Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Balanceamento Link dedicado X Eutelsat OpenSky (Rágio)

    Olá pessoal, esse é meu primeiro post na comunidade, apesar de há muito tempo estar aqui aprendendo com todos e como todos.
    Ao assunto: Tenho aqui em minha rede um link dedicado de 512kbps que já está apertado para o tráfego de meus usuários, solicitei um link de 1,5mb porém a BrT não está dando muita atenção para nós que operamos dados via rádio. Analizando as informações obtidas pelo site da eutelsat sobre o opensky -informações aqui- vi a possibilidade de fazer um balanceamento entre o link da BrasilTelecom e o satélite. Como o sistema só funciona em windows, imaginei fazer da seguinte forma:
    * Utilizando um computador com Windows XP instalaria a placa SAT para o Ragio devidamente configurado e também com uma linha discada com rediscagem programada em caso de queda, o que faria esse computador acessar internet normalmente já em alta velocidade por causa do download "turbinado através do satélite" e assim compartilharia a conexão por uma placa LAN, que por sua vez seria utilizado no meu servidor com o mikrotik (o mesmo que atendo todos meus clientes). Daí o X da questão: Meu link de dados tem 8 ip's válidos, já o acesso pelo Ragio o IP é inválido... Preciso de uma força nesse ponto: Dá certo fazer dessa forma? Como que faço o balanceamento para utilizar os dois sistemas e que o cliente receba o IP do link dedicado? Essa é para quem usa ou já usou (sobre a estabilidade): Dá para confiar nesse sistema via satélite da eutelsat fornecido pela Ragio? Desculpem tantas perguntas, é que para eu fazer os testes tem que comprar os equipamentos e para evitar gastos "duvidosos" conto com a ajuda da comunidade. Muito obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    na verdade voce nao consegue somar este link...

    tente montar uma bridge no windows e chegar o link via satelite no LINUX.. junto com o brt

    ai vc faz balanceamento por servico.. por exemplo
    trafego WWW sai pelo brt... o resto.. ragio !!

  3. #3

    Padrão

    Desculpe minha ignorância, mas não entendi pq não conseguiria somar o link. Poderia fazer dentro do windows um compartilhamento de internet (que vem nele mesmo) tudo transparente pela a placa de rede local, que nela ligaria o MK, que por sua vez iria receber ip por DHCP.... Não dá????

  4. #4

    Padrão

    olha, o windows não trabalha com load balance. quando tinha 2 dsl aqui, quiz usar os 2 no windows ao mesmo tempo, e o windows só reconhece um deles. Parece que ele só trabalha com load balance com 2 modens dial up, mas tb não tenho certeza disso. Pesquisei muito, achei um fórum portugues com uma discussão bem avançado nesse tópico, de usar 2 conexões no windows. ng conseguiu. Mas eu sempre pensei se não poderia existir um emulador, que rodasse dentro do windows e fizesse o load balance das 2 conexões, e fosse o gateway para o windows. nunca achei nada a respeito

  5. #5

    Padrão

    nao disse pra fazer load balance no windows... disse pra fazer BRIDGE !!!

    bridge é a uniao de 2 ou mais interfaces de rede, transparente !!

    ou seja.. vc vai pegar a interface do satelite + inteface de rede... o windows vai criar uma TERCEIRA que vai ser a bridge..

    ai vc liga a interface de rede em uma interface de rede do seu link e configura o IP do satelite na interface do LINUX !!

    porque isso ??

    como as placas funcionam soh em WINDOWS.. vc usa o windows pra receber/instalar a placa.. e repassa o trafego pro linux, transparentemente


  6. #6

    Smile

    Alexandre... Foi isso que eu quis dizer, acho que não consegui da maneira correta! nunca foi minha intenção fazer balanceamento no windows, e sim no mikrotik... O windows é só para "aceitar" a conexão de satélite, já que só funciona nele mesmo e distribuir e, com uma bridge fazer a interconexão e com outra placa de rede (a LAN que eu falei no primeiro post) para conectar no MK... O que me deixou com duvidas e que queria saber se é o MK vai aceitar essa conexão pública: Um windows funfando com discado+ragio em bridge distribuindo a conexão de internet por uma placa de rede que estaria conectada na entrada do MK! Abraços e aguardo!!!

  7. #7

    Padrão

    aceita sim.. se o windows aceita.. o linux deve fazer magica entao :P rsrsr

  8. #8

    Padrão

    amigo, se voce fizer isso e der certo, nos diga, pois tbem seria uma solução para mim

  9. #9

    Padrão

    amigo, acho que tbem funcionara em linux este sistema olhe o que tem no site

    D Ragio versão 2.01 - Versão atualizada, de Dezembro de 2006. Contém todas as pág.4nas do site, calculadora para apontamento de antena, as ultimas versões dos aplicativos e atualizações, e um NOVO programa de instalação, que facilita a instalação e restauração do sistema, em caso de problemas no WINDOWS. Inclui um LiveCD do LINUX como RAGIO pré configurado, dispensando a instalação ou mesmo o disco rígido, bastando iniciar o PC pelo CD.

    quer dizer que funciona sim, só nos resta descobrir como ne.

  10. #10

    Padrão

    http://www.ragio.com.br/linux/ragio_no_linux.htm, acho que isso reslove,

    dai ficaria mais facil, instalar no linux que no windows. o que acham?

  11. #11

    Smile

    Decidi comprar a placa. Estou aguardando chegar. Pode ficar tranquilo que assim que ela estiver aki vamos ter muita idéia para trocar! Espero que dê certo o balanceamento!!! Obrigado a todos pelos posts e vamos ver no que vai dar!

  12. #12

    Padrão

    flw amigo, espero ter ajudado em algo.

    tbem penso em comprar uma. mas agora nao posso.

  13. #13

    Padrão

    pois e a divida continua sendo como usar ese link unidirecional...
    alguem ja usa ragio unidirecional ???

    mais uma duvida, qual o valor deses link´s via satelite e qual o limite de download deles ??

  14. #14

    Padrão

    Pelo que eu já pesquisei, acho que é impossível usar somente unidirecional, ainda mais no mikrotik. Acho que a melhor opção é manter um computador separado, somente para isso. Aqui eu vou colocar um pentium III 500 com 256mhz de Ram com acesso discado para fazer o trabalho. Como disse antes, estou esperando a placa chegar para fazer os testes! Espero que funcione!!! Abraços.

  15. #15

    Padrão

    vai funcionar assim né. pelo link que ja temos, (adsl ou discado ou sei lá) vai o upload e pelo satelite desce o download. o preço é viavel dependendo da reagião
    tem que ver no site mais informações. e sim, tem que ser colocado em outra maquina, nao no mikrotik.

    aqui eu espero fazer algo se der certo assim.

    p2p pelo link via satelite. e caso o link dedicado cair, usar uma conexão discada para fazer o upload, e o via satelite para download.

  16. #16

    Padrão

    sem duvida, aconselho quem for usar o ragio ja faze-lo em linux, pelo Cd nao e dificil.
    A respeito do Ragio e o MKT, tenho cliente que esta usando e bem, turbinando mesmo. Temos no micro ragio com XP uma int local que se conecta comm o MKT em uma int so pra isto no mkt.Ja no micro ragio, temos uma int que trafega por ip dedicado para uploads e a do satelite para download.
    No mkt separamos quem vai trafegar pela Embratel, pela Telemar ou pelo RAgio.

  17. #17

    Talking

    Nossa! Isso então vai ser uma mão na roda! Tô louco para a placa chegar para eu começar a fuçar no linux para ver o que que vai virar!!! Obrigado galera! Conhecimento é para ser compartilhado mesmo! Abraços a todos que estão participando!

  18. #18

    Padrão

    amigos, sobre a questão do ip valido, no site diz que tem que ter.

    voces sabem se tem que ser fixo este ip? ou pode ser dinamico.

  19. #19

    Padrão

    Tanto faz ter IP fixo ou Ip Dinâmico. O que acontece é que o acesso rágio não fornece números de ips válidos e sim na faixa de 193.251.X.X, por ser uma rede fechada... Daí necessidade de um ip válido...

  20. #20

    Padrão

    Pelo que fiquei sabendo por um vendedor deles, tem uma cota mensal de 4 gigas (eu acho) de download e se passar disso a velocidade cai drasticamente, além de não ser garantida a banda do download... Será não vai ser só uma dor de cabeça a mais???