+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão alguem poderia me explicar a diferença de NAT para Bridge ?

    galera alguem poderia fazer a gentileza de me explicar a diferença de Nat e Bridge ?
    queria uma explicação um pouco detalhada , no sentido de saber realmente qual é a função de uma e qual é a função da outra :-) estou com muita duvida perante a isso.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    galera alguem poderia fazer a gentileza de me explicar a diferença de Nat e Bridge ?
    .
    são realmente animais distintos:

    NAT significa "Network Address Translation" e comumente pode se indicar, grosso modo, como sendo o seguinte:

    vc tem um ip-publico, ligado à internet. No outro lado, vc tem uma LAN, com vários hosts, com ip-addr não roteaveis, conforme RFC-1918 (leia-a). Para que êsses hosts naveguem na internet, é necessário que seu ip-addr original seja TRADUZIDO para o ip-publico. Então, vc tem o seguinte:

    192.168.1.10 solicita para o default gateway 192.168.1.1 para acessar a página UOL - O melhor conteúdo

    192.168.1.1 (o gw) CONVERTE o ip-addr 192.168.1.10 para o seu ip-addr PUBLICO (200.200.200.200) e faz a solicitação em seu próprio nome. Quando recebida a resposta, encaminha-a para o solicitante original (192.168.1.10).

    Na bridge, vc NÃO TEM tradução, vc tem DUAS redes distintas que podem comunicar-se diretamente. Por exemplo:

    vc tem duas redes: A=192.168.0.0/24 e B=192.168.1.0/24, com vários hosts em cada uma.

    entre uma rede e outra vc coloca uma BRIDGE

    quando qualquer máquina da rede A quer falar com um host da rede A, nada acontece. Porém, se alguém na rede A quer falar com alguém da rede B (ou vice-versa) a BRIDGE se encarrega de encaminhar os pacotes para a rede/host correspondente.

    Não é um gw, uma vez que trabalha na camada 2 da OSI.

    É melhor vc ler a definição na wikipedia, vai ajudar na compreensão:

    Network bridge - Wikipedia, the free encyclopedia

    divirta-se

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    são realmente animais distintos:

    NAT significa "Network Address Translation" e comumente pode se indicar, grosso modo, como sendo o seguinte:

    vc tem um ip-publico, ligado à internet. No outro lado, vc tem uma LAN, com vários hosts, com ip-addr não roteaveis, conforme RFC-1918 (leia-a). Para que êsses hosts naveguem na internet, é necessário que seu ip-addr original seja TRADUZIDO para o ip-publico. Então, vc tem o seguinte:

    192.168.1.10 solicita para o default gateway 192.168.1.1 para acessar a página UOL - O melhor conteúdo

    192.168.1.1 (o gw) CONVERTE o ip-addr 192.168.1.10 para o seu ip-addr PUBLICO (200.200.200.200) e faz a solicitação em seu próprio nome. Quando recebida a resposta, encaminha-a para o solicitante original (192.168.1.10).

    Na bridge, vc NÃO TEM tradução, vc tem DUAS redes distintas que podem comunicar-se diretamente. Por exemplo:

    vc tem duas redes: A=192.168.0.0/24 e B=192.168.1.0/24, com vários hosts em cada uma.

    entre uma rede e outra vc coloca uma BRIDGE

    quando qualquer máquina da rede A quer falar com um host da rede A, nada acontece. Porém, se alguém na rede A quer falar com alguém da rede B (ou vice-versa) a BRIDGE se encarrega de encaminhar os pacotes para a rede/host correspondente.

    Não é um gw, uma vez que trabalha na camada 2 da OSI.

    É melhor vc ler a definição na wikipedia, vai ajudar na compreensão:

    Network bridge - Wikipedia, the free encyclopedia

    divirta-se

    muito obrigado por sua explicação , tirou um pouco minhas duvidas
    só uma duvida ainda bate na minha cabeça , se eu fazer bridge entre 3 placas no mikrotik, e depois ir em ports e adicionar a cada placa a bridge eu tenho q tambem fazer NAT ? ou se eu fazer bridge não tenho q fazer NAT

  4. #4

    Padrão

    vc não leu a wikipedia, aparentemente.

    A bridge funciona na camada 2. Então, como a bridge NÃO TEM IP-ADDR próprio, não tem como vc fazer NAT em qualquer das placas.

    Crie a bridge e experimente. As redes devem ser distintas entre as placas.

    Insisto: LEIA a definição na wikipedia.

  5. #5

    Padrão

    uma dica importante. voce nao pode colocar fazer nat numa interface que esta em bridge, por uma questão até de lógica. pois sao coisas opostas.

    Muito boa a explicação do Irado