+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que fazer para resolver problemas com interferencia???

    Boa tarde!!

    Estou com problemas e agradeceria receber qualquer ajuda!
    Fornecemos Internet Via rádio em um Pequena cidade, onde não há concorrentes, porém a maioria dos meus clientes possui roteador e jogam sinal para todos os cantos. Há também uma cidade próxima onde os provedores usam amplificadores.
    Possuo uma torre no alto de um morro com um AP200 e dois cartões(canal 3 e 8), cada um com uma antena setorial. Na mesma torre, um ponto a ponto no canal 11 com antena gradeada na horizontal.
    Não há canal que eu coloque no AP2000 que resolva o problema de interferencia, o pior é que a maioria dos clientes estão nestas antenas. Não usamos amplificados, divisor de potencia... Já trocamos cabo, conectores, antenas...
    Será que alguem pode me ajudar??? Obrigada!

  2. #2

    Padrão

    tem certeza que eh interferencia ?? o que esta aontecendo, lentidao, perca de pacotes, clientes desconectando.

    Amigo quantos clientes vc tem nessa torre???
    Qual a distancia do seu ponto a ponto e quais os equipamentos??
    Qual setorial esta usando??
    Quantos clientes tem em cada cartao do AP2000???

    Tente usar canais diferentes principalmente nas setoriais

    tipo no ponto a ponto use por exemplo canal 5, no AP 2000 no cartão A use o 1 e no cartão B use o 11

    Falow

  3. #3

    Padrão

    Olá!
    Certeza nao tenho, mas não é sempre. Tem horarios que fica muito ruim, com muita perda de pacotes.
    Tenho uns 70 clientes nessa torre. Cartão A com 20 e cartão B com 50. Em ambos os cartões utilizo setorial da TSM. Utilizo canais diferentes. Hoje cartão A está no 3 e cartão B no 8. Já testei todos os outro canais e nada fica melhor.
    No ponto a ponto uso Airaya e tem 2km.

    Obrigada!!

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Para saber se é interferencia suba o morro com notebook, cartão orinoco de preferencia, antena de mão e faça survey, principalmente quando ocorrem os problemas.

    Pelo relatado, o problema parece mais na sua rede local que interferencia mesmo. Um cliente com sinal ruim ou com alguma praga da maquina pode acabar com uma rede. Faça monitoramento de sua rede, use sniffers para capturar o tráfego no momento dos problemas e veja se descobre alguma anormalidade.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Para saber se é interferencia suba o morro com notebook, cartão orinoco de preferencia, antena de mão e faça survey, principalmente quando ocorrem os problemas.

    Pelo relatado, o problema parece mais na sua rede local que interferencia mesmo. Um cliente com sinal ruim ou com alguma praga da maquina pode acabar com uma rede. Faça monitoramento de sua rede, use sniffers para capturar o tráfego no momento dos problemas e veja se descobre alguma anormalidade.
    Vou tentar fazer isso!!
    Obrigada!!

  6. #6
    LeonardoWireless
    Visitante

    Padrão

    É o cartão A ou B que paraliza?
    Voce pode estar sobrecarregando um dos cartões!
    E outra adistancia também, pois o Ap 2000 tem pouca potencia!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoWireless Ver Post
    É o cartão A ou B que paraliza?
    Voce pode estar sobrecarregando um dos cartões!
    E outra adistancia também, pois o Ap 2000 tem pouca potencia!
    Na verdade o cartão não paraliza. Tenho problemas geralmente no cartão B, o que tem mais clientes. Tem horarios que o ping para o cliente fica terrível. Mas também nao são todos os cliente, mas a maioria.
    obrigada!

  8. #8

    Padrão

    Camila, o que pode estar acontecendo é seu crtao que tem 50 clientes nao estar aguentando o trafego

    Voce tem 50 clientes cadastrados nele, imagine ai quantos clientes nao estao por tras desses ai? se voce tem um cliente que tem um radio pra abastecer mais 6 maquinas entao vc tem 56 clientes, ai seu cartao ja nao aguenta.

    Voce tem que dimensionar melhor seu sistema, interferencia nao é porque se fosse os amplificadores de seus vizinhos a rede ficaria 24h ruim e vc ja relatou que em dados momentos do dia ou parte dele fica assim.

    Aqui no provedor por exemplo de tarde quando a pivetada chega da escola ate umas 22h a net fica lenta, ja de manha e de madrugada fica ótima.

  9. #9

    Padrão

    como está configurado seus cartões, como ap? você está usando o mesmo ssid ?

  10. #10

    Padrão

    Uma coisa boba que passei aqui, mais não custa falar: Meu SWL-3300 estava configurado para velocidade de 1M, ai passei para all, ou seja todas velocidades até 11M, com essa configuração acabou um problema que eu tinha aqui de lentidão.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Camila, o que pode estar acontecendo é seu crtao que tem 50 clientes nao estar aguentando o trafego

    Voce tem 50 clientes cadastrados nele, imagine ai quantos clientes nao estao por tras desses ai? se voce tem um cliente que tem um radio pra abastecer mais 6 maquinas entao vc tem 56 clientes, ai seu cartao ja nao aguenta.

    Voce tem que dimensionar melhor seu sistema, interferencia nao é porque se fosse os amplificadores de seus vizinhos a rede ficaria 24h ruim e vc ja relatou que em dados momentos do dia ou parte dele fica assim.

    Aqui no provedor por exemplo de tarde quando a pivetada chega da escola ate umas 22h a net fica lenta, ja de manha e de madrugada fica ótima.
    Obrigada! Estamos achando que é isso mesmo. Fizemos alguns testes e sempre que rebooto o radio, os clientes voltam com o ping bom, passa algum tempo, quando todos se conecta, novamente, eles vao piorando. Esta semana vamos tentar colocar mais um radio e outra antena para ver se melhora.

  12. #12

    Padrão

    ok... não esqueça de postar aqui os resultados

  13. #13

    Post

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Uma coisa boba que passei aqui, mais não custa falar: Meu SWL-3300 estava configurado para velocidade de 1M, ai passei para all, ou seja todas velocidades até 11M, com essa configuração acabou um problema que eu tinha aqui de lentidão.

    Coloque MK com com mini PCI Atheros !

  14. #14

    Padrão

    Obrigada!
    Colocamos outro AP2000 e dividimos os cliente. Melhorou muitoooo.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Uma coisa boba que passei aqui, mais não custa falar: Meu SWL-3300 estava configurado para velocidade de 1M, ai passei para all, ou seja todas velocidades até 11M, com essa configuração acabou um problema que eu tinha aqui de lentidão.
    Quando o rádio permite eu seleciono apenas 11Mb e 5.5, pois os clientes que apresentam 1Mb e 2mb geralmente possuem sinal ruim

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDUipiranga Ver Post
    Quando o rádio permite eu seleciono apenas 11Mb e 5.5, pois os clientes que apresentam 1Mb e 2mb geralmente possuem sinal ruim
    Cara, pra te falar verdade o problema voltou a acontecer, mais segui a dica do pessoal aqui, e fixei ele em 11Mb, e ficou show, tive que trocar placa em 2 clientes que estavam com sianl fraco e pararam de conectar.
    Última edição por Josue Guedes; 24-07-2007 às 21:52.