Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OFF > Rede cabeada para provedor (como?)

    Pessoal,

    Faz algum tempo que não posto nada por aqui mas, como alguns sabem, estive passando por problemas e felizmente estou conseguindo resolvê-los. Infelizmente ainda não voltarei a comunidade mas gostaria que me ajudassem, caso haja a possibilidade.

    Vejam que de uns tempos para cá a demanda por internet banda larga têm aumentado e me peguei em uma situação desconfortável: preciso de mais banda para atender a meus clientes.

    Infelizmente migrar para 5.8 é dispendioso demais para o cliente e, como o maldito ADSL têm tomado conta por "não sofre interferência quando chove" (aquele velho e maldito chavão que todos os provedores wireless ouvem quando tentam vender, muitas vezes inutilmente, um acesso banda larga rádio para um cliente DSL.

    Vendo essa situação resolvi tentar estruturar alguma coisa cabeada mas parei em alguns problemas que tento explicar abaixo:

    Conexão WAN Wireless + Rede UTP (Switchs): essa solução têm um problema grave, eu não consigo isolar os clientes a não ser usando um switch gerenciável (que custa muito caro e não quero pendurar em cima de um poste). De outra maneira, caso um usuário muito esperto resolva colocar um IP na máquina dele e na do vizinho os dois terão a minha rede para trafegar... Imagina isso em um ambiente com 600 clientes? Seria o caos... DESCARTEI.

    Conexão WAN Wireless + Rede HPN (Cianet): essa solução é razoávelmente interessante mas têm um empecílio de que a velocidade máxima para o cliente seria algo entre 1~1,5 Mbps. Talves resolva em vários casos, mas o custo não é dos mais baixos e não posso usar qualquer tecnologia, ou seja, fico preso a Cianet.

    Vendo essas duas situação pergunto: alguém aqui têm rede cabeada (seja lá o modelo que for) servindo a clientes? Eu uso em TODOS os meus clientes autenticação PPPoE, ou seja, ninguém têm IP setado por DHCP ou fixo. Como todo mundo usa rádio e eu limito muito o tráfego em cima dos servidores que uso (Mikrotik com Atheros AR5213) então não tenho problemas de usuários "espertinhos".

    Pensei em ADSL, mas não encontei informações de preços de DSLAN no Brasil. Vi que a Huawei têm vários modelos homologados, mas em ligação ao escritório deles em SP não consegui info alguma.

    Aguardo posicionamentos...

  2. #2

    Padrão

    Cara,

    Você também teria problemas de ocupação do espaço público (acho que é assim que se fala).
    Por exemplo se eu tiver um escritorio em duas casas, uma de cada lado da rua, eu não posso passar um cabo entre as casas seja subterraneo ou por postes se autorização da prefeitura e pior se for poste sem autorização (acordo) com a companhia de força e luz.

    Você já pensou neste problemas ? Ou eu estou viajando na bagaça.

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    para minidslam adsl2 aqui no brasil tem a UTSTARCOM que vende
    fui em uma apresentacao de produtos dele.

    o email dele é [email protected]

    claudio vaz

    se vc quiser o telefone dele fala por mp.

  4. #4

    Padrão

    nata meu chefe, eu faço uso de rede lan para público, só atendo em torno do meu provedor tenho 10 hub de 8 portas cobrindo o centro da cidade aqui, mais nada de sofisticado, ja pensei em usar pequenos roteadores para receber o ip da minha rede e liberar outra faixa para os clientes, acabei não fazendo assim e roda aqui de forma simples ainda pois tenho poucos clientes e não vale a pena, mais a rede é bem estavel.

  5. #5

    Padrão

    eu cotei um DSLAM na china, um excelente DSLAM.. de 8 portas com 8 modems (para testes)

    1.100 dolares ...
    138 dolares por cliente..

    logico que, com um dslam modularizado.. esse custo cai muito.. mas.. nao eh barato tambem nao..


    nataniel,, andas sumidos mesmo rsrsr !! tem acompanhado a lista da abramulti ?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por panther Ver Post
    Você também teria problemas de ocupação do espaço público (acho que é assim que se fala).
    <...>
    Você já pensou neste problemas ? Ou eu estou viajando na bagaça.
    Caro Panther,

    Sim, já pensei e não tenho problemas quanto a isso. A liberação da Prefeitura eu consegui e a locação do posteamento já está acertada com a empresa de energia do município...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    nata meu chefe, eu faço uso de rede lan para público, só atendo em torno do meu provedor tenho 10 hub de 8 portas cobrindo o centro da cidade aqui, mais nada de sofisticado, ja pensei em usar pequenos roteadores para receber o ip da minha rede e liberar outra faixa para os clientes, acabei não fazendo assim e roda aqui de forma simples ainda pois tenho poucos clientes e não vale a pena, mais a rede é bem estavel.
    Caro Tux,

    Enfim, a rede dessa forma é uma possibilidade mas que não vejo viabilidade técnica para tal devido aos problemas apresentados. Essa situação do mini-roteador é uma opção já que hoje eu compro roteadores de pequeno porte da D-Link com custos baixos. Vou pensar nisso...
    Última edição por nataniel; 26-05-2007 às 09:16.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    eu cotei um DSLAM na china, um excelente DSLAM.. de 8 portas com 8 modems (para testes)
    1.100 dolares ...
    138 dolares por cliente..
    logico que, com um dslam modularizado.. esse custo cai muito.. mas.. nao eh barato tambem nao..
    nataniel,, andas sumidos mesmo rsrsr !! tem acompanhado a lista da abramulti ?
    Alexandre,

    Realmente, me afastei por completo do que, como eu prefiro chamar, "problema dos outros". Não andei nada bem com a minha saúde e preferi me retirar para saldar a dívida comigo mesmo...

    Então, eu sei que o custo é alto, mas o investimento é interessante. Já encontrei DSLAN de 128 portas por 2,3 mil dolares, mas infelizmente não são homologados pela ANATEL e, desta forma, eu não poderia usar.

    PS.: Não tenho acompanhado nada da Abramulti mais.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    Conexão WAN Wireless + Rede HPN (Cianet): essa solução é razoávelmente interessante mas têm um empecílio de que a velocidade máxima para o cliente seria algo entre 1~1,5 Mbps. Talves resolva em vários casos, mas o custo não é dos mais baixos e não posso usar qualquer tecnologia, ou seja, fico preso a Cianet.
    Quanto custa essa solução da Cianet? Tenho uma comunidade pequena pra atender, e pelo q vi HPN vai até 600 metros...

  10. #10

    Padrão

    Interessante este post...

    Acho que uma alternativa seria autenticar o cliente através de vpn, o que impediria o uso da rede para outros fins (pelo menos enquanto o cliente estiver navegando). Poderia fazer ainda a divisão desta rede com roteadores, para dificultar o uso da rede para fins particulares (jogos e etc), o que seria possível apenas entre usuários do mesmo segmento.

    Uma outra possibilidade seria instalar roteador na casa de todos os usuários e autenticar via vpn ou pppoe.

    Nunca tinha pensado nisso, mas é um caso a ser estudado...

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    ...

    Conexão WAN Wireless + Rede UTP (Switchs): essa solução têm um problema grave, eu não consigo isolar os clientes a não ser usando um switch gerenciável (que custa muito caro e não quero pendurar em cima de um poste). De outra maneira, caso um usuário muito esperto resolva colocar um IP na máquina dele e na do vizinho os dois terão a minha rede para trafegar... Imagina isso em um ambiente com 600 clientes? Seria o caos... DESCARTEI.

    ...
    Há quanto tempo rapaz!!

    Bom que seu problemas estão se resolvendo...

    Quanto a questão dos switches gerenciáveis. Atualmente o que vi para este caso seriam os swicthes da Compex, 16 portas e gerenciáveis. Em lote de 100 peças o pessoal consegue preços em torno de R$ 170,00 a unidade. Talvez seria uma solução.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Quanto custa essa solução da Cianet? Tenho uma comunidade pequena pra atender, e pelo q vi HPN vai até 600 metros...
    Caro Martini,

    Essa solução têm custo variado. Entre em contato com a Cianet (:: CiaNet Informática ::) e verifique todas as opções. É uma solução interessante e inteligente mas infelizmente não me atende no momento.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Interessante este post...

    Acho que uma alternativa seria autenticar o cliente através de vpn, o que impediria o uso da rede para outros fins (pelo menos enquanto o cliente estiver navegando). Poderia fazer ainda a divisão desta rede com roteadores, para dificultar o uso da rede para fins particulares (jogos e etc), o que seria possível apenas entre usuários do mesmo segmento.

    Uma outra possibilidade seria instalar roteador na casa de todos os usuários e autenticar via vpn ou pppoe.

    Nunca tinha pensado nisso, mas é um caso a ser estudado...
    Caro Antoni,

    Sim a autenticação por VPN é uma possibilidade. Mas veja que neste modelo você não impede o cliente de habilitar o protocolo TCP/IP ou mesmo Netbeui na interface e se comunicar, livremente através de seu HUB/Switch, com o vizinho.

    A opção de colocar o roteador é uma alternativa, sim, e é nesta que estou testando meus clientes mas ainda assim o cabeamento UTP aguenta uma distância curta e gostaria de conseguir chegar mais longe (por isso a tentativa com DSL).

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Há quanto tempo rapaz!!

    Bom que seu problemas estão se resolvendo...

    Quanto a questão dos switches gerenciáveis. Atualmente o que vi para este caso seriam os swicthes da Compex, 16 portas e gerenciáveis. Em lote de 100 peças o pessoal consegue preços em torno de R$ 170,00 a unidade. Talvez seria uma solução.
    Caro Sergio,

    Que bom te reencontrar (pelo menos virtualmente)... Realmente os problemas estão, quase que em sua totalidade, sanados ou ao menos minimizados.

    É uma opção interessante esses switchs. Vou procurar melhores informações sobre eles.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    Caro Antoni,

    Sim a autenticação por VPN é uma possibilidade. Mas veja que neste modelo você não impede o cliente de habilitar o protocolo TCP/IP ou mesmo Netbeui na interface e se comunicar, livremente através de seu HUB/Switch, com o vizinho.

    A opção de colocar o roteador é uma alternativa, sim, e é nesta que estou testando meus clientes mas ainda assim o cabeamento UTP aguenta uma distância curta e gostaria de conseguir chegar mais longe (por isso a tentativa com DSL).
    Realmente, impedir isso é complicado através de utp, porém eles conseguiriam comunicar apenas dentro de pequenos grupos que você criar. A alternativa do DSL é muito interessante, mas não tenho nem idéia de quanto isso vá custar...

  16. #16

    Padrão

    Rapaz, aqui na cidade onde moro temos Wireless e rede cabeada, e nao vejo os problemas citados com algo tao grave assim nao...

    Temos mais ou menos uns 30-35 hubs espalhados pela cidade em rede normal e nao da problem de trafego exceto quando um hub queima a porta ou coisa assim.

    Quanto aos usuarios se comunicarem, temos 5 cybercafes interligados assim e nenhum reclama.

    O que fizemos no servidor pra evitar elevado numero de requisições foi montar um StarOS e amarrar ip com mac e pronto. o resto foi moleza.

  17. #17

    Padrão

    quanto a questão d dslan tem o pessoal da ynoma que são distribuidores autorizados da utstarcom ( que foi citado acima)
    Ynoma tecnologia.negócios.parceria - (11) 3743-3737

    existe uma solução da trellis que sai mais enconta que o dsl, se não me engano chega até 3km e utilizam hpna.
    Trellis - A Empresa que Mudou o Conceito de Tecnologia Nacional
    é interessante que eles possuem um esquema tipo leasing, onde você não dispoe de um elevado investimento inicial.
    o problema é que provavelmente você ficará preso a marca trellis.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapaz, aqui na cidade onde moro temos Wireless e rede cabeada, e nao vejo os problemas citados com algo tao grave assim nao...

    Temos mais ou menos uns 30-35 hubs espalhados pela cidade em rede normal e nao da problem de trafego exceto quando um hub queima a porta ou coisa assim.

    Quanto aos usuarios se comunicarem, temos 5 cybercafes interligados assim e nenhum reclama.

    O que fizemos no servidor pra evitar elevado numero de requisições foi montar um StarOS e amarrar ip com mac e pronto. o resto foi moleza.
    Caro Pedro,

    Obrigado pela ajuda. Estou estudando ainda a opção com HUBs, mas temo que ela venha a me dar mais dor de cabeça do que auxílio no que preciso. Quanto a amarrar o MAC/IP é a mesma coisa que nada já que a clonagem de MAC é um processo extremamente simples... Como pode ver estou pensando não como usuário comum, mas como usuário avançado que terá possibilidade de me deixar com sérios problemas caso descubra uma falha.

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    Caro Martini,

    Essa solução têm custo variado. Entre em contato com a Cianet (:: CiaNet Informática ::) e verifique todas as opções. É uma solução interessante e inteligente mas infelizmente não me atende no momento.
    Só pra constar, estive pesquisando e o endereço correto da Cianet é CIANET networking - e não :: CiaNet Informática ::

    Valeu Nata, vou entrar em contato com eles!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nataniel Ver Post
    Caro Pedro,

    Obrigado pela ajuda. Estou estudando ainda a opção com HUBs, mas temo que ela venha a me dar mais dor de cabeça do que auxílio no que preciso. Quanto a amarrar o MAC/IP é a mesma coisa que nada já que a clonagem de MAC é um processo extremamente simples... Como pode ver estou pensando não como usuário comum, mas como usuário avançado que terá possibilidade de me deixar com sérios problemas caso descubra uma falha.
    É... vendo por esse lado sua solucao torna-se dificil porque ate mesmo pra a as grandes teles do mercado, sempre tem alguem que descobre uma falha, se nos aqui fossemos partir do principio que existem usuarios avancados nunca fariamos uma rede tao extensa com enorme quantidade deles.

    Pra voce ter ideia tem clientes que sao chefes de CPD de prefeitura, hospital e escola, usuarios avancados mesmo e que sequer mexem nas configs da maquina...

    Sorte na busca.
    Última edição por Pedro0278; 28-05-2007 às 21:05.