+ Responder ao Tópico



  1. #1
    masyus
    Visitante

    Padrão como instalar o Slack com o kernel 2.6

    olá pessoal eu sou novo na area e gostei muito do forum , mas eu gostaria de saber como faço pra poder instalar o Slack 11.0 com o kernel 2.6 pois ele vem no cd se alguem puder me dar uma ajuda eu fico muito grato sem mais eu lhes agradeço e fiquem com Deus

  2. #2

    Padrão

    Google na veia...

    Dá uma pesquisadinha rápida na net que vc encontra.
    Em www.myauth.com.br tem um tutorial ilustrado de instalação do slackware.

  3. #3
    masyus
    Visitante

    Padrão sobre o link

    eu peguei o arquivo no site que ce passou mas eu não tive muito exito porque não tem nada sobre instalar o slack com o kernel 2.6 me desculpe pelo importuno mas se puder me ajudar eu fico grato

  4. #4

    Padrão

    Na hora da instalação ele pergunta qual kernel vc quer utilizar. Escolhe o test26 e pronto.

    Mas o kernel padrao do slack é o 2.4, o ideal seria vc recompilar p/ 2.6

  5. #5
    masyus
    Visitante

    Padrão

    antoni eu sei que é meio dificio ta esplicando coisas que pra gente é obvia mas eu ja i e reli coisas sobre compilar o kernel do linux mas pra dizer a verdade não consegui entender se puder me dar uma dica sobre algum lugar que fale mais claro as coisas eu fico grato , sem mais até

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masyus Ver Post
    antoni eu sei que é meio dificio ta esplicando coisas que pra gente é obvia mas eu ja i e reli coisas sobre compilar o kernel do linux mas pra dizer a verdade não consegui entender se puder me dar uma dica sobre algum lugar que fale mais claro as coisas eu fico grato , sem mais até
    Pesquisa no google por recompilar kernel que você encontra tutorial facilmente. Uma passadinha no vivaolinux ajuda bastante.

    Santo google...

  7. #7

    Padrão Slack com kernel 2.6

    olá passei aqui pelo forum e vi que vc tem interesse em copiar o kernel do slack mas e o seguinte no slack 11 ja tem um kernel pre-copilado no cd 2 na pasta extras: aqui estao os passos pra vc instalar e atualizar seu kernel.

    O Slackware em versão 11, vem com 3 Kernels diferentes, prontos para o usuário escolher. As opções são o default, com suas variantes (bare, bareacpi, oldcd, mca e cia), 2.4.33, o kernel huge26, versão 2.6.17.13 e o kernel test26, versão 2.6.18. Claro, se ele não escolher cai automaticamente no bare.i do 2.4.33.

    Assim, partiremos do pressuposto que tu instalastes o Slackware 11 com kernel 2.4.33 e vai atualizar para o huge26.s (que tem até versão com multi-processamento). O mais importante nisso tudo é não reinicializar o computador até que todo o processo esteja feito. Isso é coisa séria, não seguindo tu ganha um belo de um Kernel Panic. Vamos prosseguir?

    1) A primeira coisa a fazer é remover os destroços do kernel atualmente em uso. Digite pkgtool, procure a opção remove e aguarde a listagem. Selecione os pacotes (pressionando a barra de espaço em cima deles) kernel-modules-2.4.33-i486-1, kernel-headers-2.4.33 e kernel-source-2.4.3. Aperte OK para fazer a remoção. Sem medo!

    2) Depois, monte o CD2, do Slackware. Com o cd montado, acessar o diretório /extras/linux-2.6.17.13. Lá tu vai encontrar os arquivos: kernel-generic-2.6.17.13-i486-1.tgz, kernel-modules-2.6.17.13-i486-1.tgz, kernel-headers-2.6.17.13-i386-1.tgz e kernel-source-2.6.17.13-noarch-1.tgz.
    Instale-os com o comando installpkg *.tgz. Demora mais no kernel sources, mas uns 2 minutos e estará instalado.

    3) Acesse o diretório /boot. Ao aplicar o comando ls, haverá um arquivo vmlinuz-generic-2.6.17.13. É a imagem do kernel, o que faremos bootar. Porém, essa é uma imagem genérica. E nela, infelizmente, não há suporte aos sistemas de arquivo! Sim, não estou brincando. Para não resultar num belo de um “Panic! At the Kernel”, devemos fazer um initrd.gz para que o módulo do reiserfs (ou sistema de arquivos utilizado) seja chamado pelo Lilo ao bootar o kernel. Os comandos necessários para isso são:

    cd /boot
    mkinitrd -c -k 2.6.17.13 -m reiserfs

    Alguns segundos depois, poderá verificar no comando ls que foi gerado um arquivo /boot/initrd.gz. Precisaremos dele agora!

    4) Depois do initrd estar pronto, devemos agora fazer a atualização no rc.modules. O arquivo /etc/rc.d/rc.modules um link simbólico apontando para o arquivo /etc/rc.d/rc.modules-2.4.33. Como isntalamos o kernel modules, foi criado um novo arquivo chamado /etc/rc.d/rc.modules-2.6.17.13. Devemos atualizar o link para ele. Segue os comandos.

    cd /etc/rc.d
    rm rc.modules
    ln -s /etc/rc.d/rc.modules-2.6.17.13 /etc/rc.d/rc.modules

    Após isso, os módulos atualizados subirão. Dê uma olhada no arquivo e descomente as linhas que haviam sido descomentadas no seu rc.modules anterior. Exemplo, /sbin/modprobe 8139too. :^)

    5) Após instalarmos o source, modules, headers, imagem e gerarmos o initrd, está quase tudo pronto! Falta apenas atualizar o Lilo! Com seu editor predileto, abra o arquivo /etc/lilo.conf.

    vi /etc/lilo.conf

    Procure pela sessão Linux. Altere-a da seguinte maneira:

    image = /boot/vmlinuz-generic-2.6.17.13
    root = /dev/hdXX # <– mantenha a linha como a original. Usei hdxx pois não sei qual é a sua partição :^) Comigo é /dev/hdb1.
    label = Linux
    initrd = /boot/initrd.gz # <— inclua isso!! É importantissimo!!! Sem isso é Kernel Panic!
    read-only

    apos isso digiti lilo -v para salvar as alterações
    da uma olhadinha pra ver se nao deu nem um erro
    se nao der e s´reinicializar a maquina e pronto

    Salve o arquivo, e para fixar as alterações, rode o comando lilo. Respire fundo e pode reinicializar!!!!

    Após isso, seu kernel deverá estar atualizado. Ainda deverão ser feitos alguns ajustes, como recompilar o driver da nvidia, é o caso mais comum. Porém depois de tudo isso, o desempenho aumentará e a compatibilidade será bem maior!

  8. #8

    Padrão

    Caro Santo.... vou rezar para isso q vc disse der certo... se naum to lascado.... heheheh... mas muito obrigado pela a dica.. era algo assim q prescisava.hehehe

  9. #9

    Padrão hhee

    Citação Postado originalmente por danillograziani2 Ver Post
    Caro Santo.... vou rezar para isso q vc disse der certo... se naum to lascado.... heheheh... mas muito obrigado pela a dica.. era algo assim q prescisava.hehehe
    da certo sim tenho preguiça de copilar o kernel ae fiz isso no meu hehe ta blezinha qualquer coisa meu msn é
    [email protected]

  10. #10

    Padrão

    santo muito agradecido... está fungando legal.... muito obrigado pela a dica...