+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Configurar Mikrotik c/ Cartão Ubitiqui SR9 de 900mhz / 700mw?

    Bom dia,

    Estou tentando fazer um ponto-a-ponto com a distância de 38 km em linha reta com visada razoável, então vem as perguntas:

    1) Alguém aqui fez algum ponto-a-ponto com esses distância ou aproximada? como foi a experiência?

    2) Estou utilizando router boards, estilo LU 902, com antenas de 32 db da GEENGE de 900 mhz em torres de 90M, tudo indica pelos cálculos que foram feitos que há condição de conseguir sucesso na tarefa. Mas ai vem a questão crucial, alguém já configurou essas UBITIQUI SR9 com MIkrotik? Pode passar as configurações detalhadas aqui no Fórum?

    3) Segundo informações esses cartões UBIQIQUI SR9 DE 900 MHZ vem com o seu TX Power default já com 700mw, gostaria de saber se essa informação é procedente.

    4) Caso eu consiga esse enlace eu postarei aqui no fórum ou numa página de internet o detalhamento de como foi feito, quais os materiais que foram utilizados e o resultado final disso, além de fazer um diário sobre a manutenção, melhorias e problemas encontrados ao longo do uso. Penso que assim posso colher a ajuda de vocês e ofertar uma material completo sobre esse ponto a ponto.

    5) Segue as configurações atuais dos dois cartões no Mikrotik, vale destacar que um esta em modo AP BRIDGE e o outro em STATION.

    MIKROTIK 1 - em modo AP.

    [admin@RNP-1] interface wireless> print detail
    Flags: X - disabled, R - running
    0 R ;;; PTP::: RNP - > KM56
    name="RNP->KM56" mtu=1500 mac-address=00:15:6D:93:05:07 arp=enabled
    disable-running-check=no interface-type=Atheros AR5213
    radio-name="00156D930507" mode=ap-bridge ssid="RNP-01" area=""
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0
    frequency=2432 band=2ghz-5mhz scan-list=default rate-set=default
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps
    supported-rates-a/g=6Mbps,9Mbps,12Mbps,18Mbps,24Mbps,36Mbps,48Mbps,
    54Mbps
    basic-rates-b=1Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007
    ack-timeout=dynamic tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60
    burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-b wds-mode=disabled
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150
    wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled
    default-authentication=yes default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0
    default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=post-2.9.25
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s
    on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no
    allow-sharedkey=no

    MIKROTIK 2 - em modo STATION.

    [admin@KM56-1] interface wireless> print detail
    Flags: X - disabled, R - running
    0 R ;;; PTP::: KM56 - > RNP
    name="KM56->RNP" mtu=1500 mac-address=00:15:6D:93:0E:F1 arp=enabled
    disable-running-check=no interface-type=Atheros AR5213
    radio-name="00156D930EF1" mode=station ssid="RNP-01" area=""
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0
    frequency=2432 band=2ghz-5mhz scan-list=default rate-set=configured
    supported-rates-b=1Mbps,2Mbps supported-rates-a/g=6Mbps
    basic-rates-b=1Mbps,2Mbps basic-rates-a/g=6Mbps max-station-count=2007
    ack-timeout=dynamic tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60
    burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-b wds-mode=disabled
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150
    wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled
    default-authentication=yes default-forwarding=yes default-ap-tx-limit=0
    default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=post-2.9.25
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s
    on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=both compression=no
    allow-sharedkey=no

    Espero obter ajuda nesse tão renomado fórum!
    Última edição por mauriciodelima; 29-05-2007 às 07:39. Razão: Mudar assinatura

  2. #2

    Padrão

    amigo eu ja instalei de 900mhz sim e pelos dados que vc me passou acredito q esse seu link tenha q funcionar tranquilo, pois aqui eu instalei um com antenas de 20dbm a uma distancia de 27 km e foi em pc montado oq perde em desempenho para essa finalidade, pois as routerboard tem a amperagem mais alta e com isso se tem um melhor desempenho dos cartoes 900mhz,,, pois bem vc deverar usar a BAND 2GHZ-10MHZ ..........pois essa banda tem uma amplitude maior,,,,,, e frequecia vc devera usar entre 2422 a 2437 , vc devera em frequency mode vc devera deixar manual txpower..........................qualquer coisa q eu possa te ajudar posta ai

  3. #3

    Padrão

    Valeu irmão pela força, mas nos meus testes a BAND 2GHZ-5MHZ foi a que melhor me deu resultado em laboratóriom teria algum problema em usá-la?

  4. #4

    Padrão

    amigo em laboratorio com certeza a melhor sera a de 5mhz pois a amplitude é menor e com isso a taxa de transferencia sera maior , mas em distancias longas ai vai ter q ter uma amplitude maior para vc conseguir trafegar , mas se conseguir uma taxa satisfatoria com 5mhz nao tem problema nenhum

  5. #5

    Padrão

    Vou testar as duas frequencias e postar aqui o resultado.. amanhã vou carregar essa cruz.

  6. #6

    Padrão Configuração de 900 MHZ

    Ôpa.. deixa eu participar desta também, que disto eu gosto muito.

    Rapaz, primeiramente, deixa estas antenas da Geege pra lá. Passei 5 meses me matando por causa delas. Não funcionam. Compre da Aquarius que funciona assim que você colocar.

    Eu tenho estes manuais aqui. Acabei de fazer uma configuração num Radio destes de um cliente no PA. Já tá funcionando.

    Tem dois, o primeiro é o mais fácil. NO caso, realmente use a configuração 2.4-10ghz... E compare sua confiração com a nossa.

    https://under-linux.org/forums/mikro...de-900mhz.html

  7. #7
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo eu ja instalei de 900mhz sim e pelos dados que vc me passou acredito q esse seu link tenha q funcionar tranquilo, pois aqui eu instalei um com antenas de 20dbm a uma distancia de 27 km e foi em pc montado oq perde em desempenho para essa finalidade, pois as routerboard tem a amperagem mais alta e com isso se tem um melhor desempenho dos cartoes 900mhz,,, pois bem vc deverar usar a BAND 2GHZ-10MHZ ..........pois essa banda tem uma amplitude maior,,,,,, e frequecia vc devera usar entre 2422 a 2437 , vc devera em frequency mode vc devera deixar manual txpower..........................qualquer coisa q eu possa te ajudar posta ai
    configurei BAND 2ghz-10mhz e a freq coloque 2422.

    no tx power coloco 28dbm?
    fiquei assustado pois qdo coloco no manual o valor inicial eh 17dbm q seria 50mw entao assusta um pouco mesmo sabendo q a placa eh 700mw.

    to usando antenas aquario gsm 900mhz de 20dbi
    num ponto vai ser pc normal c/ adaptadora e no outro a 25km de distancia uma routerboard

  8. #8

    Talking Funcionou Aqui A 30km

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    configurei BAND 2ghz-10mhz e a freq coloque 2422.

    no tx power coloco 28dbm?
    fiquei assustado pois qdo coloco no manual o valor inicial eh 17dbm q seria 50mw entao assusta um pouco mesmo sabendo q a placa eh 700mw.

    to usando antenas aquario gsm 900mhz de 20dbi
    num ponto vai ser pc normal c/ adaptadora e no outro a 25km de distancia uma routerboard
    Aqui testei a 30km funcionou mais o enlace foi fechado apenas a 6mb.. teria como consequir uma taxa maior ? ou essa taxa é satisfatoria?
    Obrigado..
    equipamento
    router board (cliente)
    pc comum. (ap)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por turbonett_informatica Ver Post
    Aqui testei a 30km funcionou mais o enlace foi fechado apenas a 6mb.. teria como consequir uma taxa maior ? ou essa taxa é satisfatoria?
    Obrigado..
    equipamento
    router board (cliente)
    pc comum. (ap)
    Me parece que está correta este troughtput. O negócio é sério, fechar enlace não seguinifica bom tráfego. Quanto maior a frequencia (5.8 ou mais), maior o tráfego. Se estes 6mbs já lhe atendem bem, continue assim, caso precise de maior trought, mude seu enlace para 5.8. É mais estável e possue ecelente qualidade e tráfego.

  10. #10
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    se tiver um troughtput real de 3mbps tá excelente p/ mim

    precisaria no mínimo 2mbps, se conectar em 6mbps deve trafegar 2mpbs

    vai passar o trafego de 25 clientes c/ 300kbps p/ download e 150kbps p/ upload