+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Script para usuários

    Bom tarde,

    Estava verificando a possibilidade de receber um email cada vez que um usuário efetuasse login no servidor, na verdade o ideal seria um histórico de que horas entrou, saiu e que arquivos entrou, listou etc... alguém já tem solução parecida ou conhece alguma forma de fazer ?

    A. Carlos Sender

  2. #2

    Padrão

    Da um pouco de trabalho mas acho q da para fazer. Para pegar o historico do que ele fez use o arquivo /home/USUARIO/.bash_history e para colocar o comando que envia o e-mail coloque em /home/USUARIO/.bash_logout

    Espero ter ajudado de alguma forma.


    MJ

  3. #3

    Padrão

    Pô, o /var/log/auth.log já armazena os logins que são feitos na máquina. Tu pode utilizar o próprio syslog pra te mandar e-mails, mas tem uma outra solução de uma aplicação que fica como daemon do sistema procurando em logs por uma determinada expressão regular e que executa uma tarefa pré-configurada quando é encontrada essa expressão. Agora me fugiu o nome, mas fazendo um pouco de pesquisa no próprio fórum tu encontra. Claro que se alguém estiver lendo isso aqui e souber, responda ao cara.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão

    Esse script nao faz tudo que vc quer, mas para mim quebra um baita galho...

    #------------------------------------------------------------
    # > Avisar qdo é efetuado login no Servidor
    #------------------------------------------------------------
    DATE=`/bin/date`
    echo "O usuário [ $USER ] efetuou login no servidor.
    Máquina Acessada: $HOSTNAME.
    Data do Acesso: $DATE.
    IP do Acesso: $SSH_CLIENT.
    TTY: $SSH_TTY" | mail -s "ATENÇÃO: Login no Servidor" [email protected]

    //--------------------------------------------------------------

    A partir deste singelo script vc já tem uma base para alterá-lo e acrescentar funcionalidades cfe sua ncessidade.


    Abraços !!!!

  5. #5

    Padrão

    Obrigado este script já é um bom começo sim, eu posso dar uma melhorada para ele enviar email quando usuário entrar e sair, mas a minha pergunta é em qual arquivo eu colocaria este script para que faça isso ?
    .bash_logout eu colocaria de usuário em usuário.

    bashrc ?
    bash_profile ?

    []´s
    Sender

  6. #6

    Padrão

    eu uso no /etc/profile, onde qquer user que logar no srv eu sou notificado, mas pode usar no .bash_profile sem problemas, este no /home de cada usuário
    .
    em caso de logout, use o .bash_logout .



    Abraços !!!!

  7. #7

    Padrão

    Bom no /etc/profile eu vou ter quando ele logar, mas no entanto não terei o historico dos comandos que ele fez neh isso ?, uma coisa que eu notei é que no fedora eu não consigo pegar as variaveis.
    $SSH_CLIENT
    $SSH_TTY

    Alguém tem ideia porque ? Procurei com o comando env |more
    e não achei estas variaveis. Tou usando o fedora 6

    []´s
    Sender