Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik como AP e sinal horrível? Ajudem

    amigos, montei meu primeiro mk, vou lhes dizer, ficou show mesmo, na aparencia pelo menos, faz tempo que uso mikrotik, mas nunca eu tinha utilizao na torre como ap, e resolvi montar um projeto bem bome fui lá. projeto final seria, 3 dlink 530 operando em 2.4 ghz, cada uma ligada a uma setorial hyperlink 17 db, 120 º. e mais uma dlink 530 operando em 5.8 em um ponto a ponto,

    agora na pratica me compliquei todo.

    assim, ja tenho tudo la em cima da torre, ta em 50 mts de altura e foi um sufoco colocar tudo la em cima, mas ainda falta algumas coisas,,o que tenho la em cima é,

    1 cartao senao 2511 com uma omni de 8dbi da marca OIW. e uma dlink530 com uma setorial, acontece que o sinal de ambas as antenas esta muito ruim mesmo.
    o meu concorrente usa um ap Alfa608 e uma omni aquario de 15 db e o sinal dele esta muitissimo superior ao meu, a torre dele esta a uns 50 metros da minha torre.

    tipo onde o sinal meu da tipo -80db, o dele da menos 65.

    nao to conseguindo entender o que esta de errado

    o que ja fiz, foi

    trocar pigtail,

    trocar cabo antena

    e abaixar um pouco a antena.. assim, ela tava bem de pé a antena retinha,(to falando da setorial) dai abaixei ela digamos que um pouco abaixo da metade do ajuste que ela tem.

    esta torre esta em um morro de 300 metros em relação a cidade, e mais a altura da torre dá no total uns 530 mts de altura em relaçao a cidade, e os clientes são a partir de 1 km. por ai.

    o que posso fazer pessoal? me ajudem to ate pensando em tirar o mk de la e colocar um ap qualquer pra ver. Realmente gastei um montão e nao consigo entender como meu sinal ta mais fraco que o do meu concorrente.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigos, montei meu primeiro mk, vou lhes dizer, ficou show mesmo, na aparencia pelo menos, faz tempo que uso mikrotik, mas nunca eu tinha utilizao na torre como ap, e resolvi montar um projeto bem bome fui lá. projeto final seria, 3 dlink 530 operando em 2.4 ghz, cada uma ligada a uma setorial hyperlink 17 db, 120 º. e mais uma dlink 530 operando em 5.8 em um ponto a ponto,

    agora na pratica me compliquei todo.

    assim, ja tenho tudo la em cima da torre, ta em 50 mts de altura e foi um sufoco colocar tudo la em cima, mas ainda falta algumas coisas,,o que tenho la em cima é,

    1 cartao senao 2511 com uma omni de 8dbi da marca OIW. e uma dlink530 com uma setorial, acontece que o sinal de ambas as antenas esta muito ruim mesmo.
    o meu concorrente usa um ap Alfa608 e uma omni aquario de 15 db e o sinal dele esta muitissimo superior ao meu, a torre dele esta a uns 50 metros da minha torre.

    tipo onde o sinal meu da tipo -80db, o dele da menos 65.

    nao to conseguindo entender o que esta de errado

    o que ja fiz, foi

    trocar pigtail,

    trocar cabo antena

    e abaixar um pouco a antena.. assim, ela tava bem de pé a antena retinha,(to falando da setorial) dai abaixei ela digamos que um pouco abaixo da metade do ajuste que ela tem.

    esta torre esta em um morro de 300 metros em relação a cidade, e mais a altura da torre dá no total uns 530 mts de altura em relaçao a cidade, e os clientes são a partir de 1 km. por ai.

    o que posso fazer pessoal? me ajudem to ate pensando em tirar o mk de la e colocar um ap qualquer pra ver. Realmente gastei um montão e nao consigo entender como meu sinal ta mais fraco que o do meu concorrente.
    Tem q ver qual é o ângulo de abertura do sinal na horizontal. Pode ser que devido a essa grande altura, o sinal de sua setorial não esteja chegando aos clientes..

    Outra coisa, o Preamble vc colocou em Long? na aba Advanced?

  3. #3

    Padrão

    obrigado por responder amigo, na verdade eu nem mexi nessa opção de preamble. ta o normal, nem sei qual é o normal, devo colocar em Long se nao estiver?

    e sobre a antena achei varias informações sobre ela no site da hyperlink, tipo
    Electrical Specifications
    Frequency
    2400-2500 MHz

    Gain
    17 dBi

    Horizontal Beam Width
    120 degrees

    Vertical Beam Width
    +/- 6.5°

    Impedance
    50 Ohm

    Max. Input Power
    250 Watts

    VSWR
    < 1.3:1 avg.

    Connector
    N Female

    Lightning Protection Direct Ground

    Mechanical Specifications
    Weight
    10 lbs. ( 4.54 Kg)

    Dimensions
    39 x 6 x 2.5 inches
    (99 x 15.3 x 6.4 cm)

    Radome Material
    UV-Inhibited Polymer

    Mounting
    2.75 inch (7 cm) O.D. pipe max.

    Polarization
    Vertical

    Downtilt (mech)
    0 to 20 degrees (adjustable)

    um cara me falou que é falta de potencia, será? o que voces acham?

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post

    Vertical Beam Width
    +/- 6.5°
    Olha só, ela abre somente 6,5 graus... eu tentaria inclinar ainda mais ela, pq vc cita q dá uma altura grande em relação as clientes...

    Se vc não marcou nada em preamble, deve estar em Both, ou seja, usando Short e Long... O melhor é Long.

  5. #5
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Post Analizando

    No caso do Cartao Senao ele tem um lado correto para colocar o PIGTAIL
    Seria interessante vc postar as configuracoes dos cartoes para analizar

    New Terminal Funçao>>> Export
    Última edição por evertonmt; 30-05-2007 às 07:32. Razão: .

  6. #6

    Padrão

    blz amigos, vou pegar as configurações hoje e depois posto.

    sobre O lado do cartao senao, eu coloquei no lado certo sim, o que po de ser é o pigtail do cartao senao pois ja quebrou uma vez e mandei soldar, mas pode tar meio que com defeito, só que como moro em local pequeno , vai uma semana para chegar um pigtail aqui.

    hoje tirei o dia para tentar resolver isso

    vou fazer varios testes para ver se consigo algo.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    blz amigos, vou pegar as configurações hoje e depois posto.

    sobre O lado do cartao senao, eu coloquei no lado certo sim, o que po de ser é o pigtail do cartao senao pois ja quebrou uma vez e mandei soldar, mas pode tar meio que com defeito, só que como moro em local pequeno , vai uma semana para chegar um pigtail aqui.

    hoje tirei o dia para tentar resolver isso

    vou fazer varios testes para ver se consigo algo.
    Amigo, troca o pigtail... nem q leve uma semana pra chegar, pq pelo menos vc vai dormir tranquilo. Pigtail, conector e cabo em bases, a gente tem q TER CERTEZA que está tudo certo com eles. Podem originar vários problemas...

  8. #8

    Padrão

    sim, amigo, ja irei comprar opigtail do senao, acontece que minha maior preocupação é com a dlink530 que tem a setorial pois o senao 2511 com a omni eu so coloquei de bobeira lá.

  9. #9

    Padrão

    amigos nao consegui subir la pra ver,
    vou ver se consigo amanha pois a serra é muito ruim e dependendo o dia nao da de subir.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    sim, amigo, ja irei comprar opigtail do senao, acontece que minha maior preocupação é com a dlink530 que tem a setorial pois o senao 2511 com a omni eu so coloquei de bobeira lá.
    Outra Coisa, NUNCA coloque uma OMINI so de bobeira, porque colocar algo que vai te gerar uma imensidao de ruídos se você não pretende usar?


    E sempre que colocar uma omni coloque acima pelo menos 1 metro das demais...

  11. #11

    Padrão

    amigo, realmente me expressei mal, na verdade nao coloquei esta omni de bobeira. mas sim, para eu poder fazer teste com a setorial, e se caso eu perdesse o acesso na setorial, eu conecto na omni.entendesse o raciocinio?

    agora sobre sua ultima afirmação, eu discordo. a omni tem que ser abaixo de qualquer outra antena..

  12. #12

    Padrão Planilha para Calculo de Inclinação de Antena

    Tenta usar essa planilha pra calcular o ângulo de inclinação das antenas setoriais
    É bem fácil pra achar o ângulo e a área de cobertura ( cliente + próximo e Cliente + distante )

    http://www.pluton.com.br/Site_Portug...inclinacao.xls

  13. #13

    Padrão

    valeu ari, ate ja peguei esta tabela ai, mas assim, coloquei os dados da hyperlink de 17 dbi
    e se coloco 3 graus de inclinação dá um sinal que iria ate 100km, se coloco 2 ou 1 grau, da resultado negativo, acho que to fazendo algo errad.

    a antena ta a 350 mts em relação a cidade, se puder me ajudar a colocar os dados na planilha eu agradeço.

    valeu

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    valeu ari, ate ja peguei esta tabela ai, mas assim, coloquei os dados da hyperlink de 17 dbi
    e se coloco 3 graus de inclinação dá um sinal que iria ate 100km, se coloco 2 ou 1 grau, da resultado negativo, acho que to fazendo algo errad.

    a antena ta a 350 mts em relação a cidade, se puder me ajudar a colocar os dados na planilha eu agradeço.

    valeu
    Qual é o tamanho da sua antena ?
    A que distância tá o seu cliente mais próximo ?
    E o cliente mais distante ?

    Posta aí que a gente calcula...

  15. #15

    Padrão

    99 x 15.3 x 6.4 cm este é o tamanho dela,
    o modelo é de 17 dbi

    120º

    clientes seria apartir de 1km ate onde alcançar
    pois to montando este pop agora, entao ate onde alcançar melhor.

    tipo bom seria, até uns 7 km.

    a altura em relação a cidade é de 250 mts do morro, só que no morro tem a torre e ta nos 50 mts, ou seja em relação ao solo dará uma altura de uns 300 mts. (calculei agora com o googleheart)

    me ajudem ai pessoal.

  16. #16

    Padrão

    Abertura vertical da antena : 6,5 graus
    Altura da antena em relação ao solo : 300 metros
    Frequencia da antena : 2,4 Ghz
    Tamanho da antena : 99 cm
    Ganho da antena : 17 dBi
    Inclinação da antena : 8 graus

    Distância do plumo : 13,8 cm

    Apoia-se a cordinha do plumo no topo da antena vai inclinando a antena e medindo a distância do plumo na base da antena.

    Cliente mais próximo : 1508 metros
    Cliente mais distante : 3610 metros

    Essas medidas são para o lobulo principal da antena. É lógico que vai ter algum sinal fora dessas medidas, mas isso é porque todas as antenas transmitem tambem um pouco de sinal fora do lobulo principal.

    No seu caso o alcance ficou meio restrito em virtude da altura da antena em relação ao solo ( muito alta ).

    Faz os ajustes aí posta os resultados pra nós.

  17. #17

    Padrão

    Figura descritiva dos ajustes da inclinação da antena
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: doc Doc1.doc (1,66 MB, 165 visualizações)

  18. #18

    Padrão

    que coisa né, o normal que seria quanto mais alto melhor, na pratica nao se aplica.fiquei de cara.

  19. #19

    Padrão

    que antena seria o mais indicado então?
    alguem sabe alguma com uma abertura maior?

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    que antena seria o mais indicado então?
    alguem sabe alguma com uma abertura maior?
    Sei lá, mas acho que não precisa trocar de antena... Confecciona um suporte que vc consiga deixar ela mais inclinada pra baixo, saca?