+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 75KM com Mikrotik CPU-AP E CARD 900mhz

    Bom amigos pretendo fazer esse enlace, resolvi usar o ubiquiti de 900mhz porque que a visada é um pouco critica em um determinado ponto, o Ponto A esta em um planalto o problema e que a + ou - 5km o planalto da uma pequena elevada e mais para frente ele esta a mais ou menos uns 250 pés mais auto do ponto A depois ele vai baixando e descendo, O ponto B esta a 600MT de altitude e o A a 900mts enquanto isso não vejo problema pois poderia por a antena do ponto B um pouco apontada para cima agora o problema e realmente no planto que antes de começar baixa da tem essa pequena elevação de 300 pés mais o menos.
    Outro problema e que o ponto a esta em depois do centro da cidade ou seja o sinal teria que atravessar uns 5 km, (sera que da interferencia com torres de celular etc?, tenho medo de atrapalhar o sinal das operadores e eles virem aqui me procurar.). Bom a antena do ponto A ficara em um predido de 4 andares e com a antena um pouco elevada ja iria diminuindo aquela diferença.
    Em relação a anatel como é? alguns falam que não exite homologação outros falam que a frequencia não precisa de ser homologada que é liberada alguem sabe ao certo dizer se é o não permitido operar nessa frequencia sem homologação?

    Agora tenho uma duvida? Quanto + ou - de link eu conseguiria ??
    Existe algum aplificador para esse frequencia?

    Userei as antenas de 20dbi com o CPU transforamado em ap rodando o Mikrotik, juntamente com o card de 700mw em 900mhz, pensei em usar um routerboard so ele são bem karos aqui no Brasil e o meu cpu esta bem mais adaptado e potende do que os routerboard.

    Bom no card falam que 54Mb é o maximo se eu conseguise feixar esse link com 6 MB estaria bom.

    Estou pensado em usar a frequencia de 5,8ghz com os ubiquiti de 600mw, pois assim poderia feixa com uma velocidade maior, o problema aqui é a questão da visada, sei que se eu colocasse torres bem altas daria sim para ter visada correta mais eu não posso por antenas tão altas.

    Alguem pode me dar alguma dica ? algum aparelho bom para link com visada critica em que eu poderia feixar o link com mais velocidade do que o 900mhz ?

    Ajudem!! disponililizarei o projeto e ainda venderei as ubiquiti de 900mhz e 600mw com preço bem mais em conta do que rola por ae flw....

  2. #2
    fabiano2006
    Visitante

    Padrão

    E ahe cara blz , então cara vc é amigo do Zenno rsrs , ele me falow desse seu enlance , cheguei até ver esse seu MK . nunca usei essas placas , da ubiquiti de 900mhz , olhei as conf de sua placa e vi os parametros dela , parece com a dlink ag 530 rsr , então vi que vc falow sobre interferencia , com a rede de celulares até então creio que tem canais diferentes entre os radios das operadoras de celular.
    Tenho amigo , aqui em são paulo que trabalha montanto , radios e antenas da claro vivo tim , vou estar conversando com ele , para ele me informar sobre esses canais ok . que tipo de antena vc usou , eu fechei a pouco tempo um enlance , em 5.8 com placas ag 530 e usei antenas da zirok de 26 dbi ficou show de bola .
    Assim que eu falar com meu amigo , eu posto aqui ok!!!

  3. #3

    Padrão

    soh que 600mw vc fica fora do permitido pela anatel....


    se quiser um enlace de qualidade.. ou monte uma repetidora no meio do caminho... ou use radios do tipo "redline" .. sao caros.. mas conseguem 30mb em 80km ... até mais..

    custa na faixa de 6.000 dolares um redline !

  4. #4
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    seguinte use a frequencia 2ghz-5mhz que vc consegue um bom enlace ok eu uso do canal 3 ao 6 sao os canais que podem ser usados ok abracos....

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    seguinte use a frequencia 2ghz-5mhz que vc consegue um bom enlace ok eu uso do canal 3 ao 6 sao os canais que podem ser usados ok abracos....
    Opa blz? ederamboni, quantos km tem seu enlace e quanto de banda passa nele ?

  6. #6
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    opa Marcelo tudo bem ...
    seguinte ta de 30 km com um morro na frento ta trabalhando a 18mbps tranquilo fiz passa nele de troungput 4 mega
    ja no outro link que tenho que estou atualizando a versao do mik ainda ano consegui deicha mais que 9 megas eles trabalharem mas ta passando so 1 mega de troungput

    to so no aguardo da ultima atualicao do radio que recebe que ta com 9.2.31 e to querendo por a 2.9.42 ok
    assim que finalizar isso como vc me falou marcelo acredito que melhore consideravel... abracos.,,,,

  7. #7

    Padrão Ae

    poderia sim usar a frequencia de 2-5Ghz se não tivesse a questão de que em um determinado ponto a visada fica bastante critica.

    Já os cards de 600wm sei que não são homologados mais como estarei usando para um ponto a ponto eu arriscaria usar se a visada fosse perfeita.

    Estou usando o programa da google, alguem sabe algum outro que pode me passa uma coisa ainda mais precisa?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    seguinte use a frequencia 2ghz-5mhz que vc consegue um bom enlace ok eu uso do canal 3 ao 6 sao os canais que podem ser usados ok abracos....

    q radio vc esta usando, pra dar 18mb, sem visada?? e em qual frequencia??

  9. #9

    Exclamation Antenas offset

    Pessoal, tenho uma enlace de 35Km pra fechar, hoje tenho ele com duas grades de 24dBi, passa 1Mb tão somente, se usar offset elas melhoram mais ou menos quanto por cento? quanto claculam q poderei fechar com elas?

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    opa Marcelo tudo bem ...
    seguinte ta de 30 km com um morro na frento ta trabalhando a 18mbps tranquilo fiz passa nele de troungput 4 mega
    ja no outro link que tenho que estou atualizando a versao do mik ainda ano consegui deicha mais que 9 megas eles trabalharem mas ta passando so 1 mega de troungput

    to so no aguardo da ultima atualicao do radio que recebe que ta com 9.2.31 e to querendo por a 2.9.42 ok
    assim que finalizar isso como vc me falou marcelo acredito que melhore consideravel... abracos.,,,,
    Ata, esses enlaces são aqueles em 900 mhz que vc tava configurando um tempo atraz né? pelo visto deu tudo certo.
    Forte abraço!

  11. #11

    Padrão

    vipsolcom,

    Ai não vai ser uma questão apenas de antena, logicamente um antena solida sempre é melhor que uma grade, eu recomendaria você mudar isso para 5,8 vai passar mais trafego e melhora bem sua rede, pois os 2,4 nesses 35km pra da mais 1mb acho meio complicado talvez gaste uma grana na tentativa de melhorar os 2,4 e saia do preço da migração para 5,8.

  12. #12

    Padrão

    cara, com essa distancia 75km eu nao aconselho vc fazer. mas se vc quiser gastar uma graninha nesse link e deixar ele bala vc vai ter que usar os radios da gigacom "www.gigacomwireless.com" ou esse da redline que é tudo "WIWAX" ai sim acabaram seus problemas...

    agora se vc colocar uma repetição no meio ficara blz pura... vao dar ai 40 km pra cada lado, e ai dar ate pra usar essa repetiçao pra atender alguns clientes.

    Eu nao vi ate hoje um link funfar com 75 km funfar e ficar estavel. poxa 75 km é longe pra porra... acho que nao fica com qualidade ainda mais sem visada.

    posta ai os resultados................
    Última edição por pedrobrother; 28-06-2007 às 22:59.

  13. #13
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    to fechando dois links aq de 49 km cada no meio do ponto a ponto ficara uma repeticao na realidade meu ptp tem 100km mas eu vou fazer de 49 ptp 49 com 900mhz ...
    acho que vai fica file assim que eu termina posto resultados,,,,, abracos,,,,

  14. #14

    Padrão

    quero ver os resultados pois mais tarde estou indo fazer um ponto a ponto de 90 KM queria ver esses resultados ai ...

    Posta mesmo esquece naum valeus ,,,, Eita meu niver hoje...