+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Minha Internet às vezes pensa muito....

    amigos, aqui em um pop tenho uma media de 10 clientes online, todos com sinal bom. meu mk não é ap, ele é so o servidor da rede,

    mas de um tempo pra ca ele tem dado umas coisas estranhas é assim,

    as vezes clico para abrir algo, e ele "pensa" demora para abrir, até mesmo o google, ja cheguei a ficar esperando abrir o google ate 6 segundos.

    enquanto o normal aqui é de menos de 2 segundos pra abrir o google,

    é assim, as vezes tipo ele fica , como se nao estive achando algo, dai depois vai.

    o que pode ser? ou acontece isso com voces tbem.

    ha, nao é so no site do google nao tá.

  2. #2

    Padrão

    ha, é nao é so no meu micro nao tá. alguns clientes meus tbem comentaram que perceberam isso.

    mais uma coisa, as vezes o msn tbem cai quando acontece isso.

  3. #3

    Padrão

    amigo vc ta usando quantos gateway's , pois se vc usa mais q um vc tem q fazem um balanceamento bacana senão da isso tbm, para podermos discutir mais sobre o assunto vc poderia nos dar mais informações sobre sua rede...............qualquer coisa posta ai

  4. #4

    Padrão

    só uso um gateway, meu modem tava em bridge,
    mas hoje desconectou e nao conectou mais, esperei meia hora e nada,
    dai resolvi trocar para o moden autenticar e conectou.

    vou ver se deicho assim.

    vou ver se melhora tbem

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    só uso um gateway, meu modem tava em bridge,
    mas hoje desconectou e nao conectou mais, esperei meia hora e nada,
    dai resolvi trocar para o moden autenticar e conectou.

    vou ver se deicho assim.

    vou ver se melhora tbem
    quem é teu dns? oo próprio modem? ta cheirando a DNS isso aí...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    só uso um gateway, meu modem tava em bridge,
    mas hoje desconectou e nao conectou mais, esperei meia hora e nada,
    dai resolvi trocar para o moden autenticar e conectou.

    vou ver se deicho assim.

    vou ver se melhora tbem
    Como você tava usando em bridge o modem, isso está fortemente relacionado as MTU e MTR da conexão... Para trabalhar com bridge, quando criar o cliente pppoe, você deve definir a MTR e MTU para o máximo (1500), pois o padrão é 1480... Isso resolverá a questão da velocidade.... Posta os resultados...

  7. #7

    Padrão

    em relação as respostas. meu dns uso o que a operadora deu.

    201.10.120.3
    201.10.1.2

    catv- sobre o mtu e mtr

    os meu os dois estao em 1480, realmente, então devo mudar para 1500? é isso?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Como você tava usando em bridge o modem, isso está fortemente relacionado as MTU e MTR da conexão... Para trabalhar com bridge, quando criar o cliente pppoe, você deve definir a MTR e MTU para o máximo (1500), pois o padrão é 1480... Isso resolverá a questão da velocidade.... Posta os resultados...
    Colega Catv e Jhonnyp,

    Aqui já aconteceu um lance parecido com esse. Todos os clientes chiando e ligando, reclamando q a conexão tava lentox demais. Fiz de tudo e não resolveu.
    Fiz vários testes, e o melhor mtu e mtr que achei pra todos foi 1492 mesmo, no servidor pppoe (com 1500 ficava lento e as vezes dava página não encontrada).
    Masss.... Não ficou legal de jeito nenhum, e passei uns 2 dias e consegui arrancar a metade dos cabelos e nada!
    Solução: Dei um "System/Reset e refiz a configuração completa. Voltou todo mundo mais veloz que Barriquelo e parei de arrancar os cabelos. Agora todos estão felizes!
    Detalhe: antes de dar o system/reset eu fiz um backup da conf e estava com 130k, depois que refiz, ficou com 40k, ou seja, tinha alguma coisa inchando o MK.
    Acho que tava lento porque alguma coisa tava entupida, rsrsrsrs, brincadeira.
    Mas é isso aí colega, refaça do zero que deverá dar certo como deu pra mim.

    Flw

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    Colega Catv e Jhonnyp,

    Aqui já aconteceu um lance parecido com esse. Todos os clientes chiando e ligando, reclamando q a conexão tava lentox demais. Fiz de tudo e não resolveu.
    Fiz vários testes, e o melhor mtu e mtr que achei pra todos foi 1492 mesmo, no servidor pppoe (com 1500 ficava lento e as vezes dava página não encontrada).
    Masss.... Não ficou legal de jeito nenhum, e passei uns 2 dias e consegui arrancar a metade dos cabelos e nada!
    Solução: Dei um "System/Reset e refiz a configuração completa. Voltou todo mundo mais veloz que Barriquelo e parei de arrancar os cabelos. Agora todos estão felizes!
    Detalhe: antes de dar o system/reset eu fiz um backup da conf e estava com 130k, depois que refiz, ficou com 40k, ou seja, tinha alguma coisa inchando o MK.
    Acho que tava lento porque alguma coisa tava entupida, rsrsrsrs, brincadeira.
    Mas é isso aí colega, refaça do zero que deverá dar certo como deu pra mim.

    Flw
    pode ate ser amigo, vou tentar esse lance do mtu e mtr e se nao der vou fazer isso reiniciar.

    uma coisa, como voce fez, para lembrar de todas as configurações, digo, como devo proceder para fazer isso, sem esquecer de nada.

    tem algum comando que ajude nisso?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pode ate ser amigo, vou tentar esse lance do mtu e mtr e se nao der vou fazer isso reiniciar.

    uma coisa, como voce fez, para lembrar de todas as configurações, digo, como devo proceder para fazer isso, sem esquecer de nada.

    tem algum comando que ajude nisso?
    Seguinte:

    Se vc entrar em "New Terminal" e digitar "export" e teclar enter, ele vai listar toda a configuração do MK. Aí você clica com o botão direito e escolhe "Copy All" e vai no bloco de notas e manda "colar".
    Outro método seria dando o famoso "Print Screen" em cada janela de configuração, mas aí vai ficar ao seu critério.

    flw.

  11. #11

    Padrão

    Né só o windows que se ajeita formatando...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Elliott Ver Post
    Né só o windows que se ajeita formatando...
    Colega,

    mas ninguém falou em formatar nada!!! trata-se de organizar, limpar e reescrever dados. O MK continua instalado da mesma forma, só que por algum motivo talvez de desorganização de regras ou coisa do tipo, ele precisa ser tratado.

    Mas em se tratando de Formatação, já dizia Fumanchu:
    "Até o ser humano precisa de formatação" rsrsrs...

    Flw

  13. #13

    Padrão

    rode um servidor LOCAL de DNS.. nao use os da operadora..

    um servidor de DNS deixa a resolução de nomes MUITOOOOOOOOOO mais rapida...

    talvez seja este seu problema !!

  14. #14

    Padrão

    rodar um servidor de dns? mas voce diz tipo numa maquina separada isso né? ou o mikrotik possui algum integrado e eu nao achei ainda.

    ---------

    achei uma regra aqui e quero ver com voce se pode ser isso

    chain=forward out-interface=pppoe-out1 protocol=tcp tcp-flags=syn
    action=change-mss new-mss=1380

    esta regra tenho para ajeita o msn, e realmente nunca mais ficou caindo, só que percebi porem, que nao esta especificado porta, entao acho que esteja se aplicando a todas as conexoes tcp.

    o que voces acham?

  15. #15

    Padrão

    sim.. o mikrotik tem um servidor interno.. ai no cliente vc informa o ip do mirkrotik como dns !! fica bem mais rapido

    sobre a regra ai..

    MSS é o tamanho maximo do SEGMENTO que sera transmitido por vez.. isso ai nao ta parecendo ajudar o msn nao...

    aqui no pppoe uso mtu de 1452 !! pppoe+wireless

    a velocidade ficou muito melhor do que conectado diretamente (hotspot)....

    conexao de 512k fazia download de 60Kbytes pra baixo... com pppoe + mtu e mss setados em 1452 .. ficou muito rapido.. vou testar hoje 1492 !! que eh o maximo mtu/mss para pppoe !!!

  16. #16

    Padrão

    ha sim, isto eu ja faço colocar o no campo dns o ip do gateway do cliente. quanto a isso ta tranquilo,

    se alguem souber como descubro servidores de dns eu agradeço, talvez seja o proprio servidor de dns que a brasiltelecom me informou que esteja com problemas

  17. #17

    Padrão

    bom troquei o dns, usando o comand tracert, percebi que ja melhorou bastante. vamos aguardar e ver se continua ficando lenta ou se melhora.

  18. #18

    Padrão

    Veja a imagem em anexo...

    voce coloca em

    xxx.xxx.xxx.xxx e yyy.yyy.yyy.yyy o ip dos servidores LOCAIS, caso voce NAO tenha algum servidor DNS rodando, coloque os ips de DNS da OPERADORA..

    ative a opção de aceitar "allow remote requests"

    esse cache size é o tanto de memoria q o servidor dns pode usar para armaezar as respostas ja 'resolvidas' ... esse valor vai depender da quantidade de memoria que voce pode utilizar...

    se tiver memoria sobrando.. use os 16384 (16MB) .. se tiver puca memoria, use 1024 (1mb) .. 2048 (2mb )..

    ai mude as conexoes para usarem o IP do seu mikrotik como DNS !!


    http://img155.imageshack.us/img155/4...otikdnsww5.jpg

  19. #19

    Padrão

    amigão, sabe o que voce me ajudou com esta tela? o tamanho do cache do dns, aqui tenho 512 mb e to só com 1 mb, nao sei por que.
    alteri para 10240 foi o max que aceitou
    agora vou alterar.

    ali mesmo eu configurei o dns, agora coloquei o da intelig, ficou bem melhor ja.

    valeu pela ajuda,

    agora vou aguardar pra ver,

    se alguem tiver mais alguma dica eu aceito. blz

    a
    Última edição por jhonnyp; 09-06-2007 às 10:09.