Cabeada

    Pessoal tenho aqui na minha cidade uma rede piblica, com cerca de 80 switch, gostaria de saber se alguém ai sabe algum aparelho que eu possa usar nesse switch para me informe quando um switch desses trave.

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapaz, aqui na cidade onde moro temos Wireless e rede cabeada, e nao vejo os problemas citados com algo tao grave assim nao...

    Temos mais ou menos uns 30-35 hubs espalhados pela cidade em rede normal e nao da problem de trafego exceto quando um hub queima a porta ou coisa assim.

    Quanto aos usuarios se comunicarem, temos 5 cybercafes interligados assim e nenhum reclama.

    O que fizemos no servidor pra evitar elevado numero de requisições foi montar um StarOS e amarrar ip com mac e pronto. o resto foi moleza.
    Também não vejo problemas em clientes utilizar a estrutura da rede para fins pessoais, como talvez montar um servidor de jogos para jogar com os amigos do bairro. Eu inclusive incentivo isso, que acaba sendo um diferencial do nosso serviço em relação a outros provedores que apenas oferecem mais do mesmo.

    A estrutura que administro se baseia em:

    FreeBSD + mpd + ng_car + pf + ALTQ + HFSC (servidores principais, chamados NAS)
    Slackware + FreeRADIUS (AAA)
    Slackware + PostgreSQL (banco de dados)

    Cabeamento na rua é todo S/STP. Tronco é em gigabit ethernet. Só quando entramos em condomínios, seja prédio ou vila, que mudamos para fast ethernet.

    Utilizamos roteadores e switches gerenciáveis em pontos estratégicos para aumentar a escalabilidade, qualidade, expansibilidade e performance da rede.

    Os roteadores são basicamente pentiums II ou III rodando Slack ou FreeBSD.

    Abusamos de VLANs. São uma excelente ferramenta.

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Humm, imaginei que todos eram ligados no mesmo cabo mas um cabo da central até o cliente é muito dispendioso, mas valeu nataniel, com seu post dei uma pesquisada sobre o assunto e enriqueceu o meu conhecimento.
    Nos deixe informado se poder pq tenho interesse de aprender mais sobre rede cabeada.
    Vlw!!!
    Marcelo,

    Que bom que está procurando novos caminhos. Esse é o principal combustível para que os provedores pequenos continuem no mercado. Precisando de qualquer coisa estou a disposição.

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Esse post é um dos melhores q saiu ultimamente. Pesquisei as soluções da cianet, e irei comprar um kitzinho basico pra instalar aqui no prédio onde tenho o provedor. Não sei se vcs lembram, mas um tempo atrás postei um tópico perguntando sobre o uso de 4 switch cascateados... Então... irei testar esse kit, se der certo, instalo em todos clientes aqui no prédio, arranco os cabos ethernet que estão entupindo os conduites do prédio e poderei finalmente pedir a mudança de endereço do provedor para o prédio onde tenho o escritório, e puxar um unico cabo ethernet até o topo, pra repetir o sinal pra outros pontos, sem passar por switch nenhum...
    A Cianet têm a melhor opção custo/benefício para condomínios sem dúvida alguma. Utilizei equipamentos deles em clientes bem longe de onde estou e nunca tive problemas. Infelizmente no meu caso ele não será tão útil assim pois para longas distâncias a coisa complica um pouco.

    Switchs/Hubs cascateados funcionam razoavelmente bem até um limite (com bons equipamentos e rede de baixo porte, apenas para internet, você consegue cascatear 8 ou 10 equipamentos). O interessante é que você coloque pequenos roteadores em determinados pontos da rede (ou switchs gerenciaveis, depende do bolso) para segmentar, ao máximo, a rede.

    Citação Postado originalmente por Neology Ver Post
    Nataniel quanto vc vai pagar por poste para sua cia de energia eletrica?
    A proposta inicial da COPEL é de R$ 3,80 por poste com a locação mínima de 100 postes.

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Trabalho em uma cooperativa de eletrificação aqui e o valor cobrado é de R$ 1,50/mês por poste. Esse é o valor cobrado da brasil Telecom, sem correção já são quase dois anos.
    Esse preço é muito melhor. Vou negociar novamente.

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    no caso de cabeamento utp, qual a especificação do cabo outdoor?

    e noção de preço?
    Já procurei os preços de UTP outdoor e encontrei duas marcas com preços bem distintos e qualidade também:

    Furukawa Multilan FTP Cat5e 4x24 AWG Preto
    Custo por metro: R$ 4,57

    IFE Cabo LAN 4Px24 AWG FTP UV Cat5e Preto
    Custo por metro: R$ 1,59

    Ambos os preços foram cotados na Dicomp (:: DICOMP ::) e têm como base o mês de maio de 2007.

    Testei ambos os cabos e, sinceramente, o da IFE têm alta durabilidade e qualidade de conexão tão boa quanto o Furukawa. O acabamento da IFE não é tão requintado. Procurando informações descobri que duas das maiores empresas de sistemas integrados de TV (condomínios e shoppings) utilizam esse mesmo modelo da IFE para as transmissões de vídeo em cores e preto/branco tendo migrado da Furukawa para a IFE devido a custo. Conversei com ambas as empresas e as duas foram categóricas em dizer que não perderam nada em qualidade mudando de uma para a outra.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post

    A proposta inicial da COPEL é de R$ 3,80 por poste com a locação mínima de 100 postes.

    Esse preço é muito melhor. Vou negociar novamente.
    A Anatel está abrindo uma consulta pública sobre locação de espaços em postes, dá uma pesquisada no site deles. A consulta se deve a estas discrepâncias em preços, pois tem tele pagando mais de 100% em relação ao preço pago por sua concorrente para locação de postes e isto onera o custo final da tarifa telefônica.
    Vi isso por acaso alguns dias atrás no site da Anatel, talvez já tenha alguma coisa de definitivo sobre o assunto.

  15. #35

    Padrão

    outro ponto interessante sobre preços..

    nossos cabos UTP fazem menos, muito menos tração comparados aos cabos das operadores..

    deveriamos especificar isso e ver se o preço abaixa...

  16. #36

    Padrão

    Encontrei esse dslam alguns dias atrás:

    .: Wireless Brasil Telecomunicações :.

    Ele é homologado

    Certificado de Homologação - Requerimento nº 1367/04

    Solicitei orçamento há alguns dias já, mas não recebi retorno, se alguém tiver preço ou já for cliente desta empresa, poderia verificar e postar aqui...