+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Suporte Mikrotik.

    Gostaria de migrar para mikrotik, mas tenho visto que exige muito conhecimento em linux, e que quem sabe, cobra pelos serviços e não dispõe de muito tempo para um atendimento satisfatório. Então pergunto:
    Quem compra a licença do MT tem algum suporte do fornecedor?
    É comun um servidor MT travar ou dar algum problema que impeça o funcionamento? Se sim, qual o tempo médio para a solução?
    Vale a pena (no meu caso) trocar do sistema de rádio para MT independente de homologação?

  2. #2

    Padrão

    cara...

    vamos por parte...

    para trabalhar com mikrotik não precisa entender de GNU/Linux, pq mikrotik é um firmware cujo núcleo (kernel) é Linux.

    Muitas pessoas dizem "meu servidor mikrotik" mas isso não existe..

    ele oferece muitas vantagens sobre os APs comuns, mas não chega a ser um servidor.

    mikrotik, como qualquer outra coisa exige um certo conhecimento que pode ser adquirido com estudos e experiência, se você tem interesse em usar mikrotik comece estudando sobre o assunto na internet.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Gostaria de migrar para mikrotik, mas tenho visto que exige muito conhecimento em linux, e que quem sabe, cobra pelos serviços e não dispõe de muito tempo para um atendimento satisfatório. Então pergunto:
    Quem compra a licença do MT tem algum suporte do fornecedor?
    É comun um servidor MT travar ou dar algum problema que impeça o funcionamento? Se sim, qual o tempo médio para a solução?
    Vale a pena (no meu caso) trocar do sistema de rádio para MT independente de homologação?
    Como o lucianogf falou, vc não precisa saber de linux pra usar o MK. Mas se for implementar regras de firewall, aí sim..

    Aqui eu uso ele somente como Bridge e alguns controlezinhos extras, tipo controle de banda, filtro de portas dos vírus conhecidos, etc..

    Os dois primeiros ap MK meus, paguei pro técnico vir aqui instalar e configurar, depois de 1 ano de uso e fucação neles, subtitui por outros 2, com mais cartões de rádio etc, e eu mesmo configurei eles e implementei alguns controles. Não dão dor de cabeça não, usando hardware BOM eles não irão travar quase nunca. Aqui acho que tive q reiniciar umas 2 ou 3 vezes durante esse 1 ano e 2 meses que uso.

  4. #4

    Padrão

    estou tendo um contato com MK agora, nunca tive tempo de usar ele, usei o star-os mais não tive sucesso por causa da alimentação dos cartões que todos sabem dos problemas, mais o Mk é bem mais facil que o Star-Os por causa da Winbox que ajuda demais e tem muito material, mais como foi falado em cima não chega a ser um servidor completo.

  5. #5

    Padrão

    Mas vocês usam MT o rádio pronto ou montado em um PC, qual o melhor? Se eu montar um pc, comprar a licença e instalar, como é o procedimento para cadastrar clientes, fazer controle de banda etc... Eu vou ter que saber esses comandos, e ai?

  6. #6

    Padrão

    Eu uso mk apenas como AP aqui, mas já montei mk funcionando como "servidor".
    o controle de banda faz em queues (cria uma queue para cada ip). O cadastro de clientes, vai depender se vc usa pppoe ou hotspot. Se não quiser utilizar autenticação, não precisa cadastrar os clientes. Pode amarrar mac x ip e liberar a naegação apenas para mac cadastrado. Ele se perde um pouco em softwares de p2p que usam criptografia, como o ares e outros mais recentes.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    vamos por parte...

    para trabalhar com mikrotik não precisa entender de GNU/Linux, pq mikrotik é um firmware cujo núcleo (kernel) é Linux.

    Muitas pessoas dizem "meu servidor mikrotik" mas isso não existe..

    ele oferece muitas vantagens sobre os APs comuns, mas não chega a ser um servidor.

    mikrotik, como qualquer outra coisa exige um certo conhecimento que pode ser adquirido com estudos e experiência, se você tem interesse em usar mikrotik comece estudando sobre o assunto na internet.
    Discordo do amigo quando afirma que Mikrotik nao pode ser chamado de servidor, minha rede toda e mikrotik, servidor, ap etc... como servidor ele tem otimas funcionalidades e faz praticamente tudo que preciso, nunca paguei por suporte, instalei sosinho e com a ajuda da galera forum e tiro praticamente 100% das potencialidades dele, meus conhecimentos em linux sao minimos aos queais me restringem ao desktop.

    Pra quem ainda nao conhece todos os features ai vai um link: MikroTik Routers and Wireless

  8. #8

    Padrão

    é como já disse, mikrotik é um firmware "avançado", bem avançado, mas não é possível mudar nada nele, em um servidor Linux você pode mudar o que quiser, quado digo: "o que quiser" pode-se levar ao pé da letra.
    Tanto que o MT tem limitação até de memória.
    Nele existem algumas opções de "servir serviços", mas dizer que com Mikrotik pode-se montar um "servidor" aí é de mais...

  9. #9

    Padrão

    Vou comprar uma licença pra experimentar, qual o hadware mínimo que me aconselham?

  10. #10

    Padrão

    hardware minimo? pentium 200...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Vou comprar uma licença pra experimentar, qual o hadware mínimo que me aconselham?
    Depende que serviços e quantos usuários você pretende colocar. Se não usar web-proxy, um pentium 200 vai muito longe com o mikrotik.

  12. #12
    fabiano2006
    Visitante

    Wink

    Concordo com nosso amigo , acima mikrotik nao pode ser chamado de servidor , ele é um otimo administrador de redes sem fio , melhores que radios , que vem com pouca memoria flash , onde vc faz controle de banda , tranquilo , expereimente , fazer isso em radinhos para ver o que acontece trava tudo , estou dizendo pq ja passei por isso , O mikrotik , ele tem muitos pacotes que foram pego do linux , como o squid , gerador de graficos do clientes e firewall , e mais algumas coisa .
    E tb nele vc nao consegue mexer no sistema , enxergar os script que ele gera , por exemplo , tenta achar o lugar onde fica o script daqueles graficos que ele gera do cliente .

    Enfim , acho o mikrotik a melhor ferramenta para trabalhar com rede wireless , graças a ele nunca mais tive problemas , em perca de sinal , travamentos , ele tem muita facilidade de configuração e backup , ja fiz varios backups trocando hds , que deu problema. trocando até de placa mãe . bem galera ai fica a opinião de cada um .....

  13. #13

    Padrão

    Qual a configuração de hadware que vc usa e como se pode fazer o bk-up? Poço fazer uma imagem ou cópia de HD e simplesmente trocá-lo, e as atualizações?